Espaço Astronômico do Câmpus São José será inaugurado com observação de eclipse lunar

EVENTOS Data de Publicação: 19 mar 2024 15:09 Data de Atualização: 19 mar 2024 15:31

Será inaugurado na próxima segunda-feira, 25 de março, um espaço para observação astronômica dentro do Câmpus São José. A primeira atividade do “Espaço Astronômico” ocorre das 2h às 4h30 da manhã do dia 25 (na “madrugada de domingo para segunda”), quando será possível observar o eclipse lunar penumbral. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A demanda para a criação do espaço veio do projeto de extensão “Astro&Física”. Desde o início das suas atividades, em 2014, a equipe realiza eventos de observação astronômica abertos ao público. Porém, como não havia espaço adequado para isso no câmpus, todos eles eram realizados em ambiente externo.

“Mesmo que isso seja positivo, contribuindo para levar ciência para as pessoas em diferentes lugares, sempre se desejou criar um espaço interno para comportar o eventos, de modo que o público pudesse se beneficiar de uma dupla experiência: ao mesmo tempo em que aproveita o evento para aprender ciência e curiosidades astronômicas, também passa a conhecer o próprio Câmpus São José, suas instalações, os cursos oferecidos e as diferentes formas – por ensino, pesquisa e extensão – pelas quais o IFSC atua na sociedade”, explica o coordenador do projeto e professor de física do câmpus, Marcelo Girardi Schappo.

O espaço foi implantado a partir de adaptações em uma reforma do telhado do câmpus que já estava programada para ocorrer no ano de 2023. O Espaço Astronômico fica em cima do prédio do câmpus, permitindo melhores condições de observação dos astros. Ele é cercado com guarda-corpo, possui ponto de eletricidade para ligação de equipamentos e telescópios eletrônicos e também iluminação na rampa de acesso que pode ser desligada para favorecer o escurecimento do local.

Com a implantação do espaço, além da realização dos eventos de observação astronômica dos eventos de maior apelo social (como os eclipses solares, lunares e os trânsitos planetários) no próprio câmpus, o projeto Astro&Física poderá receber grupos externos interessados em participar de sessões de palestras sobre ciência e astronomia, seguidas de observação astronômica, quando a meteorologia permitir, e também oferecer cursos de operação de telescópios para a comunidade interna e externa.

“Tudo dentro do IFSC São José, fazendo com que ele prossiga no caminho de se consolidar como uma referência regional na divulgação científica em física e astronomia”, destaca Marcelo.


Eclipse lunar penumbral


Durante o eclipse, a Lua sofrerá um leve obscurecimento, que vai ocorrendo gradativamente e atingindo o ápice por volta de 4h15 da manhã. Isso pode ser visto a olho nu, de qualquer lugar de Santa Catarina. No entanto, com os telescópios, é possível observar detalhes da superfície lunar, como as inúmeras crateras. Além disso, durante a noite da observação, também será possível ver nebulosas, estrelas duplas e aglomerados de estrelas, se as condições meteorológicas estiverem favoráveis.


Para participar da observação, basta comparecer ao Câmpus São José no horário programado (a partir das 2h da manhã de segunda, 25) trazendo documento de identificação com foto. O câmpus fica na Rua José Lino Kretzer, 608, bairro Praia Comprida. Se chover, o evento será cancelado. Se o tempo estiver nublado, a equipe do Astro&Física estará no local para possíveis janelas de observação.

Para mais informações, entre em contato com o professor Marcelo Schappo pelo marcelo.schappo@ifsc.edu.br ou telefone (48) 3381-2871 (número do Laboratório de Física do câmpus).

EVENTOS CÂMPUS SÃO JOSÉ