Cursos
Clima e ambiente

O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para compreender os processos climáticos e interpretar as múltiplas relações entre o clima, os ecossistemas costeiros e seus recursos naturais - sejam bióticos ou abióticos. Ao concluir o curso, o profissional estará apto a abordar os recursos naturais costeiros de forma a contribuir para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos causados por alterações ambientais e variações climáticas de curto, médio e longo prazo.
Mercado de trabalho
- Empresas públicas ou privadas
- ONGs
- Docência
- Pesquisa
Pré-Requisitos
Ser graduado em cursos de nível superior com carga horária mínima de 2400 horas, preferencialmente nas áreas relacionadas às geociências e ciências ambientais.
Como entrar nesse curso?
Câmpus Itajaí
Informações
-
Número de Vagas
15
-
Carga Horária
450 horas/aula
-
Turno
-
Duração
4 semestres
Infraestrutura
Uma característica do Mestrado em Clima e Ambiente está na organização multicampus, com docentes e atividades acadêmicas sendo compartilhadas e desenvolvidas nos Campus Florianópolis, Itajaí e Garopaba. As aulas teóricas e atividades práticas em laboratório ocorrem todas as quintas e sextas-feira em turno integral.
A infraestrutura educacional é composta por salas de aula modernas, laboratórios de pesquisa e um Barco-Escola:
- INSTRUMENTAÇÃO METEOROLÓGICA: para atividades de construção, calibração, ajuste e verificação de instrumentos hidro-meteorológicos, agroecológicos e ambientais, tanto convencionais como automáticos.
- APLICATIVOS METEOROLÓGICOS: para pesquisa e desenvolvimento de aplicativos computacionais para pesquisa aplicada à ciências ambientais, físicas e da terra, gerando inovadores produtos tecnológicos e processos de melhoria da pesquisa e previsão de tempo e clima.
- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂMICA E ENSAOIS MECÂMICOS: Ambiente da área de mecânica onde são desenvolvidas atividades de análises de materiais, metalografia e ensaios destrutivos e não destrutivos. A infra-estrutura deste laboratório conta com diversos equipamentos de preparação e análise de amostras e equipamentos de ensaios mecânicos.
- ALGAS NOCIVAS E FICOTOXINAS: Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a Pesca, Aquicultura, e capacitação relacionados com monitoramento ambiental e saúde pública.
- MARCADORES HISTOLÓGICOS: Desenvolve pesquisas na área de marcadores e histologia.
- PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS: Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao estudo e produção de biopolímeros, biocombustíveis, biocorantes, biotransformação de efluentes e enzimas aplicadas à biotecnologia.
- ECOTOXICOLOGIA: Situado no Departamento Acadêmico da Construção Civil (DACC) é especializado no emprego de análises ecotoxicológicas de água superficial e subterrânea, efluente diversos e esgoto com a utilização de organismos-teste.
- ESTUDOS AMBIENTAIS: Constitui um ambiente vinculado ao Curso Técnico de Meio Ambiente (DACC - IFSC), nesse laboratório, são desenvolvidas atividades de educação ambiental e de estudos relacionados à poluição marinha por resíduos sólidos (lixo marinho).
- BARCO ESCOLA APRENDENDO COM O MAR: Com capacidade para até 20 tripulantes e com autonomia de alguns dias de mar, O Barco-Escola do IFSC é uma embarcação projetada para ser uma sala de aula flutuante, utilizada para o ensino de ciências marinhas, náutica, navegação, oceanografia e que representa uma importante plataforma para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica.
Para mais informações acesse a página do Mestrado em Clima e Ambiente:
Matriz Curricular
Consulte as disciplinas do cursoProjeto pedagógico do curso
Consulte o projeto pedagógico do cursoProjetos de Pesquisa e Extensão
O desenvolvimento de um projeto de dissertação (pesquisa, extensão ou desenvolvimento tecnológico) representa uma premissa estruturante do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente. Além da contribuição científica e acadêmica, os projetos devem buscar atender demandas ou propor soluções para o setor produtivo e para a sociedade.
Para mais informações acesse a página do Mestrado em Clima e Ambiente:
Certificação
Diploma Mestre em Clima e Ambiente - Reconhecido pela CAPES / Geociências.
Linhas de pesquisa
O Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente está estruturado em três linhas de pesquisas. A apresentação de uma proposta de projeto de pesquisa, inserido em uma das linhas do mestrado, é requisito obrigatório para a inscrição no programa.
- Linha 1 - Variabilidade climática e impactos ambientais: é orientada para a compreensão dos processos responsáveis pela variabilidade do clima e molda as estratégias aplicadas ao ambiente. Estas estratégias têm foco no papel das inter relações do clima e ambiente, monitoramento e desenvolvimento de dados observacionais, simulações do sistema climático, bem como a investigação na resposta do ambiente em relação a ciclos sazonais e interanuais do clima.
- Linha 2 - Recursos Naturais, Gestão e Análises: A temática desta linha envolve desde diagnósticos, como estudos laboratoriais com análises físico-químicas e biológicas, ecotoxicológicas, até abordagens mais conceituais e qualitativas, como estudos de caso e análises críticas de problemas ambientais, lidando com a percepção e o comportamento humano relacionando os aspectos sinérgicos entre o clima e o ambiente. Avaliação de emissões atmosféricas, compreensão dos múltiplos aspectos das bacias hidrográficas, investigação sobre sistemas estuarinos e marinhos, produção pescados, estudos de balneabilidade, destinação de resíduos sólidos e a exploração de recursos naturais aquáticos são exemplos de temas de estudo. É uma área que também tem estreita relação com o conjunto complexo de normas jurídicas da área ambiental, e contempla também os esforços dos setores produtivos em adequar os processos às técnicas menos impactantes aos recursos naturais.
- Linha 3 - Desenvolvimento tecnológico e instrumentação: A área de Clima e Ambiente está intimamente ligada à evolução do desenvolvimento tecnológico. Para realização do monitoramento e previsão climática, são necessários equipamentos robustos para medição das variáveis ambientais, com tecnologia específica para armazenamento e transmissão de dados, assim como supercomputadores avançados e modelos numéricos capazes de representar os processos atmosféricos, oceânicos e de superfície (terra/mar). Além disso, para o tratamento dos dados coletados e simulados, são necessárias ferramentas estatísticas para auxiliar na compreensão dos processos físico-químicos que ocorrem na natureza.
Para mais informações acesse a página do Mestrado em Clima e Ambiente:
Bibliografia Recomendada
Defesas
As dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente estão disponíveis no repositório institucional.
Contato
E-mail: mestrado.climaeambiente.fln@ifsc.edu.br
Telefone: 48 32116022
Endereços:
Campus Florianópolis: Av. Mauro Ramos, 950 - Centro - CEP 88020-300
Campus Itajaí: Av. Abrahão João Francisco, 3899, Ressacada - CEP: 88307-303
Campus Garopaba: Rua Maria Aparecida Barbosa, nº 153, Campu D'Una - CEP: 88495-000
Página do Programa:
https://www.ifsc.edu.br/mestrado-clima-e-ambiente
Sites dos câmpus:
http://www.florianopolis.ifsc.edu.br/
Corpo Docente
O corpo docente do Mestrado Profissional em Clima e Ambiente é composto por 15 professores/pesquisadores entre membros permanentes e colaboradores. O programa possui uma equipe com perfil profissional, formação acadêmica e área de atuação científica diversificada e multidisciplinar. A elevada qualificação acadêmica e a atuação junto ao mercado profissional permite que os docentes orientem e desenvolvam projetos atendendo às demandas do setor produtivo e da sociedade.
Para mais informações acesse a página do Mestrado em Clima e Ambiente: