Projetos do Câmpus Urupema ganham destaque em eventos científicos

EVENTOS Data de Publicação: 30 dez 2021 19:05 Data de Atualização: 30 dez 2021 21:03

Dois projetos de pesquisa do Câmpus Urupema foram selecionados para eventos científicos neste mês de dezembro. Ambos contam com a participação de alunos e servidores. Os projetos são da área de fruticultura com duas espécies típicas da região serrana. Os projetos estudam as frutas gila (Cucurbita ficifolia) e araçá (Psidium cattleianum Sabine). Eles foram apresentados nos eventos Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (https://2021.slaca.com.br/), que ocorreu de 12 a 14 de dezembro, e o Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos: a diversidade da atuação profissional e pesquisa no Brasil (https://www.even3.com.br/isctabrasil/), que ocorreu de 6 a 10 do mesmo mês.

Ambos os projetos são de coordenação da professora Taiana Maria Deboni, docente da área de alimentos do Câmpus Urupema do IFSC. Os projetos receberam apoio de editais internos de fomento. Para o projeto de pesquisa Caracterização de polpa e suco de araçá (Psidium cattleianum Sabine) em diferentes etapas de processamento houve aprovação de dois trabalhos, um para cada evento:

1) Resumo expandido intitulado de CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ESTUDO DO EFEITO DE TRATAMENTO TÉRMICO EM POLPA DE ARAÇÁ (Psidium cattleianum Sabine). Autores: DEMOZZI, Cristiano; CANEPPELLE, Vinicius Daniel da Cruz; STEFANSKI, Luiz Alberto Silva; AQUINO, Ana Carolina Moura de Sena; DEBONI, Taiana Maria. Evento:   I Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos: a diversidade da atuação profissional e pesquisa no Brasil.

2) Resumo simples intitulado de CARACTERIZAÇÃO DE SUCO DE ARAÇÁ (Psidium cattleianum Sabine) EM DIFERENTES ETAPAS DE PROCESSAMENTO. Autores: DEMOZZI,C.; CANEPPELLE,V.D.C.; STEFANSKI,L.A.S; AQUINO,A.C.M.S.; DEBONI,T.M. Evento: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.

Para Cristiano Demozzi, aluno do curso superior de Tecnologia em Alimentos e um dos autores do trabalho, a importância do evento fez toda a diferença. "Eu já havia participado de outros eventos científicos durante a graduação, inclusive com premiação, mas em participar do SLACA pela primeira vez eu fiquei bem feliz, pois mostrou que nosso trabalho teve relevância no meio acadêmico. O evento de referência na área, então é uma honra ter trabalho aceito e divulgado e poder divulgá-lo neste evento", comenta.

Já o projeto de pesquisa Secagem e caracterização de polpa e semente de gila (Cucurbita ficifolia) também teve aprovação de dois trabalhos, um para cada evento:

1) Resumo expandido intitulado de CARACTERIZAÇÃO DE POLPA E SEMENTE DE GILA (Cucurbita ficifolia). Autores: LARA, Jana Indhá Fuerback; BENNERT, Gabriele; TEIXEIRA JUNIOR, Pedro Luiz; LOPES, Thiago Fagner Soares; CANEPPELLE, Vinicius Daniel da Cruz; STEFANSKI, Luiz Alberto Silva; DEBONI, Taiana Maria. Evento: I Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos: a diversidade da atuação profissional e pesquisa no Brasil.

2) Resumo simples intitulado de SECAGEM DE POLPA E SEMENTE DE GILA (Cucurbita ficifolia). Autores: TEIXEIRA JUNIOR,P.L.; BENNERT,G.; LARA,J.I.F.; LOPES,T.F.S.; CANEPPELLE,V.D.C.; FURINI,G.; DEBONI,T.M. Evento: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.

Participar desses eventos é fundamental para uma formação de qualidade, segundo Cristiano. Para ele, "essas iniciativas de participar de eventos científicos sempre têm resultados positivos, pois a troca de conhecimentos que é possível fazer com outros autores faz com que sempre busquemos cada vez realizarmos pesquisas na área e, consequentemente, publicar e participar de outros eventos. Sempre tive forte ligação com frutas, e fazer pesquisas científicas nessa área é um prazer enorme", afirma o aluno.

Ainda, Cristiano destaca o papel dessa iniciativa na sua carreira quando acabar o curso. "Ajudam e muito, pois atualmente trabalho em uma empresa que cuida de toda cadeia de produção e distribuição de frutas, verduras e legumes (FLV) de todo o Brasil. Futuramente eu pretendo fazer mestrado na área de ciência de alimentos, concentrado em frutas e hortaliças, mas atualmente meu foco é em cursos mais voltados ao aperfeiçoamento mais rápido, para poder aplicar no mercado de trabalho", finaliza.

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA PESQUISA NEWS