Projeto do Câmpus Araranguá produz mais de mil protetores faciais

EXTENSÃO Data de Publicação: 22 mar 2021 21:42 Data de Atualização: 22 mar 2021 21:51

O projeto do Câmpus Araranguá do IFSC que desde março de 2020 produz face shields para doação a profissionais de saúde e escolas já conseguiu produzir mais de mil protetores faciais. Em fase final de execução, o projeto deve produzir cerca de 1,3 mil kits de proteção contra a pandemia de Sars-CoV-2.

Coordenado pelo professor Werther Serralheiro, o projeto foi um dos aprovados na chamada emergencial realizada pelo IFSC no começo da pandemia, contemplando uma série de ações em diferentes câmpus para o enfrentamento à pandemia.

Até o momento, o projeto do Câmpus Araranguá, que conta com a parceria do professor da unidade araranguaense da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luciano Pfitscher, já produziu 1075 kits. Na fase inicial, eles foram doados para secretarias municipais de Saúde da região de Araranguá.

“Como a chamada foi estendida, em função da alteração no calendário acadêmico, e também em função da segunda onda e do retorno das atividades presenciais nas escolas públicas, a gente tem atendido essas demandas que chegam das escolas e distribuído estes kits”, explica o professor Werther.

Cada kit possui uma viseira de acetato e um suporte, impresso em uma impressora 3D, além dos elásticos e de um QRCode que leva para o vídeo com as instruções de montagem (confira acima). Os face shields são um complemento à proteção individual e não dispensa o uso da máscara.

De acordo com o professor do IFSC, a meta inicial era de produção de mil kits, o que já foi superado. Porém, com os insumos disponíveis devem ser produzidos 1,3 mil kits no total, que já têm destinação.

CÂMPUS ARARANGUÁ EXTENSÃO