Estudantes participam de projeto internacional para medir raio da Terra

ENSINO Data de Publicação: 30 jan 2020 11:55 Data de Atualização: 30 jan 2020 12:06

Estudantes do terceiro módulo matutino do curso técnico em Agrimensura do Câmpus Florianópolis participaram de um projeto internacional que repete um experimento feito há mais de 2 mil anos e que comprovou, de forma simples, porém científica, que a Terra é redonda e permitiu calcular qual o tamanho da medida do raio do planeta. Participaram também centenas de instituições de ensino de países dos continentes europeu, africano e americano.

O Projeto Eratóstenes é realizado desde 2010 com suporte da União Astronômica Internacional (IAU) e consiste em repetir o famoso experimento realizado pelo grego de mesmo nome, antigo chefe da Biblioteca de Alexandria, que por volta de 2,2 mil anos atrás realizou a primeira medição conhecida do raio da Terra, medindo o ângulo da sombra solar por volta do meio-dia e conhecendo a distância aproximada entre as cidades egípcias de Alexandria e Siena (atual Assuã).

“O projeto possui forte apelo educacional, pois, por meio de um experimento relativamente simples (medição do tamanho da sombra de um objeto verticalizado) e de relações matemáticas básicas, é possível estimar o valor do raio da circunferência terrestre”, explica o professor Ivandro Klein, que coordenou as medições da turma.

As medições necessárias foram feitas por volta do meio-dia do dia 10 de outubro, sendo os dados enviados para a coordenação do projeto, responsável por receber os dados de todas as instituições de ensino participantes e realizar os cálculos necessários.

“Quando recebemos os resultados finais, ficamos bastante satisfeitos, pois o valor calculado para o raio da Terra foi 6,3 mil quilômetros, uma diferença inferior a 2% em relação ao valor de referência atual. Considerando que este resultado foi obtido por um método tão simples, a margem de erro obtida é altamente satisfatória”, afirma o professor. Segundo Ivandro, como o projeto é anual, a ideia é incentivar mais alunos a participarem nos próximos semestres. “É uma forma de aprendizado alternativa bastante prática e interessante e que, inclusive, pode ser abordada até mesmo nas séries escolares iniciais, devido a sua simplicidade”, conclui.

O famoso cientista, físico, biólogo e astrônomo norte-americano Carl Sagan explicou, em uma série televisiva dos anos 1980, o que foi o experimento de Eratóstenes e como ele pôde chegar a um cálculo bastante preciso da circunferência terrestre. Clique aqui para conferir e entender melhor.

ENSINO NEWS