Provas do Enade 2020 serão aplicadas em 22 de novembro

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 08 jan 2020 10:10 Data de Atualização: 08 jan 2020 10:20

As provas da edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) serão aplicadas em 22 de novembro, a partir das 13h30, no horário de Brasília. A informação foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) segunda-feira (6),  em edital no Diário Oficial da União (DOU).

O Enade é destinado a estudantes concluintes de cursos de graduação. Ingressantes também são inscritos, mas não fazem o teste. Somente alunos habilitados que realizaram a prova podem obter o diploma de graduação. Nesta edição, de acordo com o edital, serão avaliados estudantes vinculados a 30 áreas de formação superior, por meio de cursos tecnológicos, de bacharelado e de licenciatura.

Vinculado ao MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, irá divulgar em breve — e também por meio de edital — cronograma, prazos, procedimentos técnicos e quais são as responsabilidades das instituições de educação superior e dos estudantes.

O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Os cursos que serão avaliados serão:

Em áreas relativas ao grau de licenciatura: Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Inglês; Letras – Português; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia; Química.

Em áreas relativas ao grau de bacharel: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Química; Sistemas de Informação.

E em áreas relativas ao grau de tecnólogo: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;  Tecnologia em Redes de Computadores.

Os estudantes habilitados para o Enade deverão ser inscritos pelas instituições de educação superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

GOVERNO FEDERAL NEWS