Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

O câmpus Jaraguá do Sul - Rau, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza uma programação especial para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 24 a 27 de outubro de 2022, cujo tema é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Todas as atividades serão realizadas de forma presencial, com a participação de estudantes, servidores e comunidade externa. Serão promovidas palestras, eventos culturais e atividades com o objetivo de aproximar a população das discussões relacionadas à ciência e tecnologia.
 

CLIQUE AQUI PARA FAZER AS INSCRIÇÕES ON-LINE PARA EVENTO GERAL DA SNCT 2022 - RAU

 

Inscrições

Inscreva-se online

As inscrições serão feitas online, por meio do Sigaa, de 03 a 21 de outubro de 2022.

Cada participante deverá fazer a sua inscrição primeiro no “Evento Geral: SNCT 2022 - Câmpus Jaraguá do Sul Rau" e depois fará a inscrição em cada um dos Mini-eventos que deseja participar (palestra, atividade EPE, etc.), dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Após o evento o certificado deverá ser gerado diretamente pelo sistema.

ATENÇÃO: apenas com as DUAS inscrições feitas, sendo uma no "Evento Geral" e a segunda inscrição no "Mini-evento" específico, é que o certidicado será gerado. Confira os tutoriais abaixo:

Clique aqui para acessar o tutorial em vídeo de como fazer a inscrição. 

Clique aqui para acessar o tutorial de como emitir a certificação.

INSTRUÇÕES GERAIS SOBRE A SNCT 2022 - RAU

Haverá certificação para quem efetuar as inscrições nas atividades até as 23h59 do dia 21/10/2022. As atividades que não possuem link de inscrições são de participação aberta e não haverá certificação.

 

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação da SNCT 2022 Jaraguá do Sul - Rau

- DIA 24

- DIA 25

- DIA 26

- DIA 27

 

PALESTRAS | OFICINAS | MINI-CURSOS | EVENTOS CULTURAIS | DIA LARANJA | SEPETEC | APRESENTAÇAO DE TRABALHOS

 


DIA 24

MANHÃ

 

ABERTURA OFICIAL DA SNCT 2022:
CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL – RAU

 

FALA DA GESTÃO

Cerimonial de abertura


Local:mezanino
Horário: 10 horas

 

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA:
CORAL INFANTIL

Regente: Betina Hardt 
Local: mezanino
Horário: 10h00

Coral Infantil

 

PALESTRA:
RUMOS DA EXTENSÃO NO IFSC

A extensão é a ação de levar o IFSC além dos muros do campus, interagindo com a comunidade e mostrando o papel social da instituição a toda comunidade. Na relação com a comunidade a extensão ampliou sua atuação e como prática educativa é junto do ensino e da pesquisa um dos pilares da educação no IFSC. Nesse diálogo com a comunidade de Jaraguá do Sul pretende-se apresentar um breve histórico com a jornada da extensão no IFSC. Mostrar o panorama da extensão, os desafios da curricularização da extensão para os cursos superiores, os impactos da pandemia da COVID 19 nas ações e os rumos da extensão no contexto da instituição no Estado de  Santa Catarina.

Palestrante: Prof. MsC. Valter Vander de Oliveira - Pró-Reitor Extensão e Relações Externas IFSC
Mediador: Edson Sidnei Maciel Teixeira
Local: Mezanino
Horário: 10h30
Atividade com participação aberta, sem certificação

valter

Sobre o palestrante: Professor da área de mecânica desde 1991, Graduado em Mecânica (1995) pelo Centro Federal Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), Especialista em Inov ação Tecnológica e Qualidade (2001) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Especialista em Docência (2005) pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) e Mestre em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Professor do ensino técnico e da graduação na SOCIESC por 18 anos (1991-2009). Ingressou no IFSC em 2009 como Professor, atuando no Curso Técnico em Mecânica e Tecnólogo em Mecatrônica. Atua em grupos de pesquisa no IFSC desde 2009, nas linhas de otimização de processos e usinagem de materiais de engenharia, onde desenvolveu projetos de pesquisa e extensão. No IFSC, atuou como Chefe de Laboratório (2010-2011), como Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (2011- 2015). Foi Diretor Geral do IFSC, Campus Joinville (2015-2020), Presidente do Núcleo de Educação da Associação Comercial e Industrial de Joinville - ACIJ (2017-2019), membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville - COMCITI (2014- 2020) e membro do Conselho da Cidade de Joinville (2019-2022). Atualmente é Pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC. 

 

TARDE

 

INTERVENÇÃO CULTURAL:

EXPOSIÇÃO DE TEXTOS, ARTES VISUAIS E VÍDEOS 

Mediadora: Fabiana Alves dos Santos Schrodi
Local: Biblioteca
Horário: 14h00 horas
Atividade com participação aberta, sem certificação

 

PALESTRA:
SEGURANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS: MITOS E VERDADES! 

A Palestra abordará temas relacionado ao desenvolvimento seguro de aplicações, falhas de segurança em sistemas e equipamentos. Responsabilidade pela LGPD. Também veremos mitos sobre segurança da informação, em especial no desenvolvimento de softwares.

Palestrante: Fábio Meincheim
Mediador:  Bruno Crestani Callegaro
Local: sala A207
Horário: 14h30 horas

Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa  (aberta!)

Sobre o palestrante: Coordenador de TIC no IFSC Câmpus Jaraguá do Sul Rau, com mais de 25 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Especialista em CyberSecurity e Gestão de Riscos. Trabalha com gestão de Firewalls, Redes Wi-Fi, Telefonia VoIP, Identificação de Riscos e Ameaças em Telefonia e Redes de Computadores.

 

NOITE

 

PALESTRA:
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE 

Saiba como ideias viram projetos, e projetos se transformam em negócios, por meio da criatividade e com foco na inovação.

Palestrante: Nelson Martins de Almeida Netto (Diretor do Centro de Inovação Novale Hub)
Mediador: Josué Vogel

Local: Auditório Novale Hub - R. Cesare Valentini, 200 - Três Rios do Sul, Jaraguá do Sul
Horário: 19 horas
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o palestrante: Desenvolve atividades de gestão acadêmica de ensino superior desde 2008. Entre minhas habilidades estão a articulação, resiliência e a capacidade de conectar demandas a resultados. Adapto-me bem a diferentes modelos de negócios. Atualmente faço a gestão do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul - NOVALE Hub, desenvolvendo projetos em parceria com o poder público e instituições de ensino. Em conjunto a isto coordeno o Programa de Educação Corporativa da Católica de Santa Catarina e leciono nos cursos de Graduação em Design da Jaraguá do Sul e Joinville. Sou membro do Conselho Universitário do IFSC, do Núcleo de Marketing e Comunicação da ACIJS.

 

 


DIA 25

MANHÃ

 

PALESTRA:
DESPERTAR HUMANO: CONTEXTO HISTÓRICO E EMERGÊNCIA DO MOVIMENTO POLÍTICO E SOCIAL EM PROL DA SUSTENTABILIDADE 

Os impactos ambientais vem acompanhando os seres humanos desde que surgiram no planeta, do descobrimento do fogo há mais de cem mil anos, e passando pelas várias fases de existência do ser humano em relação ao meio ambiente, das sociedades de coletores e caçadores às sociedades agrícolas, do aparecimento das civilizações à revolução industrial, e foram assim se agravando sem precedente os impactos humanos sobre a biosfera. Diante disso, se desencadeou um processo de conscientização em relação a problemática socioambiental com desdobramentos legais, com marcos históricos na evolução dos sistemas ambientais no mundo, traduzidos em várias  conferências internacionais e seus reflexos jurídicos, científicos nos países, bem como um movimento político e social em prol da sustentabilidade.

Palestrante: Psicólogo Doutorando Afonso Vieira
Mediadora: Manuelli Kolln 
Local: sala A207
Horário: 10 horas

Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o palestrante: Bacharel e licenciado em Psicologia, com especialização - MBA - em Administração, mestrado acadêmico em Organizações e Desenvolvimento, doutorando em Gestão Ambiental. Atualmente trabalha como psicólogo escolar do Instituto Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Psicologia clínica, organizacional e educacional com ênfase em educação profissional e tecnológica, gestão de pessoas, comportamento humano, meio ambiente. É membro integrante do Grupo de Pesquisa, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), com foco nas temáticas: indicadores e avaliação de sustentabilidade e interdisciplinaridade em ciência e tecnologia. Possui também licenciatura em música  desenvolvendo trabalhos na área como instrumentista, composição e arranjador. Tem realizado algumas produções (artigos, capítulos de livros) com temáticas na área de Desenvolvimento Humano, Tecnológica e Ambiental. 

 

PALESTRA:
DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIDADE CURRICULAR DE ENGENHARIA E CIDADANIA

A palestra será um relato de experiência dos desafios da curricularização da extensão na unidade curricular de Engenharia e Cidadania. A realização de atividades de extensão na UC no curso de Engenharia Elétrica ocorrem desde o início do curso em 2016. Durante a palestra será apresentado o caminho percorrido até a realização da atividade de extensão (Arco de Maguerez), as dificuldades em ministrar a UC e os resultados alcançados.

Palestrante: Prof. Drª. Laline Broetto
Mediador: Marcos Antonio Salvador
Local: sala B205
Horário: 10 horas

Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

laline

Sobre a palestrante: Engenheira Agrônoma e Engenheira de Segurança do Trabalho, Doutora em Agronomia e Especialista em Docência para a Educação Profissional. Docente no IFSC desde julho de 2015 nos cursos de Engenharia Elétrica, Fabricação Mecânica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Química. 

 

OFICINA:
HORA DO CÓDIGO

Neste minicurso serão abordadas algumas noções introdutórias de Programação e os participantes colocarão os conhecimentos em prática através de uma atividade lúdica.

Coordenador: Prof. Msc. Frank Juergen Knaesel
Mediador: Bruno Crestani Calegaro
Local: sala B109
Horário: 9 horas
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa

Sobre o professor: Mestre em Ciências da Computação pela UFSC (2007) e Bacharel em Ciências da Computação pela FURB (1999). Desde 2014 é professor do Instituto Federal de Santa Catarina, atualmente leciona no Campus Jaraguá do Sul - Rau, na área de Informática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Redes de Computadores, Programação para Internet e Internet of Things. Participou de um curso de formação avançada a nível de doutoramento e foi pesquisador por 4 anos do Instituto de Telecomunicações (IT) na Universidade de Aveiro (UA), trabalhando com mecanismos de mobilidade, integração de redes heterogêneas e network coding. Foi durante 8 anos professor da Faculdade Metropolitana de Guaramirim nas disciplinas de Programação Shell Script, Programação p/ Web, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Banco de Dados. Tem experiência na área de desenvolvimento de sistemas para internet, sendo o responsável pela criação do SIGAF - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e Financeira em funcionamento na FAMEG (Guaramirim) de 2003 a 2008. A partir de 2008, por um ano atuou profissionalmente na T-Systems do Brasil Ltda., com desenvolvimento de softwares para CAD utilizando linguagem C++ e em diversas outras organizações privadas e públicas com desenvolvimento de software.

 

TARDE

 

MARATONA:
MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

A Maratona é um momento para colocar em prática alguns conhecimentos sobre Programação. Os participantes serão apresentados a alguns problemas e, em grupos, tentarão chegar a uma solução correta através do desenvolvimento de algoritmos. O grupo que conseguir desenvolver o maior número de problemas será o vencedor!

Coordenador: Prof. Msc. Edilson Hipolito da Silva
Mediador: Bruno Crestani Calegaro
Local: sala B302 e B303
Horário: 13h30
Clique aquipara fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)


Sobre o professor: Mestre em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Santa Catarina, com especialização em Desenvolvimento de Sistemas WEB pela Universidade Estadual de Maringá e Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com Java pela Faculdade Integrado de Campo Mourão. Possui Licenciatura em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atualmente atua como professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina.

 

I SEMANA CULTURAL:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coordenação: Núcleo de Contadores de Histórias IFSC Rau
Mediadora: Fabiana Alves dos Santos Schrodi
Local: biblioteca
Horário: 13h30
Público alvo: estudantes da CMEI Anelia Enke Karsten e EEB Júlia Karsten
Inscrições Encerradas!

 

I SEMANA CULTURAL:
CÍRCULO DE LEITURA - DIA LARANJA | RODA DE CONVERSA

Coordenadora: Estela Ramos de Souza de Oliveira
Mediadora: Valeria Fonseca dos Santos Ferreira
Local: B205
Horário: 14h30
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

 

MINI-CURSO:
ATERRAMENTO ELÉTRICO EM RESIDÊNCIAS | aula 1

EMENTA: 
1. Aterramento elétrico na entrada de energia elétrica em residências;
2. Características de instalação do aterramento elétrico em residências.

Coordenador: Prof. Msc. Emerson José Soares
Mediador: Marcos Antonio Salvador
Local: B104
Horário: 16h30
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)



Sobre o professor: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2013), Mestrado em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Atualmente é professor de ensino de 1° e 2° grau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, onde m inistra aulas de Instalações Elétricas Residenciais no Curso Técnico em Eletrotécnica.

 

PALESTRA:
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA POLÍTICA PARA GARANTIA DE DIREITOS NA EDUCAÇÃO

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política pública decretada em 2010, e contempla em seus objetivos ações concretas voltadas à permanência e sucesso dos estudantes nas insituições federais de educação. Com ações que envolvem diferentes setores, sua ação mais conhecida entre os estudantes é o repasse de recurso financeiro. Esse momento visa apresentar aos interessados detalhes sobre como a politica é operacionalizada no IFSC, contemplando dois momentos: o primeiro uma fala sobre a temática e seu contexto histórico, e o segundo para que os presentes tirem sua dúvidas tanto sobre a política quanto sobre a viabilização do benefício.

Palestrante: Rodrigo Domit
Mediadora: Liriane Guimarães Moraes
Local: A207
Horário: 16h30
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o Palestrante: Bacharel em Comunicação Social (UFPR) e cursando Licenciatura em Letras (UNOPAR). Especialista em Tecnologias para a Educação Profissional pelo IFSC (2018). Atua como Assistente em Administração no IFSC desde 2013. Exerce atualmente a função de chefia do Departamento de Assuntos Estudantis do câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

 

NOITE

 

MINI-CURSO:
PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA

EMENTA DO MINICURSO
Tópicos a serem trabalhados:
Conceitos e curiosidades do ar (composição dos gases e variáveis físicas)
Conceitos de pressão.
Tratamento do ar comprimido para poder ser utilizado.
Circuitos práticos de eletropneumática.

Coordenador: Prof. Msc. Stélio Jácomo Storti
Mediadora: Lidiane Gonçalves de Oliveira

Local: A303
Horário: 19h00
Clique aquipara fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o professor: Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993) e mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia pelo Instituto de Tecnologia para Desenvolvimento - LACTEC (2009). Atualmente é professor dos Cursos Técnico em Mecânica e Tecnólogo em Fabricação Mecânica no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Jaraguá do Sul - RAU.

 

PALESTRA:
SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE EM EMPRESAS - ISO 9001

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é instrumento que serve para orientar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização.  Além disso, é uma forma de fortalecer a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.  Nesta palestra estará sendo abordado aspectos relevantes para que uma empresa possa ter seu sistema de gestão da qualidade implementado usando como
referência a norma ISO9001.

Palestrante: Prof. Dr. Jorge Ferreira de Sá Júnior
Mediador: Gerson Ulbricht
Local: A207
Horário: 19h00
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre a Palestrante: Graduado em Engenharia Mecânica pela UFSC, especialização em Gestão de Negócios pela UTFPR  e mestre em Engenharia Mecânica, área de materiais  na PUCPR e doutor em Tecnologia da saúde com ênfase em Bioengenharia na PUCPR. Auditor lider na norma ISO9001. Atuação como Gestor industrial na área de engenharia, processo fabril, qualidade  e suprimentos. Atuação como planejador na área da qualidade de produto e em metrologia,  acompanhamento de auditorias ISO,  desenvolvimento de novos fornecedores, auxílio em projetos de dispositivos e apoio na solução de problemas cíclicos. Atuação, também, como docente em cursos técnicos e cursos superior. 

 

PALESTRA:
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA POLÍTICA PARA GARANTIA DE DIREITOS NA EDUCAÇÃO

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política pública decretada em 2010, e contempla em seus objetivos ações concretas voltadas à permanência e sucesso dos estudantes nas insituições federais de educação. Com ações que envolvem diferentes setores, sua ação mais conhecida entre os estudantes é o repasse de recurso financeiro. Esse momento visa apresentar aos interessados detalhes sobre como a politica é operacionalizada no IFSC, contemplando dois momentos: o primeiro uma fala sobre a temática e seu contexto histórico, e o segundo para que os presentes tirem sua dúvidas tanto sobre a política quanto sobre a viabilização do benefício.

Palestrante: Rodrigo Domit
Mediadora:  Liriane Guimarães Moraes
Local: B205
Horário: 19h00
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o Palestrante: Bacharel em Comunicação Social (UFPR) e cursando Licenciatura em Letras (UNOPAR). Especialista em Tecnologias para a Educação Profissional pelo IFSC (2018). Atua como Assistente em Administração no IFSC desde 2013. Exerce atualmente a função de chefia do Departamento de Assuntos Estudantis do câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

 

 


DIA 26

 

SEPETEC
2º SEMINÁRIO DE ENSINO DE PESQUISA E EXTENSÃO: FORTALECENDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO 


Acesse o site oficial do SEPETEC
Horário: Dia todo
Sobre a atividade: O Câmpus Jaraguá do Sul - Rau realiza nos dias 26 e 27 de outubro de 2022 o 2º Seminário de Ensino de Pesquisa e Extensão: Fortalecendo o Conhecimento Científico e Tecnológico - SEPETEC 2022 juntamente com a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento busca fortalecer os conhecimentos, resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Portanto, os temas dos trabalhos submetidos ao Seminário se pautam na natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão. O SEPETEC 2022  será 100% online no formato de vídeo resumos gravados, buscando fortalecer a troca de experiências e conhecimentos. Os vídeo resumos serão disponibilizados na playlist do SEPETEC 2022 no canal do YouTube do IFSC Jaraguá do Sul.

 

MANHÃ

 

PALESTRA:
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA POLÍTICA PARA GARANTIA DE DIREITOS NA EDUCAÇÃO

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política pública decretada em 2010, e contempla em seus objetivos ações concretas voltadas à permanência e sucesso dos estudantes nas insituições federais de educação. Com ações que envolvem diferentes setores, sua ação mais conhecida entre os estudantes é o repasse de recurso financeiro. Esse momento visa apresentar aos interessados detalhes sobre como a politica é operacionalizada no IFSC, contemplando dois momentos: o primeiro uma fala sobre a temática e seu contexto histórico, e o segundo para que os presentes tirem sua dúvidas tanto sobre a política quanto sobre a viabilização do benefício.

Palestrante: Rodrigo Domit
Mediadora:  Liriane Guimarães Moraes
Local: B205
Horário: 10 horas
Clique aquipara fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o Palestrante: Bacharel em Comunicação Social (UFPR) e cursando Licenciatura em Letras (UNOPAR). Especialista em Tecnologias para a Educação Profissional pelo IFSC (2018). Atua como Assistente em Administração no IFSC desde 2013. Exerce atualmente a função de chefia do Departamento de Assuntos Estudantis do câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:
ESTUDO DE DIFERENTES APLICAÇÕES DO DIELÉTRICO NA REMOÇÃO DO INCONEL 718 COM ELETRODO DE COBRE

O processo de remoção por eletroerosão a fio (WEDM) possui grande aplicabilidade na confecção de componentes com difíceis condições de usinagem. Este processo é aplicado em materiais de elevada dureza e resistência mecânica, que são utilizados em aplicações específicas, como o metal duro. Diversos estudos são realizados para contribuir na diminuição de não conformidades, oportunizando parâmetros de contorno em todas as variáveis do processo, buscando otimizar continuadamente a operação por WEDM. As características físicas do material de estudo influenciam significantemente no processo de eletroerosão, tornando-se difícil a remoção por apresenta apenas uma pequena parcela da sua composição ser metálica. Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos na alteração do parâmetro do grupo de pulsos elétricos durante a remoção do metal duro pelo processo WEDM com fio de molibdênio sem imersão da peça no meio dielétrico. Dessa forma, compreender a resposta de três condições, uma sem intervalo em grupos de pulso tig e duas aplicando diferentes taxas de tig. Foram verificados nos ensaios que a condição sem intervalo apresentou resultados destacados na quantificação do rendimento tecnológico do processo e no menor índice de textura da superfície das amostras usinadas.

Autor: Gustavo Jamir da Silva
Prof. Msc.Cristiano da Silva
Prof. Msc. Giovani Conrado Carlini

Mediador: Almir Turazi
Local: A207
Horário: 10h50
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o autor: Graduado em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2017). Possui curso técnico em eletroeletrônica pelo instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de produtos eletrônicos, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Atua como técnico de laboratório eletromecânico do Instituto Federal de Santa Catarina. 

 

I SEMANA CULTURAL:
VIII SARAU CULTURAL

Coordenador: Biblioteca
Mediadora: Fabiana Alves dos Santos Schrodi
Local: Mezanino
Horário: 9h30


Atividade com participação aberta, sem certificação

 

 

TARDE

 

APRESENTAÇÃO DE INVENÇÃO:

SISTEMA DIDÁTICO PARA USO EM ESTUDO DE INTEGRIDADE DE SINAL EM PLACAS DE CIRCUITOS IMPRESSOS


Estudos sobre compatibilidade eletromagnética tornaram-se essenciais na sociedade moderna, pois, os equipamentos eletrônicos estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Dessa forma, esta pesquisa propõe a criação de um kit educacional para estudo de interferência eletromagnética em circuitos eletrônicos. O diferencial é que estes kits possibilitam este estudo utilizando geradores de sinal e osciloscópio, que são equipamentos relativamente baratos e facilmente encontrados em laboratórios dos cursos de Engenharia Elétrica/Eletrônica. Assim, dispensando maiores investimentos. Os kits se apresentam como uma poderosa ferramenta para o treinamento de profissionais, possibilitando a criação de uma gama de cursos para o campus e demais unidades do IFSC. Para o teste destas estratégias, foram desenvolvidas estruturas em placa de circuito impresso onde será forçado o aparecimento de cada tipo de interferência. O aluno, então, pode verificar na prática o conteúdo da teoria e, pode também, estudar e desenvolver técnicas para corrigir os problemas de interferência no próprio kit.

Autor: Prof. Msc. Pablo Dutra da Silva
Mediador: Edson Sidnei Maciel Teixeira
Local: A207
Horário: 15h00
Clique aquipara fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o professor: Possui graduação em Curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atuou como engenheiro de projeto eletrônico do Centro de Pesquisas Renato Archer no projeto DH-CTI em convênio com a empresa Intelbras SA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos integrados RF, circuitos integrados analógicos de baixo consumo, modelo compacto do transistor MOS. Tem experiência na área de compatibilidade eletromagnética, com o que trabalhou no Centro Universitário Católica de Santa Catarina em projeto do convênio com a empresa WEG SA. Atuou como professor de cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Mecânica e Produção também no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Atualmente é professor do Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) onde realiza projetos na área de medidas elétricas e instrumentação eletrônica para internet das coisas.

 

I SEMANA CULTURAL:
VIII SARAU CULTURAL

Coordenador: Biblioteca
Mediadora: Fabiana Alves dos Santos Schrodi
Local: Mezanino
Horário: 15h30

Atividade com participação aberta, sem certificação

 

NOITE

 

FEIRA DE INVENÇÕES:
FEIRA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Coordenador da atividade: Prof. Msc. Vitor Chemello
Mediadora: Paula Regina Correia
Local: A112
Horário: 19h00
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Apresentação do protótipo 1 - Bebedouro mecânico, ecológico, para cães e gatos
De fácil limpeza, o bebedouro mecânico ecológico para cães e gatos pode ser construído com restos de madeira de obras, playglass ou ainda, qualquer madeira. Não utiliza energia elétrica, e pode ser disponibilizado um sistema filtrante de acordo com a preferência do cliente. Por não possuir reservatório, não deixa a água parada, evitando assim a proliferação de mosquitos transmissores da Dengue, Zikae Chikungunya, etc. Esse fator impossibilitando, ainda, a proliferação de limo no equipamento. A ausência de reservatório traz, também, a vantagem de não necessitar abastecê-lo nem limpá-lo. A única limpeza exigida seria o prato que o animal de estimação beberá água, facilitando assim a higiene. Um sistema compacto para cães menores também pode ser produzido como mostrado na vista lateral da figura B. Com dimensões da base de (450 x 200 mm²) e altura de 246 mm. Nessa versão a altura do recipiente fica a 80 mm de altura permitindo que o bichinho de estimação de menor porte possa beber água.

Apresentação do protótipo 2 - Comedouro mecânico, ecológico, para cães e gatos
De fácil limpeza, o bebedouro mecânico ecológico para cães e gatos pode ser construído com madeira recicável de obras, playglass ou ainda, qualquer madeira. Não utiliza energia elétrica. O mecanismo possui um reservatório que deve ser carregado por uma pessoa sempre que a ração tiver acabado. O dispositivo possui uma tampa articulada que impede a assentamento de moscas e insetos indesejados evitando também que ratos e pássaros entrem em contato com a ração, impedindo a contaminação e eventuais contaminações de parasitos e micro-organismos. Um sistema compacto, para cães menores também pode ser produzido como mostrado na vista lateral da figura B. Com dimensões da base de (450 x 200 mm²) e altura de 246 mm. A altura do recipiente fica a 80 mm de altura permitindo que o bichinho de estimação de menor porte possa alimentar-se. É um equipamento ideal para animais que ficam um tempo longo tempo sozinhos.

Apresentação do protótipo 3 - Suporte telescópico ajustável e universal para carregamento de caiaque, canoas ou similares
Este suporte é utilizado para guindar caiques, canoas ou similares e colocá-los no rack de teto de qualquer veículo automotor que possua rack instalado. O dispositivo possui um conjunto de ventosas para afixá-lo no vidro do carro, capô ou porta-malas com a finalidade auxiliar o erguimento de pequenas embarcações, isto é, pode ser usado para auxiliar a instalação de caiaques, canoas ou similares em qualquer veículo. O dispositivo pode ser fixado no teto do veículo, vidro, capô ou tampa do porta-malas com a ajuda de uma ventosa tripla. Serve para qualquer tipo de caiaque, canoa ou similares. Não arranha o veículo e nem danifica a embarcação pois conta com um par de rodas confeccionadas de borracha. 

Sobre o professor: Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor do INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Aplicada à Medicina e Biologia e leciona nos cursos técnicos do IFSC Jaraguá do Sul RAU. Construiu e montou um laboratório de Física próprio e interativo. Atuou na área de capacitação de professores. Coordenou diversas visitas técnicas.

 

PALESTRA:
O CONHECIMENTO É PARA TODOS? ELE VEM DE TODOS?


A educação básica técnica e tecnológica configura-se como um espaço de debates e disputas quando o víes da discussão é o conhecimento. Por esse motivo, questionar a origem de uma informação torna-se essencial para a construção de uma abordagem crítica e construtiva de tudo aquilo que se ensina e se aprende na escola. Assim, pode-se entender que a maneira como se traz informações é repleta de um conjunto bem denso de escolhas que nem sempre levam em consideração a diversidade e as singularidades. Nesse contexto, o preconceito, a estereotipação e a discriminação passam a ter vez, tornando-se muitas vezes protagonistas de propostas pedagógicas e de momentos de socilaização de experiências de cunho social, política, econômica e cultural. A partir desse cenário, o objetivo dessa palestra é trazer as motivações necessárias enxergar nas singularidades de cada sujeito apresente.

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Herculano de Sousa Guilherme
Mediador: Marcelo Silva de Jesus
Local: A207
Horário: 19h00
Clique aquipara fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre o Palestrante: Possui graduação em Letras - Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor de língua portuguesa do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcionalista e descrição do Português na perspectiva do uso, atuando principalmente nos seguintes temas: Português Língua Materna, PLNM, PLE, PLAc, ensino e aprendizagem de línguas; construção e análise de materiais didáticos.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:
PROJETO INTEGRADOR: ENSAIOS DE ISOLAÇÃO E RESISTÊNCIA EM GERADORES SÍNCRONOS DA USINA DO PIRAÍ

Neste trabalho detalham-se os ensaios de resistência e isolação de um gerador síncrono. Com isso, pretende-se avaliar as reais necessidades de secagem e/ou limpeza do gerador depois de um período fora de operação. Os ensaios são importantes para verificar-se se a isolação está em perfeitas condições para que ela suporte a tensão nominal do gerador ou se há necessidade de um período de secagem antes de voltar a operação.

Autor: Edenilton Jahn
Orientador e mediador: Prof. Dr. Arthur Garcia Bartsch
Local: B205
Horário: 19h00
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (em breve)Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Atua como técnico em eletromecânica atendendo às demandas da Celesc Geração.

 

I SEMANA CULTURAL:

VIII SARAU CULTURAL

Quer apresentar seu talento para o mundo? Então inscreva-se e participe do VIII Sarau Cultural promovido pela Biblioteca do Câmpus Jaraguá do Sul - Rau. Estudantes, servidores e comunidade são bem vindos para apresentar seu talento na dança, música, declamando um texto ou poema. Participe. Para se inscrever como participante do evento preencha o formulário clicando aqui

Coordenador: Biblioteca
Mediadora: Fabiana Alves dos Santos Schrodi
Local: Mezanino
Horário: 20h20


Atividade com participação aberta, sem certificação

 

 


DIA 27

 

SEPETEC
2º SEMINÁRIO DE ENSINO DE PESQUISA E EXTENSÃO: FORTALECENDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO


Acesse o site oficial do SEPETEC
Horário: Dia todo

 

MANHÃ

 

ESTANDE:
MELIPONICULTURA

Coordenação: Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Mediador: Anderson José Antonietti
Local: Mezanino
Horário: 8h00

 

I SEMANA CULTURAL:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coordenação: Núcleo de Contadores de Histórias IFSC Rau
Mediadora: Fabiana Alves dos Santos Schrodi
Local: biblioteca
Horário: 9h30Público alvo: estudantes da CMEI Anelia Enke Karsten e EEB Júlia Karsten
Inscrições Encerradas!

 

PALESTRA HÍBRIDA:

OS DESAFIOS DO ENSINO NO IFSC

A palestra dará um panorama sobre as políticas e as ações ligadas ao ensino no IFSC nos diferentes níveis e modalidades de ofertas. Debaterá as conexões entre a realidade do IFSC e outras instituições, em especial às dedicadas à educação profissional e tecnológica. Por fim, indicará os grandes desafios atuais e as perspectivas futuras para o ensino no IFSC. 

Palestrante: Prof. Dr. Adriano Larentes da Silva  (Pró-Reitor de Ensino IFSC)
Mediador:  Edson Sidiney Maciel Teixeira
Local: B205
Horário: 10h00
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa (aberta!)

Sobre a Palestrante: Pós-doutor em Educação pela Universidade Nacional Autônoma do México e em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, Campus Chapecó. Entre suas áreas de atuação como docente e pesquisador estão o Currículo Integrado, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e as Políticas Públicas. É professor do mestrado PROFEPT/IFSC, onde leciona os componentes curriculares Bases Conceituais em EPT e Currículo e Formação Integrada. Também é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado do IFSC, Câmpus Chapecó e líder do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação em Ensino, Trabalho e Sociedade do IFSC. Desde 2021 é Pró-Reitor de Ensino do IFSC. 

 

TARDE

 

I SEMANA CULTURAL:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coordenação: Núcleo de Contadores de Histórias IFSC Rau
Mediadora: Fabiana Alves dos Santos Schrodi
Local: biblioteca
Horário: 13h30
Atividade com participação aberta, sem certificação

 

MINI-CURSO:
ATERRAMENTO ELÉTRICO EM RESIDÊNCIAS | aula 2

Ementa: 

1. Aterramento elétrico na entrada de energia elétrica em residências;
2. Características de instalação do aterramento elétrico em residências.

Coordenador: Prof. Msc. Emerson José Soares
Mediador: Marcos Antonio Salvador
Local: B104
Horário: 16h30
 

- AVISO DA ORGANIZAÇÃO: Pedimos desculpas e informamos que as inscrições foram suspensas em razão de ficar apenas 1 Mini-curso em duas etapas com inscrição única. Ou seja, os interessados deverão se inscrever para 11. ATIVIDADE EPE: Mini-curso: Aterramento elétrico em residenciais - aula 1 (25-10-22) e automaticamente estarão inscritos para a aula 2 (27-10-22).



Sobre o professor: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2013), Mestrado em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Atualmente é professor de ensino de 1° e 2° grau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, onde m inistra aulas de Instalações Elétricas Residenciais no Curso Técnico em Eletrotécnica.

 

 

NOITE

 

MELIPONICULTURA:

ENCONTRO DE MELIPONICULTORES

Coordenação: Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Mediador: Anderson José Antonietti
Local: A207
Horário: 18h30
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa  (aberta!)

 

DEFESA DE TCC:
PROJETO DE UM DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO PARA ESTUDO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DE ARCOS ELÉTRICOS EM CURTO-CIRCUITOS

A interrupção de corrente é a tecnologia principal dos disjuntores de baixa tensão e é caracterizada pela presença de um arco elétrico. Este trabalho tem como objetivo projetar e desenvolver um dispositivo para estudo do comportamento de arcos elétricos dentro da câmara de interrupção de disjuntores de baixa tensão, com isso busca-se fornecer uma contribuição para a compreensão de um fenômeno tão complexo via obtenção de dados elétricos e mecânicos que retratem o seu comportamento. Como metodologia de trabalho, empregou-se o conceito Design Thinking, para o desenvolvimento do projeto do produto, sendo o mesmo dividido em quatro etapas: Imersão; Análise e Síntese; Ideação e Prototipação. A problemática é abordada do ponto de vista experimental pela implementação de ferramentas de diagnóstico e um dispositivo de teste. Um dispositivo experimental eletromecânico dedicado a este estudo foi projetado, simulado e implementado. O protótipo consiste de uma fonte de alimentação gerando uma corrente de curto-circuito; um modelo que reproduz a câmara de extinção de um disjuntor de baixa tensão; um sistema para abrir o contato no instante e velocidade desejados; bem como a instrumentação do experimento, incluindo o controle e as ferramentas de diagnóstico. O dispositivo experimental apresentou resultados eloquentes e a análise combinada dos resultados obtidos durante os testes do protótipo permitiram uma fidedigna reprodução dos principais subsistemas de um disjuntor de baixa tensão.

Graduando: Everton Soares Pivotto | Orientador: Prof. Msc. Cassiano Rodrigues Moura | Coorientador: Msc. Fabio Decker de Souza
Mediadora: Jussete Rosane Trapp Wittkowski
Local: C204
Horário: 19h00
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa  (aberta!)

Sobre o autor: Graduando no curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Campus RAU, Mestre em Engenharia Elétrica pela FURB (2016) e Bacharel em Engenharia Elétrica pela UFSM (2013). Atua como Analista de Engenharia no Setor de Desenvolvimento de Componentes da WEG WDC no projeto de Disjuntores em Caixa Moldada.

 

PALESTRA:
LABIC NOVALE - COMUNIDADES DE PRÁTICA, COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM 

Laboratórios de inovação cidadã  (LabICs) são espaços de aprendizagem e experimentação que dão apoio à criação de soluções de design para questões de interesse vinculadas às dimensões social, econômica, ambiental e tecnológica de uma cidade. Um LabIC facilita a colaboração, a experimentação e, sobretudo, a produção e o desenvolvimento de projetos que buscam melhorar a vida em comum. Para isso, estimulam que seu público seja formado por produtores ativos: produtores de suas próprias ideias e projetos ou mesmo produtores das ideias e projetos de outras pessoas. Em setembro de 2021, um programa promovido pelo Medialab-Prado e a Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria da Espanha contribuiu para a formação de mais de 50 laboratórios de inovação cidadã em cerca de 13 países. Entre os 4 laboratórios iniciados no Brasil está o LabIC Novale - laboratório de inovação cidadã vinculado ao Centro de Inovação Jaraguá do Sul - Novale Hub. Desde então, o LabIC Novale vem trabalhando para se tornar uma estrutura permanente de apoio ao desenvolvimento de projetos criativos, abertos e colaborativos por meio das lógicas de experimentação e prototipação - características dos processos participativos do campo do design de interação urbana. A partir da experiência de idealização e coordenação do LabIC Novale, Laryssa Tarachucky apresenta as possibilidades de conexão entre comunidade e academia quando se estimula a mistura de saberes, de olhares e de perspectivas em esforços coletivos destinados a dar forma a ideias e soluções para questões urbanas.  

Palestrante: Drª. Laryssa Tarachucky
Mediador: Josué Vogel
Local: B205
Horário: 19h00
Clique aqui para fazer sua inscrição no Sigaa  (aberta!)
 

Sobre a Palestrante: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (Católica SC), mestre em Design e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Integrante do Laboratório para Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabCHIS/UFSC) e da Rede Austrália-Brasil de Pesquisa e Prática em Cidades Inteligentes. Pós-doutoranda pelo Centro de Sínteses Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. É idealizadora e coordenadora do LabIC Novale - laboratório de inovação cidadã que estrutura os eixos de inovação social e urbana do Centro de Inovação Jaraguá do Sul - Novale Hub.

 

ENCERRAMENTO DA SNCT 2022: CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL – RAU
FALA DA GESTÃO E ATIVIDADE CULTURAL

 


APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
GRUPO DE CANTO CORAL ADULTO e BANDA DE PERCUSSÃO

Grupo de Canto Coral Adulto: Esse grupo presente são integrantes de alguns grupos de canto da professora Betina que acontecem em regiões diferentes na cidade de Jaraguá do Sul.  As aulas de Técnica Vocal e Canto Coral tem como objetivo proporcionar conhecimento e desenvolvimento Vocal e de Canto em Grupo. As aulas acontecem no período noturno e é oferecido a toda comunidade através do Bolsa Técnico Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul. 

Regente: Betina Hardt 
Regente: Williams Silva de Oliveira

Atividade com participação aberta, sem certificação


banda de percussão

 

Local: Mezanino
Horário: 20h30


 

Avalie o evento

Clique aqui para deixar a sua avaliação sobre a SNCT 2022, do Câmpus Jaraguá do Sul - Rau. 

Contato

Para mais informações:

extensao.gw@ifsc.edu.br