O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Joinville realiza seu primeiro torneio local de matemática

EVENTOS Data de Publicação: 07 dez 2020 16:38 Data de Atualização: 07 dez 2020 16:58

Estudantes do Câmpus Joinville tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez de uma competição local de matemática: o Torneio de Matemática dos Técnicos Integrados do IFSC Câmpus Joinville (ToMaTI²), com prova on-line no dia 1 de dezembro e divulgação dos resultados no dia 2, como parte da programação da Semana da Cultura Geral. Mesmo realizada de forma on-line, a experiência foi considerada positiva por professores e alunos.

“Foi um desafio, mas uma satisfação muito grande, colocar em prática este primeiro torneio, justamente no ano em que a gente comemora dez anos de implantação dos cursos técnicos integrados no Câmpus Joinville”, avalia professor Paulo Amaro dos Santos. Por conta das características próprias de um evento on-line, como necessidade de equipamento e conexão para acesso ao formulário eletrônico no horário estipulado, apenas 23 alunos conseguiram realizar a prova. Mesmo assim os resultados foram bem positivos.

“Achei o torneio excelente. A prova foi muito bem feita, num bom nível para alunos de todos os módulos, e foi bem divertida de se resolver”, analisa o aluno João Marcos de Oliveira, do técnico integrado em Mecânica, que acredita que o projeto tem que continuar, porque pode criar um grande interesse nos alunos em participar de olimpíadas de matemática. “Na minha opinião, a competição local dá uma sensação de ser mais alcançável, mais próxima dos alunos. E esse sentimento é muito positivo”, ressalta João, que é um entusiasta das olimpíadas.

 “As olimpíadas me proporcionaram grande parte das experiências incríveis que vivi. As cerimônias de premiação já me levaram a lugares que eu provavelmente nunca teria ido, como o Congresso Internacional de Matemáticos. Através delas eu conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram muito, tanto alunos quanto professores”, destaca João Marcos.

Ele ficou em primeiro lugar no ToMaTI² e soma mais uma medalha de ouro em sua coleção, composta por quatro ouros, uma prata e um bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), além de menção honrosa na Olimpíada Regional de Matemática (ORM) e na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). “Espero um dia poder ajudar mais pessoas a se interessarem por esse mundo das olimpíadas de matemática, retribuindo tudo que um dia outros fizeram - e ainda fazem - por mim.”

Se depender da comissão organizadora, o Torneio de Matemática do Câmpus Joinville terá continuidade. “Foi uma construção bastante relevante e produtiva. E já começamos a pensar o que pode ser melhorado para o próximo torneio”, enfatiza professor Paulo Amaro, que participa da organização junto com os demais professores de matemática, Joni Fusinato, Júlio Cesar Tomio e Roberta Briesemeister.

Estes professores aproveitaram a brecha deixada pela Obmep, que não realizou a prova deste ano em virtude da pandemia, para colocar em prática uma competição local que vinham pensando há algum tempo, como forma de estimular e difundir o interesse pela matemática nos alunos dos cursos técnicos integrados, contribuir para a redução de déficits no aprendizado do ensino fundamental e médio e melhorar o desempenho dos estudantes na escola.

Classificação final

Medalha de ouro:

João Marcos de Oliveira

Luis Roberto Quintanilla Torrez

Maria Eduarda Carneiro

Gustavo Fabianno Pereira

Medalha de prata:

João Gabriel da Silva

Luiz Otávio Dambrós

Romero Perardt Magalhães Brito

Pedro Gustavo Rieck

Isadora Beathalter

Manuela Martins da Rosa

Medalha de bronze:

Ana Maria Plucinscki

Eduardo Mello da Costa

Raissa Barbi Ciscon

Lucas Bail Silveira

Gabriela Boing

Eduarda Rathunde Kohn

Bruna Jonck Eggert

Enthony Antunes Negrello

Menção honrosa:

Henrique de Mattos

Luana da Silva Teixeira

Isabela Cardozo

Thiago Luís Santos da Conceição

Vinicius de Pieri Rodrigues

 

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.