O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Linguagem Inclusiva é tema de live do Câmpus Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 19 jun 2021 19:44 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:28

Tema ainda pouco conhecido, mas muito importante e objeto de discussões, a Linguagem Inclusiva vai estar em pauta na próxima live organizada pelo grupo de trabalho Temas Transversais em Educação do Câmpus Araranguá. A atividade acontece na segunda-feira, dia 28, às 19h, e é aberta à comunidade em geral, com emissão de certificados para os interessados.

A transmissão será pelo canal do IFSC no YouTube

Já notaram? Numa turma com maioria de estudantes mulheres, ainda é comum falar em “alunos”. Numa frase em que estão presentes homem e mulher, a concordância é sempre com o masculino. Devemos nos apegar à norma culta ou é possível dizer, por exemplo, “todes” no lugar de “todos”? São discussões que fazem parte do GT, que atua no Câmpus Araranguá levantando temas transversais na educação e propondo ações que evidenciem conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania.

“Diante de todos esses questionamentos, o grupo considerou de profunda importância aprofundar essas discussões, convidando professores e estudiosos da área de língua portuguesa, língua inglesa e linguística para falarmos um pouco desses aspectos de concordância de gênero e de usos de pronomes neutros”, explica a professora Nayara Salbego, que leciona Língua Inglesa no Câmpus Araranguá e será a mediadora do debate.

Participam da live o professor Câmpus São José do IFSC, Leonardo da Silva, doutor em Estudos Linguísticos e Literários pela UFSC, a professora de Língua Portuguesa e doutoranda em Linguística pela PUC-RS, Débora Porto Bonavides, e o professor de Língua Portuguesa do IFSul e doutorando em Estudos da Linguagem UFRGS.

Quem tiver interesse em deixar um comentário ou fazer uma pergunta antecipadamente, ou mesmo deixar um relato sobre algum episódio em que sofreu preconceito linguístico, pode acessar o formulário disponibilizado pelos organizadores. As questões serão lidas durante a live.

Também haverá uma lista de presença, a ser divulgada durante a atividade, para pessoas interessadas em receber certificado de duas horas.

CÂMPUS ARARANGUÁ EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.