O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Livro propõe reflexão sobre dificuldades de aprendizagem na escola

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 17 set 2021 15:33 Data de Atualização: 17 set 2021 15:41

Um livro escrito por estudantes do curso de pós-graduação em Gestão Escolar do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) propõe uma série de reflexões sobre um tema relevante em sala de aula, agravado em tempos de ensino remoto: a dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos. Em formato eletrônico, o livro não pretende apresentar um manual de como lidar com estudantes em dificuldade, mas lançar ideias de como compreender essas dificuldades e traçar estratégias para enfrentá-las.

Com o título “Meu aluno está com dificuldade de aprendizagem: e agora?”, o livro é organizado pela professora do Câmpus Tubarão, Cláudia Nascimento Paz, pedagoga e psicopedagoga, mestre em Desenvolvimento Humano, especialista Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial, e doutora em Educação pela UFRGS, na linha de Psicopedagogia e Processos de Ensino e Aprendizagem (2016). Os sete capítulos foram escritos em parceria com os estudantes do curso de especialização em Gestão Escolar.

“A ideia partiu de um projeto de pesquisa que desenvolvemos no Câmpus em 2020, sobre dificuldades de aprendizagem. Fui a coordenadora e autora dessa pesquisa e na época buscamos levantar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos do Câmpus.Então surgiu a ideia de organizarmos um material que pudesse colaborar com a comunidade sobre o tema, ainda mais relevante considerando este momento de pandemia e de isolamento social, e seus impactos na educação”, explica a professora Cláudia.

Na apresentação, os autores explicam que o livro não é um manual a ser seguido por professores nas escolas, mas uma reflexão que pode ajudar o professor a se tornar “mais consciente de algumas práticas que adota”, conseguindo pensar em estratégias para melhor compreender as dificuldades do aluno.

Além de Cláudia, escreveram os capítulos Darkson Alves da Silva, Denise Martins Venâncio, Edivaldo Lubavem Pereira, Gisele Pereira Jeronimo, Ludimar Teresa de Oliveira e Sandra Albino Comeli. O prefácio foi escrito por Gilca Lucena Kortmann.

O livro foi publicado pela editora Amplla. Clique aqui para baixar o PDF.

 

CÂMPUS TUBARÃO ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.