O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Trabalho em rede: sucesso da SNCT conjunta fortalece vínculos entre os câmpus Caçador, Canoinhas, Lages e São Carlos

SNCT Data de Publicação: 06 nov 2020 17:05 Data de Atualização: 06 nov 2020 17:53

Que venha a SNCT de 2021! O entusiasmo no encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada de forma conjunta pelos câmpus Caçador, Canoinhas, Lages e São Carlos, entre 19 e 22 de outubro, tem justificativa: mais de seis mil pessoas assistiram às palestras, oficinas e apresentações, transmitidas no canal do evento no YouTube.

Mas, além do sucesso de público, a expectativa por uma próxima edição multicâmpus leva em conta outro fator muito importante: o trabalho em rede. “Neste ano, com a condição da não presencialidade, nós, do IFSC, criamos um formato que viesse a suprir nosso compromisso, como Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, em popularizar a produção do conhecimento. Assim, mostramos projetos de ensino, pesquisa, extensão e artes de quatro câmpus, cada um com sua realidade”, avalia a comissão organizadora, formada por servidores e alunos bolsistas das unidades participantes.

A riqueza da diversidade de atuação do IFSC no interior do estado ficou clara na apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão e na mostra artística. Segundo a comissão organizadora, ao mesmo tempo em que ampliou a compreensão das diferenças e potencialidades regionais, a mostra dos trabalhos realizados em cada câmpus instigou novas ideias e ampliou as perspectivas de soluções comuns para antigos problemas.

A programação da SNCT virtual multicâmpus teve ainda oficinas e palestras que permitiram explorar o tema deste ano, “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, e outros assuntos relevantes para a vida acadêmica e profissional de alunos e comunidade externa.

Promovida anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT envolve instituições de ensino de todo o país. O objetivo geral é despertar, especialmente nos jovens, o interesse pela pesquisa e pelos temas científicos e tecnológicos.

Programação disponível no YouTube

Perdeu a programação ou quer rever alguma palestra, oficina ou apresentação da SNCT conjunta dos câmpus Caçador, Canoinhas, Lages e São Carlos? Todos os vídeos estão disponíveis no canal do evento no YouTube:

- Apresentação de projetos pesquisa

- Apresentação de projetos extensão

- Apresentação de projetos artísticos

- Relato de experiência “Propicie: Neubradenburg”, com o estudante Wagner Graciano Junior, do Câmpus Lages do IFSC

- Oficina “Introdução a redes neurais para classificação: implementação em Python com PyTorch”, com Carlos Andres Ferrero, do Câmpus Lages do IFSC

- Oficina “Você está preparado? Veja como não flopar no processo seletivo”, com Sayonara Varela e Samuel Mello, do Câmpus Lages do IFSC

- Oficina “Cadastrando seu Currículo Lattes”, com Mônia Azevedo e Larisse Kupski, do Câmpus Lages do IFSC

- Palestra “Introdução à aprendizagem de máquina”, com Ricardo Cerri, professor assistente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

- Palestra “Inteligência artificial na agricultura”, com Eduardo de Paula Costa, da Data Scientist at Corteva Agriscience

- Palestra “Mapeamento de florestas com drones”, com Guilherme Vicentim Nardari, doutorando no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP)

- Palestra “Inteligência artificial no combate à Covid-19 – Bioinformática”, com Renato Simões, do Câmpus Lages do IFSC

- Palestra “Ciência de dados e inteligência artificial: diferenças, conceitos e aplicações”, com Andrey Gustavo de Souza, do Itaú

SNCT NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.