O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno de São José fica em 4º lugar no Festival Educação

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 13 nov 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:35

 

Gustavo Ribeiro Gonçalves, 17 anos, aluno do curso técnico integrado de Telecomunicações do Câmpus São José, foi premiado no último sábado no Festival Educação. Gustavo ficou em quarto lugar com projeto “Laboratório de ideias” e irá receber mentoria da Social Good Brasil para colocá-lo em prática. A cerimônia foi realizada no Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo.

 

A proposta do Festival Educação é dar voz aos estudantes de todo o país, mobilizando-os para os problemas e as possíveis soluções para questões que afetam a comunidade escolar. Ao todo, 150 jovens de escolas públicas, privadas e ONGs participaram de sessões semanais de cocriação para identificar aquilo de que gostam e o que poderia ser melhorado em sala de aula, mas só 23 ideias foram finalistas.

 

A ideia de Gustavo baseia-se em um espaço interdisciplinar onde, com agendamento, os estudantes e professores possam trocar ideias e experiências. A sala seria equipada com o mínimo de recursos possíveis, para que todos desenvolvam suas ideias e trabalhos acadêmicos.

 

De acordo com o estudante, o objetivo do Laboratório de Ideias é reunir todos para desenvolver e compartilhar um projeto. “A ideia do laboratório é promover a inclusão, aproximar os cursos de uma mesma instituição, podendo até trazer colaboradores de outras”, conta.

 

“Eu não imaginava que iria para a final, quanto mais ficar em 4º lugar. Tinham muitas ideias interessantes e criativas”, disse o aluno. A Social Good Brasil, empresa de tecnologias, irá monitorar Gustavo para implantar a ideia. Com o prêmio, os alunos do Câmpus São José ganharam uma visita técnica à empresa. 

 

Antes de começar a produzir a ideia, o estudante pretende elaborar uma enquete com o Grêmio Estudantil do câmpus para saber o que os servidores e alunos acham da proposta do “Laboratório de ideias”. Segundo ele, a monitoria será essencial para que ele e os outros participantes possam tirar a ideia do papel. “Vamos nos sentir motivados para continuar correndo atrás de nossos objetivos e acreditar em nós mesmos. Eu me fascino demais quando uma ideia ou um projeto dá certo, assim crio expectativas para a próxima ideia que nem tive ainda”, relata Gustavo.

 

CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.