O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunas do Programa Mulheres Sim realizam mostra de trabalhos

EXTENSÃO Data de Publicação: 14 nov 2019 13:58 Data de Atualização: 14 nov 2019 14:04

Os trabalhos desenvolvidos pelas participantes do Programa Mulheres Sim, do Câmpus Jaraguá do Sul – Rau, foram apresentados à comunidade na tarde desta terça-feira, dia 12. Entre os trabalhos apresentados estavam artesanatos como pufs, porta-retratos, vasos, luminárias e caixotes decorativos confeccionados pelas participantes do programa durante as aulas.

A atividade faz parte curso de Manutenção Residencial Básica para Mulheres, que tem por objetivo empoderar mulheres, ofertando conhecimentos que tradicionalmente são dos homens. Além de artesanato, as participantes também aprenderam sobre marcenaria e a fazer pequenos reparos domésticos, como instalações de tomadas e chuveiros, troca de resistências, além de conhecer as funções e nomes das ferramentas utilizadas.

Uma das alunas é a cearense Luiza Colege da Silva, de 42 anos. Ela reside há 10 anos em Jaraguá do Sul e precisa sustentar sozinha sozinha seus quatro filhos. Durante a apresentação Luiza contou, animada, o que aprendeu no curso e declara que não pretende parar de estudar. “O curso serviu para me incentivar a continuar estudando. Quero terminar o ensino médio, que eu larguei, e quem sabe fazer um curso técnico no futuro”, afirma.

Luiza destaca a importância das aulas sobre instalações elétricas. “Me surpreendi quando aprendi que não pode ligar o chuveiro na tomada, porque a amperagem é alta e pode aquecer e até explodir. A gente vê instalações assim em todo lugar e é perigoso”, acrescenta.

Já para a aluna Marcia Maria Rech, de 59 anos, o curso serviu para que se sentisse empoderada ao conseguir fazer pequenos reparos em casa. “Ontem mesmo arrumei uma torneira elétrica que me dava choque em casa. A gente se sente bem fazendo coisas que antes achava que só homem sabia fazer”, declara.

Integrante da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, Márcia relata que venceu a doença há três anos. Foi na Rede Femina que adquiriu gosto por artesanato e ficou feliz em poder desenvolver novas técnicas e confeccionar novos trabalhos do IFSC. “Eu levava o que a gente fazia daqui [do IFSC] para lá [Rede Femina] e de lá para cá, foi bom para fazer essa troca de experiências”.

Sobre o Programa Mulheres Sim

O Mulheres Sim é um programa de extensão do IFSC que busca atender aos objetivos das políticas públicas de promoção da inclusão da mulher nas dimensões educacional, econômica, social e cultural. O programa busca subsidiar o desenvolvimento da autonomia política, da erradicação da extrema pobreza, do combate à violência, da consolidação da cidadania feminina e do desenvolvimento sustentável em harmonia com a Missão do IFSC.

A intenção é que com este conhecimento essas mulheres se tornam capazes de reduzir os custos do núcleo familiar, além de oferecer seu trabalho para amigas e vizinhas, bem como, ter condições de acompanhar e, eventualmente, supervisionar o trabalho de um profissional que necessite consertar algum item em sua residência.

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.