Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) proporciona formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. O curso é semipresencial, ofertado pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica associadas em uma Rede Nacional, e coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O IFSC é uma das instituições associadas e um dos polos presenciais do mestrado. Há vagas destinadas a servidores de cada instituição associada e para a comunidade em geral.

Veja o regulamento e mais informações sobre o curso na página do ProfEPT.

Mercado de trabalho

Instituições de ensino superior de Educação Profissional e Tecnológica, em atividades de ensino, pesquisa e extensão e apoio técnico.

Pré-Requisitos

Diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área do conhecimento.

Polo Cerfead

Informações

  • Número de Vagas

    24

  • Carga Horária

    480 horas/aula

  • Turno

    Matutino

  • Duração

    4 semestres

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Contato

Profª. Draª. Roberta Pasqualli

Coordenadora Acadêmica Local da Instituição Associada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Cerfead

Profª. Draª. Marizete Bortolanza Spessatto

Coordenadora Acadêmica  Adjunta Local da Instituição Associada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Cerfead

E-mail: profeptifsc@ifsc.edu.br

Telefone: (41) 3535-1865

 

As aulas do ProfEPT acontecem nas segundas e terças-feiras no Centro de Referência em Formação e EAD (Cerfead IFSC) localizado na Rua Duarte Schutel, 99, Centro de Florianópolis/SC.

 

Acesse o site do ProfEPT nacional para encontrar informações gerais do ProfEPT como regulamento geral, documentos, processo seletivo, componentes curriculares entre outros.

Corpo Docente

Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

http://lattes.cnpq.br/4667474166242258

Doutor em História (UFSC, 2009)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

adriano.larentes@ifsc.edu.br

 

Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

http://lattes.cnpq.br/3241385623970166

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2015)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

douglas.juliani@ifsc.edu.br

 

Profª. Drª. Eliane Juraski Camillo

http://lattes.cnpq.br/9912314419153233

Doutor em Educação (UFSM, 2015)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

eliane.camillo@ifsc.edu.br

 

Profª. Drª. Gislene Miotto Catolino Raymundo

http://lattes.cnpq.br/6942216113079256

Doutor em Educação (PUC-SP, 2011)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

gislene.miotto@ifsc.edu.br

 

Profª. Drª. Marimar da Silva

http://lattes.cnpq.br/8805514842651526

Doutor em Inglês (UFSC, 2009)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

marimar.silva@ifsc.edu.br

 

Profª. Drª. Marizete Bortolanza Spessatto

http://lattes.cnpq.br/8918147230902714

Doutor em Educação (UFSC, 2011)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

marizete.spessatto@ifsc.edu.br

 

Prof. Dr. Nilo Otani

http://lattes.cnpq.br/0404642975300109

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2008)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

nilo.otani@ifsc.edu.br

 

Prof. Dr. Olivier Allain

http://lattes.cnpq.br/5131067534396263

Doutor em Literatura (UFSC, 2007)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

olivier.allain@ifsc.edu.br

 

Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

http://lattes.cnpq.br/3352793186650312

Doutor em Educação (UnB, 2019)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

wollinger@ifsc.edu.br

 

Profª. Drª. Roberta Pasqualli

http://lattes.cnpq.br/6932842326580345

Doutora em Educação (UFRG, 2013)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

roberta.pasqualli@ifsc.edu.br

 

Profª. Drª. Sabrina Bleicher

http://lattes.cnpq.br/2586455481880822

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2015)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

sabrina.bleicher@ifsc.edu.br

 

Profª. Drª. Salete Valer

http://lattes.cnpq.br/4817754537520905

Doutor em Psicolinguística Aplicada (UFSC, 2012)

Docente Permanente do ProfEPT IFSC

salete.valer@ifsc.edu.br

 

Corpo Discente

 

Turma 2018/2

 

Elis Regina Hamilton Silveira

Orientadora Profª. Drª. Marimar da Silva

 

Gisela de Amorim Costa

Orientador Prof. Dr. Olivier Allain

 

Juliana Novo Paccola Yakimura

Orientadora Profª. Drª. Eliane Juraski Camillo

 

Luciane Gaioski

Orientador Prof. Dr. Olivier Allain

 

Patrick Barcelos Teixeira

Orientador Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

 

Thayse Morais

Orientadora Profª. Drª. Marimar da Silva

 

Turma 2019/2

 

Branda Vieira

Orientador Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

 

Carlos Alberto Menezes Correia Junior

Orientadora Profª. Drª. Marizete Bortolanza Spessato

 

Cynara de Oliveira Geraldo

Orientadora Profª. Drª. Salete Valer

 

Daiana da Rosa Ferreira

Orientadora Profª. Drª. Salete Valer

 

Danielle Chistiane Tiefensee Cascaes

Orientador Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

 

Denise Aparecida Vechani Godoy

Orientador Prof. Dr. Olivier Allain

 

Eliete Santin Staub

Orientadora Profª. Dr ª.Roberta Pasqualli

 

Franciani Maria de Souza

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

 

João Batista de Castro

Orientador Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

 

Yanna de Amorin Cana Brasil

Orientador Prof. Dr. Nilo Otani

 

Karoline Gonçalves Nazário

Orientador Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

 

Kênia Barros de Almeida Lima

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

 

Laila Caroline Pereira

Orientadora Profª. Drª. Marimar da Silva

 

Lucas de Souza

Orientadora Profª. Drª. Salete Valer

 

Nídia de Jesus Moraes

Orientadora Profª. Drª. Marizete Bortolanza Spessato

 

Marco Aurelio de Oliveira

Orientador Prof. Dr. Nilo Otani

 

Milene Bobsin

Orientador Prof. Dr.  Adriano Larentes da Silva

 

Orlando Bif

Orientadora Profª. Dr ª. Roberta Pasqualli

 

Patrícia Alves Godinho

Orientadora Profª. Dr ª. Roberta Pasqualli

 

Péricles Lombardi

Orientador Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

 

Shirlei Garcia

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

 

Sylvania Correia Young

Orientador Prof. Dr. Olivier Allain

 

Vitor Hugo Malschitzky

Orientador Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

 

Egressos, Dissertações e Produtos Educacionais

 

Turma 2017/2

 

Me. Alessandra Bernardes Bender

http://lattes.cnpq.br/9193087682394049

Orientadora Profa. Dra. Marimar da Silva

Título da Dissertação: Inglês da Educação Profissional e Tecnológica: integrando temáticas das áeas técnicas a competência linguística

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Ana Cláudia Burmester

http://lattes.cnpq.br/5127634223725191

Orientadora Profa. Dra. Roberta Pasqualli

Título da Dissertação: Tempos e espaços para (re)pensar o currículo com estudantes do ensino médio integrado

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Ana Paula Fassina

http://lattes.cnpq.br/8943630473141980

Orientador Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

Título da Dissertação: Certificação de Saberes da docência na Educação Profissional: construção e validação de projeto piloto em Santa Catarina

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Bárbara Colossi Felippe

http://lattes.cnpq.br/9852176172627432

Orientadora Profa. Dra. Salete Valer

Título da Dissertação: A pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um estudo de caso com docentes participantes do edital 20/2017/Proppi/Dae do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia De Santa Catarina (IFSC)

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Caio Caselli Martins

http://lattes.cnpq.br/4239033470427921

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

Título da Dissertação: O trabalho dos Técnicos em Assuntos Educacioanis no Instituto Federal de Santa Catarina: fazeres e sentidos

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Carolini de Souza Vilela Correia

http://lattes.cnpq.br/1408643205351451

Orientadora Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto

Título da Dissertação: Sociologia no Ensino Médio Regular e no Proeja: a música como recurso metodológico na voz dos professores e dos estudantes

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Elaine Cristina Pamplona Seiffert

http://lattes.cnpq.br/2131692968177752

Orientador Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

Título da Dissertação: Experiências educacionais incluisivas compartilhadas

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Evandro Belmiro da Silva

http://lattes.cnpq.br/3074433150316329

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

Título da Dissertação: O Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina e o trabalho da Coordenadoria Pedagógica no Câmpus Florianópolis no processo de criação e reestruturação dos projetos de curso: uma análise crítica entre o proclamado e o realizado

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Eveline Boppre Besen Wolniewicz

http://lattes.cnpq.br/9055194717149572

Orientador Prof. Dr. Nilo Otani

Coorientadora Profa. Dra. Marimar da Silva

Título da Dissertação: A construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: saindo dos bastidores da Educação Profissional e Tecnológica

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Gildasio de Cerqueira Daltro Filho

http://lattes.cnpq.br/6635940925471276

Orientador Prof. Dr. Olivier Allain

Título da Dissertação: Aprender fazendo: guia de estratégias didáticas para a Educação Profissional

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Giovana Perine Jacques

http://lattes.cnpq.br/4191026571288424

Orientadora Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto

Título da Dissertação: Diretrizes para o Jornalismo em Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta para a comunicação na Rede Federal

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/6688391876900629 

Orientadora Profa. Dra. Marimar da Silva

Título da Dissertação: Abordagem de ensino e aprendizagem para o aluno surdo da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no câmpus Gaspar

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Josiane Amaral Gois Reis

http://lattes.cnpq.br/4017455026274023

Orientadora Profa. Dra. Eliane Camillo Juraski

Título da Dissertação: Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: Limites e possibilidades

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Juliana Pansera Espíndola

http://lattes.cnpq.br/7782171641307820

Orientadora Prof. Dra. Maria dos Anjos Lopes Viella

Título da Dissertação: Frida Kahlo e as mulheres provadas de liberdade: educação, arte e trabalho empoderando as mulheres

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Juliete Alves Dos Santos Linkowski

http://lattes.cnpq.br/8178914739482586

Orientadora Profa. Dra. Gilene Miotto Catolino Raymundo

Título da Dissertação: A atuação do Técnico em Assuntos Educacionais e a proximidade e a proximidade com a função do Pedagogo: possibilidades de uma integração

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Leandro Regis

http://lattes.cnpq.br/7585586112217505

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

Título da Dissertação: A contribuição do ensino de História para a formação dos estudantes de Cursos Técnicos INtegrados de Química e Informática do IFSC Câmpus Gaspar: o racismo em debate

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Luciane da Costa Campolin

http://lattes.cnpq.br/4759679601326733

Orientadora Profa. Dra. Gilene Miotto Catolino Raymundo

Título da Dissertação: A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma propsta de formação docente a partir da percepção dos sujeitos dos Cursos Técnicos Subsequentes do IFSC - Câmpus Caçador

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Luis Fernando Rampellotti

http://lattes.cnpq.br/7034440468893992

Orientadora Profa. Dra. Roberta Pasqualli

Título da Dissertação: O bom docente Enfermeiro: o olhar dos estudantes de Cursos Técnicos acerca dos saberes docentes

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Mirelle Cândido Vecchietti

http://lattes.cnpq.br/6864976348105283

Orientadora Profa. Dra. Maria dos Anjos Lopes Viella

Título da Dissertação: As trajetórias entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na voz dos adolescentes: um diálogo com a Educação Profissional

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Paula Regina Corrêa

http://lattes.cnpq.br/4762053764142227

Orientadora Profa. Dra. Roberta Pasqualli

Título da Dissertação: Saberes e identidades docentes de professores não licenciados

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Raquel Darelli Michelon

http://lattes.cnpq.br/2996100725731271

Orientadora Profª. Dr ª. Salete Valer

Título da Dissertação: Recursos pedagógicos para práticas de letramento em língua portuguesa na perspectiva da politecnia: pesquisa ação com sujeitos da Educação Profissional Técnica de nível médio subsequente

Link dissertação | Link produto educacional | Link produto educacional | Link produto educacional | Link produto educacional

 

Me. Tharin Lapolli Fiorenzano da Silveira

http://lattes.cnpq.br/4576443170832662

Orientadora Profa. Dra. Eliane Camillo Juraski

Título da Dissertação: Educação Profissional e direitos humanos: uma proposta de educação integral para os cursos Técnicos Subsequentes do IFSC Câmpus Florianópolis

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Vanildo Santos

http://lattes.cnpq.br/3226804163780871

Orientador Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

Título da Dissertação: O exercício da oralidade como competência laboral na Educação Profissional de Nível Técnico

Link dissertação | Link produto educacional

 

Turma 2018/2

 

Me. Adriana Vettorazzi Schmitt

http://lattes.cnpq.br/8816093910339147

Orientadora Profª. Dr ª. Marizete Bortolanza Spessatto

Título da Dissertação: Mulheres SIM: Análise da Inclusão e Emancipação na Voz das Egressas do IFSC - São Miguel do Oeste

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Daiana Colombo Figueredo

http://lattes.cnpq.br/8463347995002390

Orientadora Profª. Dr ª. Eliane Juraski Camillo

Título da Dissertação: O papel da moradia estudantil na edificação da educação integral no Instituto Federal Catarinense - IFC: limites e potencialidades

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Dayane Alves

http://lattes.cnpq.br/7170136019966222

Orientador Prof. Dr. Nilo Otani

Título da Dissertação: Plataforma Interativa de Controle e Monitoramento Orçamentário em uma Instituição Pública de Educação Profissional e Tecnológica

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Eduardo Alexandre Cazionato Gomes

http://lattes.cnpq.br/3030155206727595

Orientadora Profª. Drª. Marimar da Silva

Título da Dissertação: Ensino de fotografia: um estudo de caso com estudantes surdos do curso Técnico Integradoem Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue/IFSC

Link dissertação | Link produto educacional | Link Produto Educacional | Link Produto Educacional

 

Me. Eduardo Bortoli Mariano

http://lattes.cnpq.br/8954162960864141

Orientador Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

Título da Dissertação: Gestão da informação educacional: um estudo de caso sobre a qualificação dos dados e informações no Instituto Federal de Santa Catarina

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Estela Maris Ribeiro

Currículo Lattes

Orientadora Profª. Drª. Gislene Miotto Catolino Raymundo

Título da Dissertação:

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Fábio Lopes

http://lattes.cnpq.br/1563124989396648

Orientador Prof. Dr. Nilo Otani

Título da Dissertação: Capacitação de Motoristas de Caminhões-Tanque em Ambientes Não Formais no Sistema Petrobras do Estado de Santa Catarina

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Fernanda Correa Garcia

http://lattes.cnpq.br/7135120501689925

Orientadora Profª. Drª. Marizete Bortolanza Spessatto

Título da Dissertação: Fatores da (não) permanência e êxito no Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Tubarão na voz dos alunos concluintes e evadidos

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Gilberto Vicente de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/9219271976218075

Orientadora: Profª. Drª. Gislene Miotto Catolino Raymundo

Título da Dissertação: Contribuições para contemplar as demandas socioeconômico-ambientais dos cidadão e do mundo do trabalho nos Cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Jane Daura da Silveira

http://lattes.cnpq.br/8636953797726644

Orientador Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

Título da Dissertação: A Educação Tecnológica no contexto do Ensino Fundamental: estratégias de busca ativa para apresentação da Educação Profissional

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Hewerton Aparecido Lopes

http://lattes.cnpq.br/3039917354445490

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

Título da Dissertação: O Currículo Integrado na EPT/EJA: os desafios da implantação de um curso no âmbito do IFPR - Câmpus Umuarama

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Karina Zaia Machado Raizer

http://lattes.cnpq.br/9970442293148534

Orientadora Profa. Dra. Roberta Pasqualli

Título da Dissertação: Estratégias de ensino de Química para surdos

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Izac de Souza Belchior

http://lattes.cnpq.br/3123174475249996

Orientador Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva

Título da Dissertação: Núcleo politécnico comum e itinerários formativos no contexto do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Santa Catarina-Câmpus Chapecó

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Solange Janete Finger

http://lattes.cnpq.br/4687468627107990

Orientadora Profª. Drª. Maria dos Anjos Lopes Viella

Título da Dissertação: A Assitência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica: Estudo Avaliativo do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social – PAEVS e do Índice de Vulnerabilidade Social – IVS

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Stênio Severino da Silva

http://lattes.cnpq.br/1470244897410715

Orientadora Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger

Título da Dissertação: Formação Docente para Educação Profissional de Nível Médio: Reflexões e Recomendações

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Tomé de Pádua Frutuoso

http://lattes.cnpq.br/1043807775454135

Orientador Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

Título da Dissertação: O processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC

Link dissertação | Link produto educacional

 

Me. Walquíria Guedert Mendes

http://lattes.cnpq.br/0583242028790572

Orientadora Profª. Drª. Roberta Pasqualli

Título da Dissertação: Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Agrícola Vale da Uva Goethe: Impactos na Trajetória de Egressos

Link dissertação | Link produto educacional

 

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

 

Área de Concentração - Educação Profissional e Tecnológica - EPT

Compreende os processos educativos em espaços formais e não formais relacionados ao mundo do trabalho e à produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, com vistas a integração dos campos do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia. Compreende ainda os espaços educativos em suas dimensões de organização e implementação, com um enfoque de atuação que objetiva promover a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir a formação integral do estudante.

 

Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimentocurricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadasà Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

 

Linha de Pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da  Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

 

Inserção Social

 

Os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFSC têm foco na aplicabilidade prática da pesquisa científica, proporcionando a inserção social das descobertas e seus resultados.  

Os estudantes do ProfEPT desenvolvem produtos educacionais que são aplicados em determinadas realidades sociais, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a inserção social em espaços formais e não formais da Educação Profissional e Tecnológica. Com isso, o ProfEPT capacita profissionais qualificados, objetivando a melhora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. 

Como ações de inserção social, destaca-se projetos vinculados às redes federais de ensino de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Piaui, por meio dos Institutos e Universidades Federais. Também desenvolve pesquisas e aplica seus produtos nas redes de ensino estadual de Santa Catarina, seja nas escolas de Educação Básica, na EJA ou na Universidade do Estado (UDESC).

Os produtos do Mestrado do ProfEPT do IFPR têm sido divulgados em diversos eventos tanto locais, quanto nacionais e internacionais, como por exemplo o EDUCERE (PUCPR, 2019), o II Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação (UNOESC, 2019) e o IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (UNESC, 2020). Além disso, destacam-se vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. voltados para a área de Ensino.

 

Grupos de Pesquisas

 

Educação, Trabalho e Emancipação

EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa

Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação

Gerações: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Sujeitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância

Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado

Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens e Imigrações - GEPLI

Grupo de Pesquisas em Educação Profissional Tecnológica - "O Círculo de Florianópolis"

Lingua(gem) e Comunicação IFSC

Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO

Políticas Públicas Educacionais

TEDPRO: Tecnologias para Educação Profissional

TEMA DIDÁTICO - Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos

 

Produções Acadêmicas - Discentes - Egressos - Docentes

 

Viver a pós-graduação: ler e escrever é preciso! - Eveline Boppré Besen Wolniewicz, Marimar da Silva, Nilo Otani

Capacitação de motoristas de caminhões-tanque em ambientes não formais no sistema petrobras do Estado de Santa Catarina - Fábio Lopes, Nilo Otani

Os sentidos do trabalho para Técnicos em Assuntos Educacionais no contexto do modo de produção capitalista - Caio Caselli Martins, Adriano Larentes da Silva

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC 2015-2018: uma análise entre o proclamado e o realizado, a partir da sua concepção educativa histórico-crítica, democrática e emancipadora - Evandro Belmiro da Silva, Adriano Larentes da Silva

Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: tecendo fios entre abordagens para o ensino de inglês nos Institutos Federais - Alessandra Bernardes Bender, Marimar da Silva

Formação profissional integrada ao ensino médio: um estudo de caso com estudante surdo - Marimar da Silva, Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira

Divulgação de Ciências em Vídeos nas Redes Sociais: O Conhecimento se Multiplica e se Estende pelas Comunidades - Giovana Perine, Marizete Bortolanza Spessatto

No ritmo da música: análise de uma experiência com estudantes do ensino médio em aulas de Sociologia - Carolini De Souza Vilela Correia, Marizete Bortolanza Spessatto

A educação como ferramenta de inclusão social de mulheres em vulnerabilidade social: o programa Mulheres Sim do IFSC - São Miguel do Oeste - Adriana Schmirr, Marizete Bortolanza Spessatto et al.

Permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica sob a perspectiva discente - Fernanda Correa Garcia, Marizete Bortolanza Spessatto

O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente - Luis Fernando Rampellotti, Roberta Pasqualli

O caminho entre o ser e o não ser professor: um ensaio sobre a construção das identidades docentes - Paula Regina Correa, Roberta Pasqualli

Estágios curriculares no ensino da enfermagem: espaço privilegiado de conhecimento - Luis Fernando Rampellotti, Roberta Pasqualli

Student assistance policy: from civil and political rights to social and educational rights - Solange Janete Finger, Maria dos Anjos Lopes Viella

Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos - Juliete Alves Dos Santos Linkowski, Luciane Da Costa Campolin, Gislene Mioto Catolino Raymundo

Olhares dos jovens sobre a construção de sentidos no ensino médio integrado - Ana Claudia Burmester, Roberta Pasqualli

O professor iniciante e o sentido da docência na educação profissional e tecnológica - Paula Regina Correa, Roberta Pasqualli, Marilandi Maria Mascarello Vieira

Ensino de química para surdos na educação profissional e tecnológica - Karina Zaia Machado Raizer, Roberta Pasqualli

Pesquisas empíricas sobre o processo de ensino-aprendizagem em língua materna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente - Raquel Darelli Michelon, Salete Valer

Língua materna no processo de ensino e aprendizagem da educação profissional - Bárbara Colossi Felippe, Salete Valer

A educação como ferramenta de inclusão social de mulheres em vulnerabilidade social - Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, Eduardo José da Silva Tomé Marques, Marizette Bortolanza Spessatto

Egressos dos cursos técnicos em Agropecuária: análise das produções acadêmicas - Maria dos Anjos Lopes Viella, Walquíria Guedert Mendes, Roberta Pasqualli

 

O processo de materialidade do núcleo politécnico comum no contexto do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó - Izac de Sousa Belchior, Adriano Larentes da Silva

 

  • Observatório do ProfEPT

 

O Observatório tem como principal objetivo o mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de professores e elaboração de indicadores de pesquisa. O Observatório faz parte do Grupo de Pesquisa em Mineração da Dados e Imagens (MiDI) do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. As estatísticas são realizadas usando o currículo Lattes dos professores permanentes das instituições pesquisadas.

Para maiores informações sobre o Observatório do ProfEPT clique aqui.

 

Processo de Seleção

 

O ingresso no ProfEPT é realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). Para maiores informações sobre o ENA clique aqui.

 

Documentos

 

Regulamentos

CS nº 22 2018 - Regulamento Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

CS nº 22 2018 - Anexo ao Regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

Regulamento de Credenciamento de Instituição Associada

→ Regulamento Interno do ProfEPT IFSC

 

Resoluções

Resolução CS 161 2016 -Cria o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica e aprova seu Regulamento interno

 

Portarias

→ Portaria Nº 3731 - DE 23 DE DEZEMBRO DE 2016 - Institui o Comitê Gestor do ProfEPT

→ Portaria Nº 1644 - 2017 - Altera p.3731, de 23.12.2016 - Institui o Comitê Gestor do ProfEPT

→ Portaria Nº 3451 - 2017 - Altera p.3731, de 23.12.2016 - Institui o Comitê Gestor do ProfEPT

→ Portaria Nº 2434, de 18 DE OUTUBRO DE 2019 - Altera PORTARIA Nº 3451 -2017 - Institui o Comitê Gestor do ProfEPT

→ Portaria Nº 2895, de 04 DE DEZEMBRO DE 2019 - Altera PORTARIA Nº 2434 -2019 - Institui o Comitê Gestor do ProfEPT

→ Portaria Nº 932, de 18 DE OUTUBRO DE 2019 - Altera PORTARIA Nº 2895 -2019 - Institui o Comitê Gestor do ProfEPT

Portaria Nº 3732 - DE 23 DE DEZEMBRO DE 2016 - Institui a Comissão Acadêmica Nacional do ProfEPT

 

Requerimentos

 

→ Formulário para Requerimentos Diversos

Orientações:

a) Atestado de matrícula, declaração de matrícula e histórico escolar são obtidos pelo aluno por meio do SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de atividades acadêmicas - por meio de seu login de aluno e senha.

b) Solicitações de atestados frequência e de comparecimento às aulas devem ser solicitados pelo e- mail profeptifsc@ifsc.edu.br, informando nome completo, nº de matrícula e dia/turno pretendido;

 

→ Formulário Prorrogação de Prazo de Qualificação

Orientações:

a) O documento deve ser encaminhado, em formato .pdf para coordenação de curso pelo endereço de e-mail profeptifsc@ifsc.edu.br

b) Após a decisão sobre o acolhimento ou não da solicitação, a coordenação de curso encaminhará a informação oficial ao estudante e ao professor orientador para que sejam dados os encaminhamentos necessários

c) Após a decisão sobre o acolhimento ou não da solicitação, a coordenação de curso encaminhará a informação oficial para o Registro Acadêmico do CERFEAD para que sejam dados os encaminhamentos necessários.

 

→ Formulário de Prorrogação do Prazo de Conclusão

Orientações:

a) O documento deve ser encaminhado, em formato .pdf para coordenação de curso pelo endereço de e-mail profeptifsc@ifsc.edu.br

b) Após a decisão sobre o acolhimento ou não da solicitação, a coordenação de curso encaminhará a informação oficial ao estudante e ao professor orientador para que sejam dados os encaminhamentos necessários

c) Após a decisão sobre o acolhimento ou não da solicitação, a coordenação de curso encaminhará a informação oficial para o Registro Acadêmico do CERFEAD para que sejam dados os encaminhamentos necessários.

 

→ Formulário para Solicitação de Banca de Qualificação

Orientações:

a) Deverá ser encaminhado em anexo a esse formulário o resumo e palavras-chave do trabalho em arquivo editável. A presente solicitação deve ser encaminhada com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, após a confirmação da data por todos os membros da banca para o e-mail: profeptifsc@ifsc.edu.br

b) Orientador (a) preenche o convite para banca de qualificação e encaminha por e-mail com antecedência. Se preferir, alternativamente pode encaminhar para profeptifsc@ifsc.edu.br que a coordenação do curso divulga.  Obs: Durante o isolamento social, informar:  A banca de qualificação acontecerá por Webconferência e poderá ser acessada através do endereço eletrônico: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cerfead-mept

Convite qualificação

c) Preencha o formulário com atenção e da forma mais completa possível.  Em virtude do distanciamento social, esse formulário deve ser preenchido pelo aluno e encaminhado pelo (a) orientador (a) para o e-mail institucional do Programa profeptifsc@ifsc.edu.br dispensando-se a coleta de assinaturas. Quando o membro interno da banca for da REDE ProfEPT e não do IFSC, precisamos do CPF, e-mail, titulação e ano da titulação do docente convidado. 

→ Ata de Qualificação

d) A banca de qualificação somente será cadastrada no histórico escolar do aluno quando do recebimento da ata de banca de qualificação assinada e datada pelo (a) orientador(a) profeptifsc@ifsc.edu.br

→  Declaração participação membros banca de qualificação

e) Durante o período de isolamento social, preencha com os dados da banca e encaminhe com antecedência para roberta.pasqualli@ifsc.edu.br que a Coordenadora devolverá assinado, conferindo agilidade ao processo até o dia de sua banca.

 

→ Formulário para Solicitação de Banca de Defesa

Orientações para ANTES da Defesa:

a) O mestrando deverá solicitar a defesa somente após o cumprimento de todos os requisitos do programa créditos com notas:

- obrigatórias: 18 créditos ou 270 h;

- eletivas: 6 créditos ou 90 h ;

- orientação: 8 créditos ou 120 h;

- qualificação aprovada, entre outras exigências regimentais.

b) A solicitação de Defesa de Dissertação deve ser encaminhado somente após a confirmação de TODOS os membros da banca examinadora.

c) Deve-se encaminhar o formulário devidamente preenchido para o e-mail profeptifsc@ifsc.edu.br com antecedência mínima de 15 dias da data pretendida para a defesa, acompanhado do CONVITE devidamente preenchido com os dados da banca; Obs: Durante o isolamento social, informar:  A defesa pública acontecerá por Webconferência e poderá ser acessada através do endereço eletrônico: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cerfead-mept

→ Convite de Defesa

d) O preenchimento dos demais formulários necessários à banca de defesa devem ser realizados pelo estudante em conjunto com o seu orientador e não precisam ser enviados por e-mail para a coordenação do curso, à EXCEÇÃO da declaração de participação membros da banca que requer a assinatura da Coordenação do curso;

→ Termo de Autorização para publicação digital de dissertação

→  Folhas de assinaturas dissertação e produto educacional

→  Ata de defesa de dissertação

Declaração participação membros banca defesa

Parecer Avaliador - Dissertação (opcional)

Parecer Avaliador - Produto Educacional (opcional)

e) O Orientador (a) deve informar no SIGAA a nota na disciplina PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA;

Orientações para DURANTE a Defesa:

a) Presidente da banca deverá coletar as assinaturas na folha de assinaturas (Dissertação e também do Produto Educacional) dos membros da banca.

b) Somente o professor/a orientador deve assinar assinar a ata da defesa.

c) Alterações no título devem ser registradas em ata de Defesa.

Orientações para APÓS a Defesa:

a) Preencher a ficha de identificação da obra http://ead.ifsc.edu.br/ficha e inserir no verso da primeira folha da dissertação; Obs: Utilizar FireFox Mozilla, pois demais navegadores não geram a ficha em PDF.

b) A versão final do trabalho deverá conter as folhas de aprovação da dissertação e do produto educacional assinadas pelos membros da banca além da ficha de identificação da obra em formato PDF.

c) Não esquecer de revisar a paginação e o sumário do trabalho.

d) Para fins de inserção do produto educacional na plataforma Educapes (pelo orientador), faz-se necessário a elaboração de um resumo e de palavras-chave que caracterizam o trabalho.

d) Encaminhar o link de inserção do produto educacional na plataforma Educapes para profeptifsc@ifsc.edu.br; 

e) Preencher e assinar o termo de autorização para publicação digital de dissertação;

→  Termo de autorização para publicação digital de dissertação

f) Obter a negativa de débitos da biblioteca, contendo o nome do servidor emissor e  a assinatura; O Cerfead conta com um bibliotecário em seu quadro de 2ª a 6ª feira | 08h às 13h e das 14h30 às 17h30 e-mail: rafael.aguena@ifsc.edu.br .

g) Atualizar seu currículo lattes http://lattes.cnpq.br/ .

f) Uma vez obtida a aprovação do seu orientador da versão definitiva, você deverá reencaminhar por e-mail à Coordenação do curso profeptifsc@ifsc.edu.br o email com o registro da aprovação pelo seu orientador num prazo máximo de trinta (30) dias, se a defesa foi aprovada sem alterações ou noventa (90) dias contados a partir da data de sua defesa para realizar as modificações recomendadas pela banca a seguinte documentação:

➔ A ata de defesa assinada;
➔ Negativa de débitos na biblioteca IFSC, contendo o nome do servidor emissor e a assinatura.
➔ A versão final da dissertação e o encarte do produto educacional em formato PDF.
➔ O termo de autorização para publicação digital de dissertação digitalizado.

g) A Coordenação de curso faz a conferência da documentação e efetua, no SIGAA, o lançamento do conceito da dissertação e de eventuais componentes curriculares pendentes, e encaminha e-mail para o Registro Acadêmico do Cerfead informando que o aluno cumpriu todas as exigências e que seu certificado de conclusão de curso pode ser emitido. 

h) IMPORTANTE: A declaração de conclusão de curso SOMENTE será emitida pelo setor de registro acadêmico do Cerfead  após o retorno do e-mail  (contendo toda a documentação acima) acusando a CONFORMIDADE da documentação encaminhada. 

 

Templates para Dissertação

 

Template Dissertação formato Tradicional .ODT

Template Dissertação formato Tradicional .DOC

Template Dissertação formato Tradicional .DOCX

Normas ABNT

 

Orientações para Emissão de Diploma

 

instruções da Secretaria/Cerfead:
  1. a) O estudante concluinte deve preencher o link de atualização cadastral no seguinte endereço eletrônico: https://limesurvey.ifsc.edu.br/index.php/155466?lang=pt-BR
  2. b) O setor de registro acadêmico receberá as informações do limesurvey e fará a conferência do histórico do aluno e, não havendo pendências, dará seguimento à emissão do certificado ou diploma. Em casos em que houver dúvida quanto ao aluno estar apto ou não, será encaminhado ao coordenador do curso para análise.
  3. c) A Secretaria RA encaminha o pedido para a Reitoria, via Sipac.
  4. d) Os diplomas digitais e históricos serão enviados diretamente por e-mail ao estudante.
  5. e) A expedição de diploma tem o prazo regulamentar de 30 dias, prorrogáveis por igual período caso necessário.
  6. f) Devido a pandemia e pela recente implantação da certificação digital pelo IFSC (ainda em aprimoramento), os diplomas podem ser entregues com atraso. Maiores informações podem ser obtifas pelo email: certificados.cerfead@ifsc.edu.br

 

Calendário Acadêmico/ Cronograma de Aulas

 

Calendário Acadêmico IFSC 2020

Cronograma de Aulas T3 2019/1

Cronograma de Aulas T3 2020/1

Cronograma de Aulas T3 2020/2

 

 

Sistemas Acadêmicos

 

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA

Moodle IFSC

Moodle IFES

 

Agenda de Qualificações

 

Não há qualificações agendadas

 

Agenda de Defesas

 

Não há defesas agendadas

 

Eventos

 

Não há eventos agendados

 

 

 

 

 

 

 

 

Página atualizada em: 22/10/2020

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo