O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Canoinhas desenvolve sistema on-line de gerenciamento para associação de pacientes oncológicos

ENSINO Data de Publicação: 10 nov 2020 14:16 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:35

O controle por planilha eletrônica dos pacientes atendidos pela Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas (Apoca) está com os dias contados. Estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas estão desenvolvendo um sistema de informação on-line para o gerenciamento dos usuários da entidade. O projeto é financiado pelo Edital 2019_PROEX 34, com execução até 21 de dezembro.

O processo de desenvolvimento do sistema utiliza ferramentas de versionamento, linguagens de programação e frameworks de uso gratuito.  “O sistema consistirá numa aplicação web que poderá ser acessada a partir de um navegador de qualquer dispositivo conectado à internet. Será aplicada a metodologia de desenvolvimento ágil Scrum, um framework de gerenciamento de projetos atualmente utilizado em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo”, explica professor Denilson Fagundes Barbosa, que coordena o projeto junto com o professor Alexandre Augusto Alberto Moreira de Abreu.

“A proposta é possibilitar um controle mais efetivo e ágil dos atendimentos realizados pela Apoca, melhorar a qualidade e a assertividade dos processos e centralizar os dados sobre histórico e o quadro evolutivo dos pacientes atendidos”, conta o acadêmico Adam Roger Slabadack, do terceiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e gestor da Apoca.

Para o desenvolvimento do sistema, professor Alexandre explica que alunos bolsistas e voluntários estão trabalhando de forma remota, com reuniões por webconferência, desde o final de março. O trabalho começou com o levantamento e análise das funcionalidades a serem implantadas. “Usando as boas práticas de engenharia de software, os requisitos foram documentados e se passou à modelagem do sistema utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML)”, conta o professor. Em fase final de implantação, o sistema vai passar pela etapa de validação com usuários reais.

Coordenada pelos professores Denilson e Alexandre, a equipe do projeto é formada pelos alunos bolsistas Daniel Wzoreck e Eduardo Henrique de Oliveira e pelos estudantes voluntários Mateus Ferreira de Souza, Tiago da Silveira Padilha, Bruno Perdoná e Maher Ben David Ramos Daoud, além do próprio Adam.

Demanda compartilhada

Criada em 1998, a Apoca conta hoje com mais de três mil pacientes cadastrados, de seis municípios da região do Planalto Norte: Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Papanduva e Irineópolis. Por mês, é realizada uma média de quatrocentos atendimentos nas diversas áreas de atuação, como assistência jurídica, acompanhamento de evolução médica, atendimento multidisciplinar com assistente social, nutricionista e psicóloga e fornecimento de auxílio para aquisição de medicamentos e alimentos, entre outras ações.

Ao constatar a dificuldade de gerenciamento de todos os serviços e informações por planilha eletrônica, ainda mais com o número crescente de usuários, Adam Slabadack decidiu levar a demanda da Apoca para professores e colegas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que submeteram o projeto.

“Esta é apenas uma das necessidades da associação, que também carece de sistemas para gerenciamento de estoque e controle financeiro. Por isso, o sistema proposto neste projeto será um módulo de um sistema maior, que será desenvolvido a partir da execução de outros projetos no futuro”, conta o estudante, que atuou como voluntário de projeto na Apoca por mais de um ano, até ser contratado como gestor da entidade em junho deste ano.

ENSINO CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.