Nota oficial: tragédia em escola infantil em Blumenau

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 05 abr 2023 15:03 Data de Atualização: 28 abr 2023 20:29

É com profundo pesar que o IFSC manifesta-se novamente em solidariedade a vítimas de violência dentro do ambiente escolar. A tragédia que vitimou quatro crianças em Blumenau, num ato de barbárie e truculência, é sentida em todo o país. Não há nada que justifique tamanha violência, ainda mais contra crianças de tão pouca idade.

O IFSC envia sua solidariedade às famílias e ao povo blumenauense, e reitera que fará todos os esforços para que a Educação seja transformadora e cidadã, pois acreditamos que é dessa forma que podemos tornar nossa sociedade mais consciente e formar cidadãos com mais humanidade e olhar aberto à diversidade. Em um mundo mais justo e igualitário e onde há difusão do conhecimento, a violência recua.

Em relação às nossas atividades, ressaltamos que os câmpus têm autonomia para decidir sobre a suspensão ou não das aulas, bem como demais medidas e a gestão dará todo o apoio necessário. Até o momento, Gaspar e Itajaí decidiram cancelar as atividades presenciais.

Pedimos também o cuidado no compartilhamento de informações. Em situações como esta, é natural a apreensão e a necessidade, inclusive, de conversar com a família e amigos sobre o tema. Mas solicitamos à comunidade que evitem destacar o nome do autor, biografia e imagens dele e da tragédia. Conforme destacou o Ministério Público de Santa Catarina, há estudos e extensa literatura que a exposição do agressor e das imagens do ocorrido são um estímulo para novos ataques.

 

Florianópolis, 5 de abril de 2023

Instituto Federal de Santa Catarina

NOTA OFICIAL