Cursos
Engenharia de Alimentos

O curso de graduação em Engenharia de Alimentos capacita profissionais com conhecimentos científicos e tecnológicos para atuarem no desenvolvimento industrial do setor alimentício, visando o controle, a otimização e a inovação de processos, equipamentos, insumos e recursos envolvidos na produção de alimentos. O engenheiro de alimentos atua no desenvolvimento de produtos e processos da indústria de alimentos e bebidas, em escala industrial, desde a seleção da matéria-prima, de insumos e de embalagens até a distribuição e o armazenamento. Atua em processos de supervisão, manutenção, controle de qualidade, planejamento, entre outras funções relativas à indústria de alimentos.
Mercado de trabalho
- Indústria de alimentos e bebidas
- Segmento de fast-food e restaurantes industriais
- Venda técnica de equipamentos, de aditivos e de coadjuvantes de tecnologia para a indústria alimentícia
- Instituições de pesquisa
- Consultoria
- Ensino superior
Pré-Requisitos
Ensino Médio completo.
Como entrar nesse curso?
Câmpus Urupema
Informações
-
Número de Vagas
20
-
Carga Horária
0 horas/aula
-
Turno
Matutino
-
Duração
10 semestres
Infraestrutura
O curso de Engenharia de Alimentos é uma parceria entre os Campus Lages e Campus Urupema, onde as aulas teóricas serão ministradas no Campus Lages e as aulas práticas específicas serão ministradas no Campus Urupema.
O translado entre Lages e Urupema será realizado com veículo do Campus Urupema.
O Câmpus Urupema possui adequada infraestrutura para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo dois prédios divididos em cinco salas de aula e diversos laboratórios, uma biblioteca, área de integração e setores administrativos.
Os laboratórios do Câmpus Urupema possuem equipamentos e materiais necessários para a realização de aulas práticas, com destaque para os laboratórios de:
- Análise de Alimentos
- Análise Sensorial
- Processamento de Frutas e Hortaliças
- Processamento de Carnes e Derivados
- Processamento de Leites e Derivados
- Gastronomia e Panificação
- Informática
- Microbiologia
- Microvinificação
O câmpus dispõe ainda de uma sala de reagentes para estoque de reagentes e materiais que abastecem os laboratórios e duas câmaras frias, onde são armazenadas as matérias-primas perecíveis. Todos os laboratórios são espaços sinalizados, arejados e iluminados e com toda a infraestrutura de segurança física, como câmaras de exaustão para gases e kits de primeiros socorros, além de chuveiro de emergência, lava olhos e extintores de incêndio nos corredores. Além dos laboratórios o câmpus ainda conta com uma Casa de Vegetação e um Pomar Experimental.
Biblioteca
A biblioteca do câmpus oferece obras de consulta local e empréstimo aos discentes, além de um espaço com computadores para uso em pesquisa e acesso ao acervo virtual. O IFSC conta com um acervo virtual que possui centenas de milhares de títulos de e-books das mais variadas áreas do conhecimento e em diversos idiomas, entre eles, português, inglês e espanhol. Todo aluno do IFSC têm acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais milhares títulos com texto completo, centenas de bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.Você consegue acessar o Portal dentro do câmpus ou remotamente por meio do seu cadastro na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
Matriz Curricular
Consulte as disciplinas do cursoProjeto pedagógico do curso
Consulte o projeto pedagógico do cursoProjetos de Pesquisa e Extensão
O Câmpus Urupema realiza diversos projetos de pesquisa científica e tecnológica, bem como atividades de extensão, buscando o desenvolvimento e a difusão de soluções inovadoras que atendam as demandas da região da Serra Catarinense. Os estudantes poderão participar de projetos de pesquisa e extensão voltados para diversas áreas.
Quanto aos projetos de pesquisa científica e tecnológica o IFSC Câmpus Urupema atua principalmente nos eixos de Recursos Naturais e Tecnologia de Alimentos e suas pesquisas estão relacionadas às áreas de Ciências Agrárias, Agronomia, Ciências Exatas e da Terra, Ciência de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Bebidas, Ciências Biológicas e Microbiologia, Viticultura e Enologia. Destaca-se a participação dos docentes do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos nos seguintes grupos de pesquisa:
1) Inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas na região serrana de SC
Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016 e atua, desde então, nas linhas de pesquisa: Análise e desenvolvimento de novos produtos; análise, proveitamento e tratamento de resíduos e subprodutos industriais; caracterização e processamento de alimentos; fenômenos de transporte e operações unitárias no processamento e armazenamento de alimentos; e, tecnologia de bebidas.
2) Microbiologia aplicada no desenvolvimento de sistemas e processos biotecnológicos
Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016, o grupo tem por objetivo desenvolver tecnologias, produtos e/ou processos, de base microbiológica, que venham a contribuir com o aumento da produtividade e renda no setor rural e industrial da região serrana de Santa Catarina.
Dentre as atividades de extensão o Câmpus Urupema repassa práticas de pesquisa em alimentos para a comunidade da Serra Catarinense. Há um notável desenvolvimento regional quanto às atividades de produção de alimentos, que se apresentam como uma alternativa à mera comercialização de commodities agrícolas. Dentre as atividades de extensão podemos destacar a realização de projetos e cursos de curta duração para produtores e ainda a realização de eventos.
O IFSC ainda incentiva a participação em eventos científicos no País e no exterior, possibilitando assim, a difusão dos conhecimentos gerados em projetos no decorrer do curso. Anualmente, o câmpus participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) e do Seminário de Ensino, Pesquisa Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI). Eventos que possibilitam aos discentes, aos docentes e aos pesquisadores espaços adequados para apresentação dos trabalhos desenvolvidos, o diálogo intercâmpus e a interação no ecossistema de pesquisa científica do instituto.
Certificação
Ao final do curso, o aluno receberá um Diploma de Bacharel em Engenharia de Alimentos.Contato
Coordenadora: Leilane Costa de Conto
Fone: (49) 3236-3117
E-mail: eng.alimentos.urp@ifsc.edu.br
Corpo Docente
Prof. Ailton Durigon - Licenciado em Matemática - Doutor - Dedicação exclusiva
Profa. Ana Carolina Moura de Sena Aquino - Eng. de Alimentos - Doutora - Dedicação exclusiva
Profa. Ana Paula de Lima Veeck - Farmacêutica - Doutora - Dedicação exclusiva
Prof. Anderson Luis Garcia Correia - Eng. Mecânico - Mestre - Dedicação exclusiva
Prof. Diego Bittencourt Machado - Eng. Químico - Mestre - Dedicação exclusiva
Prof. Eder Daniel Corvalão - Administração de Empresas - Doutor - Dedicação exclusiva
Profa. Eliana Fernandes Borragini - Licenciada em Física - Doutora - Dedicação exclusiva
Prof. Geovani Raulino - Licenciado em Matemática - Mestre - Dedicação exclusiva
Profa. Giliani Veloso Sartori - Farmacêutica - Doutora - Dedicação exclusiva
Prof. Gustavo Henrique Santos Flores Ponce - Eng. Químico - Doutor - Dedicação exclusiva
Profa. Jaqueline Suave - Graduada em Química Industrial - Doutora - Dedicação exclusiva
Profa. Larice Steffen Peters - Graduada em Administração Pública - Mestre - Dedicação exclusiva
Profa. Leilane Costa de Conto - Eng. Agrônoma - Doutora - Dedicação exclusiva
Prof. Marcos Roberto Dobler Stroschein - Eng. Agrônomo - Doutor - Dedicação exclusiva
Prof. Marco Aurélio Woelh - Eng. Químico - Doutor - Dedicação exclusiva
Profa. Mariana Ferreira Sanches - Licenciada e Bacharel em Química - Doutora - Dedicação exclusiva
Prof. Pedro Rates Vieira - Biólogo - Mestre - Dedicação exclusiva
Profa. Taiana Maria Deboni - Eng. de Alimentos - Doutora - Dedicação exclusiva
Profa. Tamara Melo de Oliveira - Licenciada em Português e Literaturas de Língua Portuguesa - Doutora - Dedicação Exclusiva
Prof. Thiago Henrique Mombach - Eng. Elétrico - Especialista - Dedicação exclusiva