Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica discute integração entre meio acadêmico e mundo profissional

EVENTOS Data de Publicação: 07 jul 2021 11:53 Data de Atualização: 03 ago 2021 12:35

“Teoria x prática: conhecimentos adquiridos ao longo da graduação aplicados no mercado de trabalho com ênfase em ferramentas de engenharia” é o tema da 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica do IFSC Câmpus Joinville, que acontece de 12 a 16 de julho. A organização é de estudantes e professores do curso.

A programação virtual será transmitida pelo canal IFSC Joinville no YouTube. No total, serão oito palestras sobre sistemas eletropneumáticos, programas EES e Chemkin, fluídos refrigerantes, tratamento de austêmpera, indústria 4.0, manutenção 4.0 e manutenção Lean, impressão 3D e eficiência energética. O programa terá ainda minicurso sobre Inventor Nastran e mesa-redonda sobre visões de mercado em diferentes estágios da vida profissional.

O evento é destinado a acadêmicos dos cursos de graduação de Engenharia Mecânica, de Produção, Automotiva e Mecatrônica e de tecnologia em Fabricação Mecânica e Automação, alunos de cursos técnicos de áreas afins, professores, pesquisadores, profissionais e todos que atuam ou tenham interesse em atuar na área.

Em sua segunda edição, a Semana Acadêmica tem como objetivos divulgar o curso de Engenharia Mecânica, promover a integração entre o IFSC, profissionais da área e a comunidade, complementar a formação acadêmica dos estudantes e debater as possibilidades de atuação tanto no campo industrial quanto no meio acadêmico.

Clique aqui para ver como foi a Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica 2020

Programação 2021

• 12/07 - 19h | Sistemas eletropneumáticos na automação, com Wander Santos
  • 12/07 – 20h30 | Inventor Nastran (minicurso), com Rodrigo Delitsch
  • 13/07 - 19h | Uso dos programas EES e Chemkin no desenvolvimento de pesquisas científicas na área de combustão, com Roberto Wolf
  • 13/07 - 20h30 | Fluídos refrigerantes, com Amaral Gurgel
  • 14/07 - 19h | Manutenção 4.0 e manutenção Lean, com Lucas Silveira
  • 14/07 - 20h30 | Indústria 4.0 – Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), com Luiz Sima
  • 15/07 - 19h | Efeitos da temperatura de austêmpera no ferro fundido dúctil modificado por nióbio, com Wilson Sckudlarek
  • 15/07 - 20h30 | Impressão 3D, com Jonathan Maia
  • 16/07 – 19h | Eficiência energética, com Alberto Sgrott
  • 16/07 - 20h30 | Visões de mercado em diferentes estágios da vida profissional (mesa-redonda), com professores e alunos convidados do IFSC

O curso

O ingresso em Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville acontece no segundo semestre letivo. O IFSC adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, conforme calendário do MEC, as inscrições para 2021.2 serão de 3 a 6 de agosto pelo site do Sisu. São 40 vagas ofertadas por ingresso.

O curso tem 4160 horas/aula, realizadas no período noturno e dispostas em dez semestres de duração. O objetivo é formar profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento de produtos e processos, planejamento da instalação e manutenção de máquinas e sistemas, projetos de estruturas e equipamentos e outras atividades da área.

A formação é voltada também ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo, gerenciamento de equipes de trabalho e interpretação e aplicação de legislação e normas de segurança, de saúde do trabalho e ambientais.

Clique aqui para saber mais sobre o curso

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS