O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Publicados editais da assistência estudantil para 2022

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 04 jan 2022 11:51 Data de Atualização: 19 jul 2022 11:46

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do IFSC publicou três editais da assistência estudantil para 2022: do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS) e do Auxílio-Moradia, que tem primeira chamada com inscrições abertas ainda esse mês, em 16 de janeiro.

O IVS pode ser solicitado por todo estudante matriculado no IFSC, com renda per capita bruta de até dois salários-mínimos, em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso. Com o índice, o estudante pode se inscrever em programas de assistência estudantil. O edital IVS 01/2022/DAE-PROEN é tanto para solicitação inicial como para reavaliação e traz todo detalhamento da análise para caracterizar a vulnerabilidade, cujo cálculo implica em análise documental e, se necessário, entrevista.

Com validade de dois anos, o IVS pode ser solicitado de duas maneiras: por meio de consulta ao Cadastro Único (CADúnico), gerados pelas secretarias de assistência social dos municípios onde o estudante mantém residência, ou por meio de formulário de solicitação de IVS, conforme Resolução Consup nº 42/2017, para solicitações realizadas a partir do retorno presencial integral das atividades acadêmicas, a partir do acionamento da fase 5 da Política de Segurança Sanitária do IFSC, em todos os câmpus, em data a ser informada pela DAE/PROEN.

São dez oportunidades ao longo do ano para manifestação de interesse ao IVS, conforme calendário disponível no edital. A primeira delas vai até 1º de fevereiro, com resultado homologado em 4 de fevereiro.

Os documentos e formulários exigidos em todas as etapas do processo devem ser entregues por qualquer meio eletrônico institucional (e-mail, whatsapp, telefone, formulário online) à Coordenadoria Pedagógica do câmpus. Caso o estudante tenha dificuldades no envio online dos documentos, deverá entrar em contato com o setor responsável pela assistência estudantil do câmpus em que está matriculado. 

Acesse aqui os contatos dos setores responsáveis pela assistência estudantil. 

Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social 

O PAEVS disponibiliza auxílio financeiro para estudantes em vulnerabilidade social e é composto pelo Auxílio Permanência, Auxílio Equiparação Permanência, Auxílio Compulsório (CadÚnico; Estudantes de cursos PROEJA; Estudantes de outros cursos que façam parte de ações voltadas a públicos estratégicos), Auxílio Ingressante Cotista Renda Inferior a 1,5 Salários Mínimos - ACRI e Auxílio Emergencial. 

No edital PAEVS 02/2022/DAE-PROEN estão as normas para inscrição, concessão e renovação dos auxílios financeiros, que serão concedidos de acordo com a dotação orçamentária, com previsão de R$ 12.210.644,00 (Doze milhões, duzentos e dez mil, seiscentos e quarenta e quatro reais).

O Auxílio Permanência destina-se ao estudante matriculado em cursos FIC (com, no mínimo, 160 horas ou com duração mínima de 04 meses), PROEJA, técnicos, graduação e pós-graduação. 

Serão ao todo oito chamadas no decorrer do ano, com prazos limites nos meses de março, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Para a primeira chamada, as inscrições devem ser feitas até 4 de março e o início do recebimento é abril. 

Para detalhamentos sobre os demais auxílios, acesse o edital.

Auxílio-Moradia

O Auxílio-Moradia tem o objetivo de custear parcialmente os gastos com aluguel ou outros gastos com moradia fora da sede familiar, proporcionando melhores condições para a permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos e de graduação presenciais matriculados no IFSC e que tenham índice de vulnerabilidade social (IVS) válido. O valor do auxílio é de R$ 400 mensais.

Para este ano estão previstas quatro chamadas, conforme edital Moradia 03/2022/DAE-PROEN, nos meses de fevereiro, maio, julho, setembro e outubro. A inscrição dos estudantes para a primeira chamada deverá ser feita no período de 16 de janeiro a 7 de fevereiro de 2022 através de  formulário online disponível na página do auxílio moradia, conforme o prazo previsto no cronograma para cada chamada, não sendo aceitas inscrições enviadas via e-mail, correios ou similares. Serão contemplados nessa etapa 94 estudantes, sendo 76 estudantes de graduação e 18 de cursos técnicos.

Não será concedido benefício para estudantes cuja família de origem more no mesmo município, em municípios contíguos ou na mesma região metropolitana do câmpus em que o estudante está matriculado

Para mais informações acesse o site da Assistência Estudantil.

 

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.