Colegiado do Câmpus Gaspar aciona as fases 1 e 2 da PSS

ENSINO Data de Publicação: 03 set 2021 17:07 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:48

Em reunião realizada nesta quarta-feira (1), o colegiado do Câmpus Gaspar deliberou pelo acionamento das fases 1 e 2 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC. Com isso, o acionamento da fase 1 se dará a partir do dia 20 de setembro e o da fase 2 a partir de 05 de outubro, conforme a resolução nº 37/2021/CCG e a resolução nº 38/2021/CCG

Na fase 1, de 20 de setembro a 04 de outubro, somente os servidores poderão ter acesso ao Câmpus, conforme tratativas realizadas no contexto de cada setor ou área para a realização de atividades apontadas no Plano de Ação do Câmpus Gaspar e sobretudo para preparar as instalações para as atividades presenciais que poderão ser realizadas a partir da fase 2.

A partir do dia 05 de outubro, o Câmpus entra na fase 2 da PSS. Conforme cronograma em elaboração pelos coordenadores de cursos, serão realizadas as seguintes atividades presenciais:

- Em um primeiro momento, serão realizadas atividades práticas presenciais em laboratório, priorizando os alunos formandos do curso técnico integrado em Química, do curso técnico em Modelagem do Vestuário e do curso superior de Tecnologia em Design de Moda.
- Em seguida, poderão ser realizadas aulas práticas em laboratório de informática para os demais cursos técnicos e superiores. Essas aulas serão agendadas conforme a necessidade de cada curso e serão avaliadas pela Comissão Local de Contingência. Caberão às coordenações de cursos divulgarem aos estudantes a data da realização dessas aulas.

A partir do dia 05 de outubro também poderão acessar o Câmpus os seguintes grupos:

- Estudantes que agendem o uso de computadores para a realização das Atividades Não Presenciais (ANPs). Em breve, publicaremos os procedimentos para realizar o agendamento;
- Estudantes do curso da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) para acompanhar as aulas síncronas que poderão ser realizadas conforme agendamento da coordenação do curso para uso de laboratórios de informática ou de salas de aula;
- Profissionais que darão suporte a essas atividades e ao funcionamento regular do Câmpus;
- Pesquisadores ou extensionistas que necessitem desenvolver atividades no Câmpus, mediante prévio agendamento com coordenadores de pesquisa e extensão.

A equipe gestora (coordenadores, direção-geral e chefia do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão) agendará reuniões com todos os estudantes e responsáveis para explicar como se dará  esse retorno gradual. É importante ressaltar que, nesta fase, os estudantes deverão vir ao Câmpus somente nos horários que serão informados pelos coordenadores ou nos horários agendados para uso de computadores em laboratórios de informática destinados a isso.

Importante que todos acompanhem as redes sociais do Câmpus Gaspar e estejam presentes nas reuniões agendadas com cada turma para que estejam cientes dos protocolos para ingresso no Câmpus.

Regras gerais para acesso aos prédios do IFSC

Para acessar os prédios do IFSC, é necessário seguir uma série de protocolos que garantam a segurança sanitária para evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulem nesses espaços.
Veja abaixo quais as medidas necessárias para todas as pessoas que precisarem acessar algum de nossos prédios:

1. Utilizar máscara facial de forma correta em todos os espaços internos e externos;
    2. Preencher autodeclaração de saúde no formulário disponível neste link;
    3. Realizar aferição de temperatura e apresentar temperatura inferior a 37,8ºC;
    4. Não apresentar sintomas respiratórios;
    5. Higienizar os pés em tapete umedecido com solução sanitizante (na entrada para pedestres e em todas as entradas das edificações);
    6. Higienizar as mãos com álcool em gel;
    7. Respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre uma pessoa e outra em todos os espaços;
    8. Respeitar o protocolo sanitário do IFSC, que pode ser lido na íntegra na Política de Segurança Sanitária.

Para mais informações sobre esses protocolos, visite o site https://www.ifsc.edu.br/covid-19

ENSINO AVISOS CÂMPUS GASPAR