Design de Produto

O tecnólogo em Design de Produto é responsável por elaborar e gerenciar projetos de produtos variados. Conceitua seu projeto a partir da escolha dos materiais, processos de fabricação e aspectos econômicos e comunicativos do produto, equacionando fatores estéticos, ergonômicos, técnicos e ambientais. A constante pesquisa, a utilização de novas tecnologias e novos materiais, o aprimoramento do produto e o acompanhamento de tendências são essenciais. Durante o curso, os futuros profissionais adquirem competências complementares, como a apresentação eficiente de propostas, o gerenciamento de projetos e o empreendedorismo.

Veja mais um vídeo sobre projeto do curso.

Mercado de trabalho

  • Indústrias dos mais diversos segmentos, como utilidades, móveis, embalagens, metal mecânica e eletroeletrônicos
  • Empresas públicas e privadas
  • Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento
  • Escritórios de projetos
  • Autônomo

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.

Como entrar nesse curso?

Câmpus Florianópolis

Informações

  • Número de Vagas

    30

  • Carga Horária

    3200 horas/aula

  • Turno

    Integral *

  • Duração

    8 semestres

(*) A maioria das aulas acontece no período Matutino

Infraestrutura

O Curso Superior de Tecnologia em Design do Instituto Federal de Santa Catarina do IFSC tem à sua disposição, no Departamento de Metal Mecânica (DAMM),  11 (onze) salas de aula. Além disso, sua infraestrutura é composta de quatro laboratórios específicos e de uso exclusivo do curso:

 

Laboratório de Modelagem - equipamentos para o trabalho em madeira (marcenaria), papel, plástico e outras formas de modelamento físico, modelagem manual, construção de moldes e maquetes e dá suporte aos conteúdos de prática projetual.

 

Laboratório de Cerâmica – utilização em práticas com cerâmica e esmaltação. Dispõe de materiais diversos e de tornos para a moldagem cerâmica, fornos industriais (de mufla para queima cerâmica), mesas de trabalho e ferramentas manuais para modelagem.

 

Laboratório de Desenvolvimento de Produtos - é equipado computadores e programas de modelagem 3D e editoração gráfica, mesa de luz para auxiliar no desenvolvimento de ilustrações manuais e mesas digitalizadoras que dão suporte a ilustrações digitais.  É um espaço que viabiliza o trabalho em grupo, em reuniões de projeto

 

Laboratório de Fotografia - possui equipamentos e materiais para prática de fotografiae conta com uma infraestrutura que dá subsídio ao ensino tanto da fotografia digital quanto da analógica.

 

O Departamento Acadêmico conta ainda com os laboratórios compartilhados entre os cursos, que auxiliam os docentes em demonstrações práticas de suas atividades letivas, primando pela aprendizagem significativa:

 

Laboratório de Máquinas Operatrizes - tornos mecânicos, fresadoras, retificadoras, serra mecânica alternativa e do tipo fita, prensa hidráulica, máquina de usinagem por eletroerosão por penetração, dobradora de chapas metálicas, máquina injetora de polímeros, entre outros.

 

Laboratório de Materiais - máquinas de ensaios mecânicos, de impacto, durômetros, microscópio óptico e estereoscopia e equipamento para preparação de amostras metálicas, forno de mufla para tratamento térmico, forno industrial de revenimento, entre outros.

 

Laboratório de Metrologia - possui equipamentos como uma máquina de medição por coordenadas por contato e outra a laser, paquímetros, micrômetros, rugosímetros, entre outros equipamentos correlatos.

 

Laboratório de Soldagem - conta com equipamentos para soldagem MIG/MAG e TIG, para soldagem com eletrodo, estações de solda oxi-acetilênica, maçarico para corte oxi-acetilênico, equipamento para corte a plasma e mesa CNC de oxi-corte.

 

Sala de Projeto e Sala de Computação Gráfica – equipados com computadores. Possui um espqço que viabiliza o trabalho em grupo, em reuniões de projeto.

 

Todos os laboratórios e salas (com exceção do Laboratório de Modelagem)  dispõem de recursos audiovisuais, composto de computador e projetor multimídia, além de ar condicionado acesso à internet sem fio.

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

A Pesquisa e a Extensão ocorrem de diversas formas no curso:

 

Empresa Júnior do Design, a A3 Design Jr - atuação em projetos e consultoria em projetos gráficos e produtos de mobiliário, utilidades, embalagem, metalomecânicos e eletroeletrônicos e possibilita o desenvolvimento empreendedor do discente. Os professores do curso por sua vez atuam como tutores dos projetos desenvolvidos, sem minimizar a autonomia dos discentes no processo.

 

Programa de Educação Tutorial - PET Design - programa acadêmico coordenado pela Secretaria de Educação Superior - SESu/MEC, que contempla 12 (doze) bolsistas durante dois anos sob tutoria. Tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos o pensamento crítico, pesquisas e trabalhos em grupo.

 

Grupo de Pesquisa Design e suas Interfaces - constituído junto ao CNPq e certificado pela instituição, atua nas Linhas: Design e expressão, Design e sociedade, Design e educação e Design, Tecnologia e Processos.

 

Grupo de Pesquisa em Processos de Fabricação e Tecnologia dos Materiais (PFBMAT) - constituído junto ao CNPq e certificado pela instituição, atua com pesquisa em temas relacionados a materiais e processos de fabricação, com ênfase ao processamento de materiais poliméricos e processos de Manufatura Aditiva e Injeção de Polímeros, ampliando oportunidades de bolsas de iniciação científica nestas áreas.

 

Design Possível - Santa Catarina (DP-SC) - criado no final do ano de 2009 desenvolve ações sociais específicas e de duração limitada, que se adaptam às necessidades locais, utilizando o design como ferramenta para a sustentabilidade das comunidades integrantes, a partir da formação, capacitação técnica e qualificação em atividades para a geração de renda.

 

Em todos os anos, as ações desenvolvidas por discentes e docentes são compartilhadas à comunidade acadêmica e à comunidade externa por meio de eventos realizados nas dependências do IFSC, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI).

 

Maiores informações sobre as pesquisas em desenvolvimento podem ser encontradas nos currículos dos professores, no item "Corpo Docente", clicando no nome do docente.

Certificação

Diploma de Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto (Tecnólogo em Design de Produto).

Contato

 

Coordenador: Roberto Angelo Pistorello

E-mail: designdeproduto.cst.fln@ifsc.edu.br

Telefone: 48 32116074/6075

 

Endereço:

IFSC Câmpus Florianópolis

Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88020-300

 

https://www.facebook.com/designifsc

www.florianopolis.ifsc.edu.br

Inforações adicionais sobre o curso - https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=2399376

 

Corpo Docente

Profa. Dra. Isabela Mendes Sielski - Doutora - Dedicação Exclusiva

Profa. Dra. Deise Albertazzi Gonçalves Tomelin - Doutora - Dedicação Exclusiva

Prof. Roberto Angelo Pistorello - Mestre - Dedicação Exclusiva

Prof. Carlos Eduardo Senna - Mestre - Dedicação Exclusiva

Prof. Dr. Diovani Castoldi Lencina - Doutor - Dedicação Exclusiva

Prof. Sérgio Henrique Prado Scolari - Mestre - Dedicação Exclusiva

Profa. Raquel de Oliveira Bugliani - Mestre - Dedicação Exclusiva

Prof. Aldrwin Farias Hamad - Mestre - Dedicação Exclusiva

Profa. Dra. Jucélia Salete Giacomini da Silva - Doutora - Dedicação Exclusiva

Profa. Dra. Carla Arcoverde de Aguiar Neves - Doutora - Dedicação Exclusiva

Profa. Priscila Moura Ortiga - Especialista - Dedicação Exclusiva

Profa. Dra. Pâmela Teixeira Fernandes - Doutora - Dedicação Exclusiva

Profa. Dra. Mayara Ramos - Doutora - 40h

Página atualizada em: 21/01/2020

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo