Alunas do Ensino Médio Técnico ganham medalha de prata em Olimpíada Nacional

ENSINO Data de Publicação: 05 abr 2024 13:15 Data de Atualização: 18 abr 2024 10:05

Quatro alunas do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Chapecó embarcaram na última semana para Brasília. Elas participam do Campus Party 2024, evento geek para debater sobre tecnologia, criatividade, inovação e educação. Além de apresentar um projeto de arduíno acessível, retornaram da capital brasileira com medalha de prata da Olimpíada Nacional de Ciências e Tecnologias Nucleares.

As estudantes do IFSC Milena Ghisleni Raimann (16 anos), Vitória Mucelini Wagner (17 anos), Eduarda Bueno Zonta (19 anos) e Karoline Paula Coletti Gomes (17 anos) conquistaram a medalha de prata em testes de conhecimento por meio da metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Considera-se que cada uma dessas disciplinas desempenha um papel crucial na compreensão do mundo e na resolução de problemas complexos.

"As atividades foram das 11h às 18h, foi uma maratona. Recebemos enquanto equipe palestras introdutórias sobre diversos assuntos, como astronomia, energia nuclear, astrobiologia e física. Além disso, participamos de práticas desafiadoras, que exigiam dos participantes a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a comunicação clara e eficaz de suas ideias", conta a aluna Vitória.

Ainda durante o evento, apresentaram o projeto “Visão Além dos Olhos: Acessibilidade e Inclusão com Arduino”, focado em educação inovadora e acessível. Elas explicam que o arduino - plataforma de código aberto para desenvolvimento de projetos eletrônicos - nunca foi pensado em ser um dispositivo de uso acessível para todos e sabendo a importância que ele tem no avanço da tecnologia, elas desenvolveram o Arduino Acessível. “São cápsulas com componentes, escritas em Braille e conectores de pressão que simplificam as conexões do Hardware Arduino UNO e tornam a montagem mais acessível e intuitiva”, afirmam.

Saiba mais

Em 2023, este projeto foi selecionado para participar do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). As estudantes do IFSC e o professor orientador Marcos Virgilio também receberam homenagem da Assembleia Legistavida de Santa Catarina (Alesc).

Lembre mais aqui.

 

ENSINO EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ