Estudantes do Câmpus Joinville conquistam 9 medalhas na Olimpíada de Astronomia e vagas na seletiva internacional

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 out 2022 14:59 Data de Atualização: 27 out 2022 15:11

O Câmpus Joinville teve nove alunos medalhistas na XXV Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022. A entrega das três medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze aos estudantes dos cursos técnicos integrados foi realizada na tarde desta quinta-feira (27) pelo professor de física e representante do câmpus na OBA, Fernando Cláudio Guesser.

Conheça os medalhistas:

• Isabela Cardozo - ouro
  • Paulo Pimentel Regueira - ouro
  • Pedro Gustavo Rieck - ouro
  • Bruno Vieira Brüning – prata
  • Eduardo Mello da Costa - prata
  • Maria Rita Neves de Lemos - prata
  • Raul Victor Duarte Grando - prata
  • Lucas Bail Silveira - bronze
  • Nicolas Roberto Friedrich – bronze

Da lista, quatro estudantes estão participando da seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2023: Bruno, Eduardo, Isabela e Pedro. São três provas classificatórias, e a primeira avaliação aconteceu no dia 14 de outubro. As próximas provas serão em novembro e dezembro. As melhores notas irão compor a equipe brasileira na competição.

No último semestre do técnico integrado em Eletroeletrônica, Pedro está empenhado na seletiva internacional. Além de resolver as questões de provas anteriores em casa, ele aproveita o tempo livre no IFSC para tirar dúvidas com professor Fernando. Seu interesse pelas olimpíadas vem da afinidade com o uso do pensamento lógico para resolução das questões. Não é à toa que pretende fazer faculdade de Matemática.

Já Nicolas se interessou pela astronomia a partir da olimpíada. Sua primeira OBA foi em 2019, no 9º ano na Escola Municipal Professor Bernardo Tank, onde também iniciou sua trajetória olímpica na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). “Tem muito a questão de oportunidade que as olimpíadas trazem”, conta Nicolas, citando o exemplo do Programa de Iniciação Científica (PIC), da Obmep.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS