Câmpus Joinville

18, 26 e 27 de outubro de 2022

Entre 18 e 27 de outubro, o Câmpus Joinville realiza a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022, com base em três atividades: planetário móvel, palestra técnica e apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão.

Realizada anualmente, a SNCT é um evento nacional que tem como objetivo mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país. Neste ano, o tema é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Programação

18 de outubro | Manhã e tarde | Ginásio de Esportes
Planetário Móvel da Udesc Joinville
Sessões direcionadas aos cursos técnicos integrados.
O equipamento permite a visualização de fenômenos como eclipses, passagem de cometas, simulação de equinócios e solstícios, observação de constelações, planetas, satélites, galáxias, entre outros corpos celestes.
 
26 de outubro | 18h50 | Auditório e com transmissão pelo canal IFSC Joinville no YouTube
Palestra “Concepção de membranas eletrofiadas com fibras nanométricas e suas aplicações no campo da saúde e indústria”, com a diretora da DBM Eletrotech, Márcia Adriana Tomaz.
A DBM atua na fabricação e comercialização de máquinas de eletrofiação e de membranas eletrofiadas com fibras nanométricas para fins médicos, odontológicos e industriais. A startup, que teve origem em um grupo de pesquisa acadêmica, ganhou o prêmio Sinapse de Inovação, em 2018, e, em 2019, os prêmios de Expoinovação e JEDI (Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação da cidade de Joinville), o edital de subvenção da Fapesc Covid-19 e Finep Startup. Em 2020, foi acelerada pelos programas Inovativa Brasil e Programa Mulheres Inovadoras.
 
26 e 27 de outubro | Noite | Auditório
Apresentação dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em 2021, por professores e estudantes dos cursos superiores de Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e tecnologia em Gestão Hospitalar.