O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Visitas técnicas ajudam no aprendizado dos alunos

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 21 nov 2012 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:10

 

Para ajudar os estudantes a compreenderem o conteúdo dado em sala de aula, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove todo ano diversas visitas técnicas. Neste mês, alunos do Campus Chapecó tiveram a oportunidade de sair um pouco do Instituto e conhecer de perto o mercado de trabalho. Os estudantes visitaram a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó e o Centro de Distribuição da Celesc.

 

A professora Erica Mastella Benincá, uma das responsáveis pela visita à usina, explica que,  no processo ensino-aprendizagem, o recurso pedagógico “visita técnica” é uma ferramenta fundamental, pois possibilita a integração de conhecimentos teóricos e práticos. “Além disso, no momento da visitação, o discente pode contextualizar de forma efetiva o conteúdo abordado em classe com a realidade percebida. Dessa forma, a medida que novos cenários vão aparecendo, os questionamentos surgem espontaneamente assim como a apropriação do conhecimento”, destaca.

 

Os alunos aprovam essa prática. Diomar Bastos, de 28 anos, faz o curso de Engenharia de Controle e Automação no Campus Chapecó. Para ele, as visitas ajudam a fixar o conteúdo aprendido em sala de aula. “É interessante quando a visita tem relação com o conteúdo estudado”, diz após conhecer a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.

 

Para a aluna do curso técnico em Eletromecânica na modalidade Proeja, Gleicimar Nogueira, de 21 anos, as visitas são bem produtivas. “Acho muito bom essas visita técnicas, pois podemos aprimorar ainda mais o nosso conhecimento”, conta.

 

A jovem participou da sua primeira visita técnica neste mês e conheceu junto com sua turma o Centro de Distribuição da Celesc em Chapecó. “Conseguimos tirar a maioria das nossas dúvidas em relação à parte elétrica e também agregar novas informações que serão muito bem aproveitadas ao decorrer do curso” afirma. 

 

Gleicimar já espera ansiosa pelas próximas oportunidades de conhecer outras empresas. “Espero que, no decorrer do curso, tenham mais visitas. pois é muito bom estar em um outro ambiente, poder observar de perto como funciona a área de trabalho e poder tirar dúvidas com pessoas do ramo”, ressalta.

 
CÂMPUS CHAPECÓ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.