Maquinário desenvolvido no Câmpus Itajaí é entregue à associação beneficente para reciclagem de materiais

PESQUISA Data de Publicação: 22 mar 2023 17:54 Data de Atualização: 24 mar 2023 16:31

Nesta terça-feira (21), representantes da Associação Instituto Frutos das Mãos, de Balneário Camboriú, estiveram no Câmpus Itajaí para receber um maquinário que permitirá cortar espumas para serem utilizadas na fabricação de almofadas, travesseiros, bonecas e bichos de pelúcia. O equipamento foi desenvolvido através do projeto “Ampliação da capacidade de reciclagem no município de Balneário Camboriú” e recebeu recursos do edital da Fapesc nº 06/2018. “Nós somos uma instituição beneficente que tem cerca de 70 voluntárias, recebemos doação de roupas para fazer bazar, fazemos enxoval para crianças e artesanato. Fabricamos almofadas com materiais que recebemos de doação. Utilizamos bastante espuma de colchão e antes perdíamos muito tempo cortando as espumas, agora com esse equipamento esse processo será muito mais rápido e não demandará tanto esforço, antes a gente costumava machucar as mãos nesse processo”, explica a presidente da Associação, Sônia Roder.

Além desse equipamento, foram desenvolvidos ainda uma injetora e uma extrusora que permitem que os materiais processados possam ser utilizados como matéria-prima na fabricação de outros objetos. “O projeto foi pensado para cooperativas de reciclagem. Eles costumam vender os plásticos coletados por centavos e com esses equipamentos eles conseguem triturar o material e vendê-lo, por exemplo, para a uma indústria a um valor muito mais alto. Podem também processar o material e fabricar outros objetos. Desta forma, o polietileno encontrado em garrafas de água sanitária ou mesmo em embalagens de xampu pode se transformar em raspadores de parafina para utilizar em pranchas de surf, em grampos de roupas, copos, chaveiros”, explica o professor do Câmpus Itajaí que foi o coordenador do projeto Cássio Aurélio Suski.


O projeto desenvolvido no Câmpus Itajaí envolveu estudantes dos cursos técnicos integrados em Recursos Pesqueiros e em Mecânica e foi inspirado na rede "Precious plastic" criado pelo holandês Dave Hakkens.

PESQUISA CÂMPUS ITAJAÍ