Agronomia

O curso prepara o profissional para atuar em diversos segmentos do setor agropecuário, com conhecimento em sistemas de produção vegetal e animal e em preservação ambiental. O Engenheiro Agrônomo está habilitado para produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e demais produtos agropecuários, além de projetar, coordenar, fiscalizar e assessorar projetos agropecuários, aplicando padrões e medidas de padronização e qualidade estabelecidas pela legislação. Além disso, também poderá realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, sempre visando promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário com a utilização de estratégias de gestão e tecnologias adequadas para o empreendimento rural, considerando a realidade social de onde serão aplicadas.

Mercado de trabalho

  • Propriedades agrícolas e empresas rurais;
  • Indústrias de insumos;
  • Revendas de produtos agropecuários;
  • Instituições financeiras, trabalhando como crédito agrícola;
  • Instituições públicas, na implantação de políticas públicas voltadas ao agricultor
  • Assistência técnica para a produção leiteira, produção de grãos e forragem.

 

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso de Bacharelado em Agronomia, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Canoinhas

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    4120 horas/aula

  • Turno

    Integral *

  • Duração

    10 semestres

(*) A maioria das aulas acontece no período Vespertino

Infraestrutura

- Laboratório de Físico-Química

- Laboratório de Ciências da Natureza

- Laboratório de Produção Vegetal e Solos

- Laboratório de Microbiologia

- Laboratório de Fitossanidade

- Laboratório de Análise de Alimentos

- Laboratório de Processamento de carnes e vegetais

- Laboratório de Processamento de Produtos Lácteos e Panificação

- Laboratório de Mecanização Agrícola

- Laboratório de Topografia

- Laboratório de Mecânica dos Solos

- Laboratórios de Informática

 

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

Caracterização físico-química e análise de compostos fitoquímicos de frutos de cultivares e genótipos selecionados de araçazeiro (Psidium cattleianum Sabine) e pitangueira (Eugenia uniflora L.) cultivados no Planalto Norte Catarinense.


A pesquisa visa caracterizar a qualidade físico-química, bem como a composição de compostos bioativos, de pitangas e araçás com potencial de cultivo na região do Planalto Norte catarinense. Atrelado a este objetivo principal, o projeto visa promover o cultivo e a utilização de recursos genéticos vegetais brasileiros e a geração e disseminação de informações acerca destes recursos.


IDENTIFICAÇÃO DE EPÍFITOS DA FLORESTA OMBROFILA MISTA: educação, manejo e conservação sustentável de recursos naturais (Edital: Nº23/PROPPI/DAE 2018)

O projeto visa a valorização das paisagens florestais por meio da promoção da educação ambiental através do manejo florestal e dos atributos que a floresta oferece, neste caso as plantas epífitas. Promover também a educação ambiental, estudos botânicos, promoção do uso das espécies e disseminação de informações sobre os recursos florestais da região para a sociedade.

 

Avaliação produtiva e qualitativa de novas cultivares de morango com potencial de cultivo no Planalto Norte Catarinense 

O presente projeto tem como objetivos realizar a avaliação agronômica de novas cultivares de morango, analisando sua adaptação à região, bem como a qualidade físico-química dos frutos produzidos.


Aplicação foliar de silício como estratégia de controle de doenças fúngicas na cultura da videira no Planalto Norte Catarinense

O projeto visa buscar alternativas viáveis e sustentáveis no manejo integrado de doenças fúngicas na cultura da videira, reduzindo o impacto causado pelo uso inadequado de agrotóxicos.


Desempenho agronômico de novas cultivares de morango com potencial de cultivo no Planalto Norte Catarinense

O projeto tem como objetivos realizar a avaliação agronômica de novas cultivares e genótipos avançados de morango, analisando sua adaptação à região, bem como a qualidade físico-química dos frutos produzidos e a resistência a doenças fúngicas.


Aplicação foliar de silício e seu efeito no controle de doenças fúngicas do morangueiro no Planalto Norte Catarinense 

O projeto visa buscar alternativas viáveis e sustentáveis no manejo integrado de doenças fúngicas na cultura do morango, reduzindo o impacto causado pelo uso inadequado de agrotóxicos, além de avaliar o efeito da aplicação de silício no crescimento vegetativo e qualidade de fruto.

 

Avaliação do potencial de enraizamento de estacas lenhosas de porta-enxertos de videira e efeito de diferentes doses de ácido indol butírico (AIB) para enraizamento

O projeto tem como objetivo avaliar o potencial de enraizamento e formação de mudas de videira de dezessete porta-enxertos e avaliar o efeito de concentrações de AIB no enraizamento e na propagação de estacas lenhosas e de porta-enxertos de videira.

 

Aspetos de Criação de Bovinos Leiteiros do Planalto Norte Catarinense Sobre o Teor de Gordura do Leite (Projeto Edital Universal 02/2018/PROPPI)

O projeto visa avaliar a chance de vacas leiteiras criadas no Planalto Norte Catarinense produzirem leite com teores de gordura e proteína acima dos percentuais desejados pela indústria, bem como os principais fatores que os influenciam.

 

NUTRIÇÃO E CLONE NO CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO MINERAL, METAIS PESADOS E COMPOSTOS BIOATIVOS NA CULTURA DA ERVA-MATE. Projeto aprovado pela Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016.

Visa gerar uma base de dados a fim de melhorar a recomendação de adubação existente para erva-mate, levando em consideração a qualidade do produto e a segurança alimentar. Avaliar a viabilidade de plantio de erva-mate a partir de mudas clonais, em relação a produtividade e aspectos relacionados à qualidade do produto.

 

CONSÓRCIO DE ERVA-MATE E ARAUCÁRIA A CAMPO: ASPECTOS DE CRESCIMENTO E NUTRICIONAIS. Projeto aprovado pelo Edital nº 02/2016/PROPPI

Esse estudo tem como principal objetivo avaliar a influência da adubação orgânica no crescimento, fertilidade do solo e status nutricional de consórcio de araucária e erva-mate em plantio a campo.

 

ARAUCÁRIA: DA SEMENTE À MUDA - TEMPO E CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO DA SEMENTE E ASPECTOS NUTRICIONAIS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS. Projeto aprovado pelo Edital nº 02/2018/PROPPI

A principal contribuição desse estudo é avaliar o crescimento inicial e necessidade nutricional de variedades de araucária adubadas organicamente na fase de muda.

 

Produtividade, fertilidade do solo e status nutricional de ervais nativos da região do Planalto Norte Catarinense influenciados pela adubação orgânica.

Como a maioria da erva-mate produzida na região do Planalto Norte Catarinense é proveniente de ervais nativos, estudos nesse ambiente são fundamentais para melhoria da produtividade e do manejo. Desta forma, a avaliação da influência da adubação orgânica na fertilidade do solo e na produtividade de ervais nativos com diferentes níveis de sombreamento, são fundamentais para a região.

 

Técnicas de propagação de mudas e fontes de nitrogênio no cultivo da erva-mate.

O estudo tem como objetivo avaliar a produtividade em plantios de erva-mate estabelecidos com mudas propagadas por miniestaquia e por semente e adubados com diferentes fontes de nitrogênio.

 

Correção da fertilidade do solo para a implantação de forrageira perene a ser utilizada na bovinocultura de leite, região do Planalto Norte Catarinense." (Fluxo contínuo)

Consiste em testar diferentes fontes de adubos orgânicos para a correção da fertilidade na implantação da forrageira Tifton 85 sobressemeada com as espécies hibernais, aveia e azevém. O experimento é conduzido junto a família de agricultores assentados pelo programa de reforma agrária no município de Irineópolis.

 

Difusão de tecnologias para produtores da bovinocultura leiteira do Planalto Norte Catarinense através do manejo do Capim Kurumi com adubação orgânica. Projeto concluído (PROEX 026/2018).

Foram testadas no capim Kurumi diferentes doses de Nitrogênio via cama de peru, e capacitados produtores familiares que trabalham com a Bovinocultura Leiteira do Planalto Norte Catarinense.


Correção da fertilidade do solo para a implantação de forrageira perene a ser utilizada na bovinocultura de leite, região do Planalto Norte Catarinense.  Projeto concluído (PROEX 018/2018).

Foram testados diferentes fontes de adubação orgânica, em seguimento do projeto de pesquisa registrado em fluxo contínuo, servindo para extensão a partir do treinamento para o manejo do pasto pelas famílias produtoras.


Capacitação de produtores familiares para manejar sistemas pastoris aplicados na bovinocultura de leite, região do Planalto Norte Catarinense. Projeto aprovado (PROEX 01/2019)

Serão desenvolvidas ações de extensão para produtores rurais familiares do Planalto Norte Catarinense que estejam ligados a atividade leiteira baseada à pasto, sob Tifton 85 e capim Kurumi sobressemeados com aveia e azevém.

Certificação

Diploma de Engenheiro(a) Agrônomo(a).

Contato

Coordenador: Jefferson Schick

E-mail: jefferson.schick@ifsc.edu.br

Telefone: (47) 3627-4543

Endereço: Avenida Expedicionários, 2150, Campo da Água Verde, Canoinhas - SC, CEP 89466-312

Fone: (47) 3627-4500

https://canoinhas.ifsc.edu.br/

Corpo Docente

Profa. Cláudia Kuns Tomaselli – Doutoranda – Dedicação exclusiva.

Profa. Crizane Hackbarth – Doutorado – Dedicação exclusiva.                                                                  

Prof. Douglas André Würz – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Profa. Eliane Cavalheiro – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Profa. Eliziane Luiza Benedetti – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Prof. Geraldo José Rodrigues – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Profa. Jaqueline da S. C. Moreira – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Prof. Jefferson Schick – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Prof. Jefferson Treml – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Prof. João Paulo Pereira Paes – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Prof. Joel José de Souza – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Prof. Jorge Armindo Sell – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Profa. Juliana Aparecida da Silva – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Prof. Luís Carlos Vieira – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Profa. Magali Regina – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Profa. Maria Bertília Oss Giacomelli – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Prof. Mário Camargo – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Profa. Maristela Milanski – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Profa. Marli da Silva Santos – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Prof. Marlon Mulhbauer – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Prof. Lauro William Petrentchuk – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Prof. Rangel Fernandes Pacheco – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Profa. Roberta Costa Ribeiro da Silva – Mestrado – Dedicação exclusiva.

Profa. Rosângela Basso Tokarski – Doutoranda – Dedicação exclusiva.

Prof. Vilson Schenato – Doutorado – Dedicação exclusiva.

Página atualizada em: 27/02/2019

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo