Ao estimular participação de alunos na organização, Semana da Engenharia Mecânica complementa formação acadêmica

ENSINO Data de Publicação: 30 out 2020 10:50 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:51

Em sua primeira edição, a Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica, realizada pelo Câmpus Joinville entre os dias 19 e 23 de outubro, mostrou condições ideais para se efetivar no calendário de eventos do IFSC com a realização de edições regulares. A diversidade dos temas abordados, a qualificação dos palestrantes, a integração entre os meios acadêmico e profissional, a interação do público e a participação ativa dos alunos garantiram o sucesso da organização do evento.

“É uma excelente oportunidade dos alunos desenvolverem diversas habilidades, além de contar como atividade de extensão”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville, Charles Sostenes Assunção, que lembra outro fator que contribuiu para a avaliação positiva do evento: a realização no período de intervalo entre os semestres letivos, em que os alunos estavam sem aulas. “Foi uma forma de manter contato com os alunos neste período de transição entre os semestres”, confirma.

“Como aluna e como parte da organização, acho que o evento agregou muito para o nosso curso, pois, além de complementar pontos da nossa grade, ainda conseguiu completar lacunas que são importantes para o mercado, mas não são muito abordadas no curso”, resume Gabriela Rabethge, da 7ª fase de Engenharia Mecânica, uma das alunas envolvidas diretamente na organização da Semana, junto com o Centro Acadêmico do curso.

Para Gabriela, o trabalho em harmonia entre professores e alunos da comissão foi muito enriquecedor. “Eu acho que o principal foi ver como de fato um evento desse porte funciona, com todos os seus prazos, contratempos, convites, agenda, programação, engajamento, publicidade, pensar fora de caixa, trazer temas técnicos, mas não apenas isso. Convidar acadêmicos e gestores, misturar todo mundo e ver como as diferentes experiências podem se complementar para os ouvintes tornou a coisa toda ainda mais rica e mais bonita”, afirma Gabriela.

O estudante Lucas Lamin, da 9ª fase, também fez parte da organização e com uma tarefa importante, de ser um dos três alunos ministrantes dos minicursos da Semana. “Foi muito bacana poder passar um pouco do meu conhecimento a outras pessoas, explicar algumas situações que vivenciei e ainda poder ouvir e discutir alguns assuntos com profissionais que participaram do curso. Também foi um desafio e tanto montar o material em meio à correria do dia a dia, mas acredito que os participantes saíram satisfeitos”, conta Lucas.

Nas cinco noites de evento, a programação teve oito palestras e três minicursos, com temas diversificados para discutir todas as competências que cabem a um engenheiro mecânico, desde habilidades técnicas, com softwares e processos, até comunicação e gestão operacional. A escolha dos temas e palestrantes levou em conta o principal objetivo da Semana, de promover uma experiência de interdisciplinaridade no mundo da Engenharia Mecânica.

Por conta da suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de Covid-19, toda programação foi virtual, com transmissão das palestras pelo canal do IFSC Joinville no Youtube e realização dos minicursos na plataforma Google Meet. Longe de ser um empecilho, o formato on-line foi avaliado como mais um ponto positivo, tanto por permitir a participação de um maior público externo quanto pela diversidade de palestrantes. “O que mais me chamou a atenção foi o uso da tecnologia a nosso favor. Acho que o modo on-line agrega muito, pois pode ser exposto a um número maior de pessoas”, avalia Lucas.

Palestras disponíveis

Após a transmissão ao vivo e em bloco por dia de evento, todas as palestras foram editadas separadamente e estão disponíveis no canal IFSC Joinville no YouTube:

Gerenciamento de projetos: desmitificando o PMBOK, com Marcelo Teixeira dos Santos - Pesquisador e líder técnico do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser

Modelagem em Phyton de evolução da pandemia da Covid-19, com Ivan Carlos Pimentel da Cruz - Gerente sênior de desenvolvimento de tecnologias Subsea 7 do Brasil

Oportunidades e áreas de atuação para engenheiros mecânicos, com Christian Dihlmann - Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer)

Power BI: aplicações e exemplos para Engenharia Mecânica, com Anderson de Bona Sartor - Proprietário da ABS Consultoria Empresarial

Equipes de alta performance e gestão de pessoas, com Eduardo Oliveira de Souza - Diretor comercial na Raster Gerenciamento de Risco

Investimento, planejamento e perspectiva financeira, com Diego Giordani – Colunista do The Capital Advisor

Intercâmbio: programas de capacitação contínua, com José Mário Paiva - Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade McMaster, do Canadá

Soft skills: oratória e storytelling, com Luiz Fernando Battisti - Coordenador da Agência Experimental de Comunicação da Unisociesc Joinville

ENSINO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS