Site Map

Mestrado Clima - Infraestrutura

Infraestrutura

Os Câmpus

Florianópolis

Localizado na Avenida Mauro Ramos, o Câmpus Florianópolis é o mais antigo câmpus da instituição e foi o que deu origem a toda a Rede IFSC.

No âmbito do programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente, o Câmpus Florianópolis concentra a maioria das atividades de aulas, execussão dos projetos de dissertação e as atividades administrativas como o registro acadêmico e a secretaria acadêmica do programa.
 

Itajaí

O Câmpus Itajaí está localizado no bairro Ressacada, ao lado da Câmara de Vereadores de Itajaí (Av. Ver. Abrahão João Francisco, 3899).

No âmbito do programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente, o Câmpus Itajaí concentra as atividades de aulas, execussão dos projetos de dissertação e representa o segundo polo de maior atuação acadêmica do programa.

Garopaba

O Câmpus Garopaba oferece cursos gratuitos e de qualidade, atendendo às demandas por formação profissional do arranjo produtivo local dos municípios da região do Litoral Centro-Sul, que compreende os municípios de Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, Imaruí, Laguna e Pescaria Brava.

No programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente, o Câmpus Garopaba concentra as atividades de suporte aos estudantes na execussão dos projetos de dissertação.

Laboratórios

Conheça a infraestrutura dos laboratórios que desenvolvem os projetos de pesquisa

Campus Florianópolis

  • LABORATÓRIO APLICATIVOS METEOROLÓGICOS: para pesquisa e desenvolvimento de aplicativos computacionais para pesquisa aplicada à ciências ambientais, físicas e da terra, gerando inovadores produtos tecnológicos e processos de melhoria da pesquisa e previsão de tempo e clima.
  • LABORATÓRIO ECOTOXICOLOGIA: Situado no Departamento Acadêmico da Construção Civil (DACC), é especializado no emprego de análises ecotoxicológicas de água superficial e subterrânea, efluente diversos e esgoto com a utilização de organismos-teste. 
  • LABORATÓRIO ESTUDOS AMBIENTAIS: Constitui um ambiente vinculado ao Curso Técnico de Meio Ambiente (DACC - IFSC). Nesse laboratório, são desenvolvidas atividades de educação ambiental e de estudos relacionados à poluição marinha por resíduos sólidos (lixo marinho).
  • LABORATÓRIO INSTRUMENTAÇÃO METEOROLÓGICA: para atividades de construção, calibração, ajuste e verificação de instrumentos hidro-meteorológicos, agroecológicos e ambientais, tanto convencionais como automáticos.

Campus Itajaí

  • LABORATÓRIO DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM RECURSOS PESQUEIROS: Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à Pesca, Aquicultura e capacitação relacionados com monitoramento ambiental e saúde pública.
  • LABORATÓRIO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂMICA E ENSAIOS MECÂNICOS: Ambiente da área de mecânica onde são desenvolvidas atividades de análises de materiais, metalografia e ensaios destrutivos e não destrutivos. A infraestrutura deste laboratório conta com diversos equipamentos de preparação e análise de amostras e equipamentos de ensaios mecânicos.
  • BARCO ESCOLA APRENDENDO COM O MAR: Com capacidade para até 20 tripulantes e com autonomia de alguns dias de mar, O Barco-Escola do IFSC é uma embarcação projetada para ser uma sala de aula flutuante, utilizada para o ensino de ciências marinhas, náutica, navegação, oceanografia e que representa uma importante plataforma para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica.

Campus Garopaba

  • LABORATÓRIO MARCADORES HISTOLÓGICOS: Desenvolve pesquisas na área de marcadores e histologia.
  • LABORATÓRIO PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS: Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao estudo e produção de biopolímeros, biocombustíveis, biocorantes, biotransformação de efluentes e enzimas aplicadas à biotecnologia.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo