O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC entrega certificados para 58 formandos na Penitenciária Sul

ENSINO Data de Publicação: 21 mar 2018 13:50 Data de Atualização: 21 mar 2018 14:12

Olhos cheios d'água e de esperança chamaram atenção na última fileira de formandos da Penitenciária Sul na tarde desta terça-feira (20). Emocionado, João* estava entre os 109 reeducandos que receberam certificados de cursos profissionalizantes ofertados na unidade prisional. Desses, 58 eram formandos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o Câmpus Criciúma do IFSC ofertou quatro cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC): Alimentador de Linha de Produção (nove formandos); Montador de Equipamentos Eletrônicos (19 formandos); Pedreiro de Alvenaria (cinco formandos); e Pintor de Obras Imobiliárias (cinco formandos). Além desses, houve a entrega de 12 certificados de conclusão do Pronatec (cursos de Almoxarife, Padeiro e Operador de Computador) e 18 certificados de formação profissional de Manipulação de Alimentos. Ainda na mesma cerimônia, 13 reeducandos receberam certificado de conclusão do Ensino Fundamental (Encceja) e oito foram certificados pelo Ensino Médio (Enem).

“A educação é capaz de transformar vidas. E a missão do IFSC é a da inclusão social por meio da educação. Portanto, nosso grande compromisso é com a sociedade. Ficamos orgulhosos de ver aqui a nossa missão de inclusão e de transformação social sendo colocada em prática. Que eles possam ir além porque acreditamos em um país livre de preconceito e queremos continuar fortalecendo essa parceria para realizar o sonho de mudar vidas”, afirmou a reitora do IFSC, professora Maria Clara Kaschny Schneider.

Durante a solenidade, foi solicitado ao IFSC a continuação da parceria, para que novos cursos sejam ofertados na Penitenciária Sul. “Agradecemos ao IFSC por acreditar no sistema prisional de Santa Catarina. Essa formação fez uma grande diferença no nosso setor de ensino. Agradeço também aos professores da instituição pelo empenho e disponibilidade de estar aqui junto aos reeducandos. Acreditamos, sim, que por meio da educação uma pessoa pode transformar a própria vida”, ressaltou a diretora da Penitenciária Sul, Maira de Aguiar Montegutti.

Orador da turma, o reeducando Carlos* destacou a realização pessoal em receber um certificado do IFSC, o que pode possibilitar novas oportunidades após cumprir a pena. “Agradeço a Deus e ao IFSC por essa chance. As aulas foram muito boas e os professores se dedicaram a nos ensinar”, disse.

O diretor do Câmpus Criciúma do IFSC, professor Lucas Dominguini, agradeceu o empenho dos servidores, em especial dos professores que ministraram as aulas na unidade prisional. “Se os professores não tivessem abraçado esse trabalho não teríamos condições de ofertar os cursos. Destaco a dedicação dos alunos no aproveitamento das aulas. Esses formandos também são nossos alunos e já fazem parte do IFSC”, afirmou.

Desde 2011, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania já formou 3,8 mil reeducandos em cursos profissionalizantes e 5,4 mil em educação formal (Ensino Fundamental e Médio). De acordo com o gerente de Trabalho e Educação da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, Fábio Ramos, é fundamental que os reeducandos saiam de cabeça erguida da Penitenciária Sul. “Nessa unidade prisional eles tem oportunidades de trabalho e de estudo. Esperamos que eles sejam a mudança após cruzarem os muros da Penitenciária, começando uma vida diferente lá fora”, declarou.

Membros do Ministério Público de Santa Catarina e da Pastoral Carcerária também participaram da cerimônia de formatura.

*Nomes fictícios para preservar a identidade do reeducando

 

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.