Câmpus Joinville realiza seu primeiro torneio local de matemática

EVENTOS Data de Publicação: 07 dez 2020 16:38 Data de Atualização: 07 dez 2020 16:58

Estudantes do Câmpus Joinville tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez de uma competição local de matemática: o Torneio de Matemática dos Técnicos Integrados do IFSC Câmpus Joinville (ToMaTI²), com prova on-line no dia 1 de dezembro e divulgação dos resultados no dia 2, como parte da programação da Semana da Cultura Geral. Mesmo realizada de forma on-line, a experiência foi considerada positiva por professores e alunos.

“Foi um desafio, mas uma satisfação muito grande, colocar em prática este primeiro torneio, justamente no ano em que a gente comemora dez anos de implantação dos cursos técnicos integrados no Câmpus Joinville”, avalia professor Paulo Amaro dos Santos. Por conta das características próprias de um evento on-line, como necessidade de equipamento e conexão para acesso ao formulário eletrônico no horário estipulado, apenas 23 alunos conseguiram realizar a prova. Mesmo assim os resultados foram bem positivos.

“Achei o torneio excelente. A prova foi muito bem feita, num bom nível para alunos de todos os módulos, e foi bem divertida de se resolver”, analisa o aluno João Marcos de Oliveira, do técnico integrado em Mecânica, que acredita que o projeto tem que continuar, porque pode criar um grande interesse nos alunos em participar de olimpíadas de matemática. “Na minha opinião, a competição local dá uma sensação de ser mais alcançável, mais próxima dos alunos. E esse sentimento é muito positivo”, ressalta João, que é um entusiasta das olimpíadas.

“As olimpíadas me proporcionaram grande parte das experiências incríveis que vivi. As cerimônias de premiação já me levaram a lugares que eu provavelmente nunca teria ido, como o Congresso Internacional de Matemáticos. Através delas eu conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram muito, tanto alunos quanto professores”, destaca João Marcos.

Ele ficou em primeiro lugar no ToMaTI² e soma mais uma medalha de ouro em sua coleção, composta por quatro ouros, uma prata e um bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), além de menção honrosa na Olimpíada Regional de Matemática (ORM) e na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). “Espero um dia poder ajudar mais pessoas a se interessarem por esse mundo das olimpíadas de matemática, retribuindo tudo que um dia outros fizeram - e ainda fazem - por mim.”

Se depender da comissão organizadora, o Torneio de Matemática do Câmpus Joinville terá continuidade. “Foi uma construção bastante relevante e produtiva. E já começamos a pensar o que pode ser melhorado para o próximo torneio”, enfatiza professor Paulo Amaro, que participa da organização junto com os demais professores de matemática, Joni Fusinato, Júlio Cesar Tomio e Roberta Briesemeister.

Estes professores aproveitaram a brecha deixada pela Obmep, que não realizou a prova deste ano em virtude da pandemia, para colocar em prática uma competição local que vinham pensando há algum tempo, como forma de estimular e difundir o interesse pela matemática nos alunos dos cursos técnicos integrados, contribuir para a redução de déficits no aprendizado do ensino fundamental e médio e melhorar o desempenho dos estudantes na escola.

Classificação final

Medalha de ouro: