Empresa Júnior do Câmpus Criciúma participa de eventos estaduais e prepara nova seleção

EXTENSÃO Data de Publicação: 09 ago 2019 14:55 Data de Atualização: 06 out 2020 12:31

Os últimos dias de julho foram bem agitados para os membros da MAJ – Mecatrônica e Automação, empresa júnior formada por estudantes de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Entre os dias 26 e 28, eles participaram de três eventos importantes no Estado. Agora com nova diretoria, eles preparam mais um processo seletivo para a admissão de novos integrantes.

No dia 26, os estudantes Luiz Fernando Anacleto, Daniel Delano, Thiago Benincá e Marcos Daros Felipe participaram de um desafio na empresa de eletrodomésticos Whirlpool, em Joinville, quando empresas juniores previamente selecionadas tiveram de apresentar soluções para problemas reais. O “Desafio You Whirlpool” deu aos alunos a oportunidade para que apresentassem seus resultados aos diretores da companhia. A MAJ não venceu o desafio, mas a experiência valeu muito mais.

“Foi uma experiência sem igual poder passar o dia com pessoas tão importantes para a companhia em nível mundial, e ainda por cima poder fazer uma proposta de projeto que poderia ser comprado pela empresa. Recebemos muitos feedbacks após esse momento, que nos ajudarão a melhorar o nosso desempenho em outras oportunidades que teremos no mercado de trabalho futuramente”, diz Marcos.

No mesmo dia, mas em Florianópolis, a MAJ participou do WorkWeeknd, encontro organizado pela Federação das EJs de Santa Catarina (FEJESC) que reuniu empresas de todo o Estado para troca de experiências. Ao grupo que esteve em Joinville, se juntou o estudante Vitalli Kyburz, agora o novo presidente da MAJ.

Para fechar a turnê da MAJ pelo Estado, a empresa recebeu a certificação do IFSC como empresa filiada à Fejesc. A certificação ocorreu no encerramento do Seminario de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei).

Nova seleção

Preocupada em renovar os quadros e abrir oportunidades para mais estudantes, a MAJ fez mudanças recentes na diretoria. O até então diretor Vitalli assume o cargo de presidente da empresa, atuando ao lado dos três novos diretores: Luiz Fernando, Thiago e Daniel. Atualmente, são quatro diretores e outros nove integrantes entre os estudantes de Engenharia Mecatrônica.

“Aceitei essa proposta mais como um desafio mesmo. Eu pensava que não tinha perfil para ser presidente e que isso seria um grande desafio, então aceitei como uma responsabilidade diante dos outros, por ser o único diretor antigo a permanecer na diretoria. Acho que eu tenho bastante a crescer com isso”, afirma.

A mudança também foi motivada pela ida de Marcos, até então presidente da MAJ, para um grupo especial da Fejesc dedicado a incentivar o empreendedorismo nas instituições de ensino superior de Santa Catarina, auxiliando na estruturação e regularização das empresas.

“O que proporcionou que eu entrasse para o time foram as inovações que a MAJ conseguiu trazer no seu processo de criação e federação. Conseguimos, através deste nosso processo enxuto, trazer resultados muito rápidos e gratificantes para a empresa”, diz Marcos

Agora, a MAJ realizará um novo processo para a seleção de estudantes que queiram atuar na empresa. A seleção deve ocorrer de 12 a 22 de agosto. Enquanto isso, os alunos trabalham em três projetos diferentes, prestando serviços para empresas e instituições.

A Empresa Júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. O objetivo de constituir-se uma Empresa Júnior é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO