Câmpus Lages tem participação destacada em livro sobre sanidade vegetal

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 29 jan 2021 00:38 Data de Atualização: 29 jan 2021 11:45

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola em Santa Catarina (CIDASC), por meio da Coordenação Estadual de Educação, lançou o livro em formato e-book “Sanidade Vegetal: Uma estratégia global para eliminar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico sustentável”, em comemoração ao Ano Internacional da Sanidade Vegetal (AISV 2020).

O e-book conta com 58 autores de diversas instituições, entre elas o Câmpus Lages do IFSC, que está presente na participação dos professores Fernando Domingo Zinger, Luciane Costa de Oliveira, Rita de Cássia de Freitas Santos, Roberto Akitoshi Komatsu, Robson Costa e Silmar Primieri; dos alunos Douglas Oliveira Damaceno, Eduarda Lessa de Araújo Souza e Jeferson Gomes da Silveira; e dos egressos Ana Maria Pereira Reche e Mércia Meguerroski Castilho.

Os colaboradores do IFSC assinam os capítulos: "Alertas Fitossanitários: Sistema de monitoramento remoto de microclima de vinhedos", "Difusão de conhecimentos agroecológicos e de defesa vegetal: experiências do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Lages", "Diversidade de fungos endofíticos isolados de plantas nativas da Serra Catarinense e seu potencial no controle de fitopatógenos" e "Importância da quantificação de danos e perdas causados por fitonematóides em plantas cultivadas".

A publicação conta com 20 capítulos divididos em quatro seções sendo elas: Medidas fitossanitárias, sistema unificado de sanidade vegetal e Organizações nacionais de proteção fitossanitária; Promoção da segurança alimentar; Educação para sanidade vegetal; e Proteção da sanidade vegetal e a conservação da biodiversidade. O livro aborda a importância da proteção da sanidade vegetal para a sociedade, além de pesquisas e relatos tanto no âmbito nacional quanto internacional de pesquisadores no que diz respeito às práticas de técnicas experimentais relacionadas a melhor prática de se produzir um alimento saudável.

Fernando relata a satisfação em participar na produção do livro, “o IFSC Lages, entrou com quatro capítulos, nós tivemos uma grande participação, e foi muito nobre porque, isso destaca a importância do câmpus Lages e dos seus pesquisadores na área de ambiente e saúde. E é muito gratificante poder contribuir, em projetos como este, pois isso reforça cada vez mais a importância das parcerias e instituições, e a força que elas têm de transformar a sociedade”, conclui.

Para conferir o livro em pdf, clique aqui.

CÂMPUS LAGES PESQUISA NEWS