Inscrições abertas para a Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 21 out 2021 10:04 Data de Atualização: 03 nov 2021 09:21

O curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão do IFSC realiza, de 3 a 5 de novembro, a primeira edição de sua semana acadêmica, com uma programação em formato virtual composta por palestras, minicurso e apresentações de trabalhos. As inscrições de ouvintes vão até o dia 31 de outubro e devem ser feitas através do formulário (clique aqui).

Nesta primeira edição, a apresentação de trabalhos é voltada apenas para estudantes de Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão. Os trabalhos poderão ser inscritos no formato de pôster ou pitch (vídeo de até dois minutos), dentro de temas que envolvam as unidades curriculares já cursadas ou projetos desenvolvidos no curso.

A abertura da SAMATUB será às 19h do dia 3 de novembro, com a palestra de Cláudia Kuns Tomaselli, professora do Câmpus Canoinhas do IFSC, sobre técnicas para o desenvolvimento de apresentação oral de trabalhos acadêmicos. A programação ainda conta com um minicurso sobre Tangram e outras temas palestras sobre temas relacionados ao ensino de Matemática, além da sessão de apresentação de trabalhos. Cada uma das atividades dá direito a uma declaração de 2h para ouvintes e mais 2h cumulativas para apresentação de trabalho.

Confira a programação:

03/11/2021

18h30 - Abertura

19h - Palestra
Título: Apresentação oral de trabalhos acadêmicos
Palestrante: Cláudia Kuns Tomaselli
Resumo: Saber falar bem em público com naturalidade e desenvoltura faz parte da rotina acadêmica de qualquer curso de graduação, seja em apresentações de seminários em sala de aula, em comunicações orais em eventos ou em defesas nas bancas de trabalho de conclusão de curso. Assim, a proposta desta palestra é dialogar sobre técnicas para o desenvolvimento de apresentação oral de trabalhos acadêmicos bem como abordar outros aspectos referentes ao assunto, tais como apresentação pessoal e uso de recursos de apoio.
Link: http://meet.google.com/qmj-utxm-cer

20h30 – Minicurso
Título: O Tangram como recurso para o ensino de matemática
Palestrante: Gustavo Camargo Bérti
Resumo: O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças, sendo cinco triangulares e duas em forma de paralelogramo. No minicurso serão propostas a construção do dispositivo, bem como atividades de exploração envolvendo a observação visual, o cálculo de áreas e as operações com frações.
Link: meet.google.com/vvx-rbyz-wvq

04/11/2021

Título: Perspectivas do uso da História da Matemática na educação básica
Palestrante: Iuri Kieslarck Spacek
Resumo: A exposição terá como fio condutor as formas pelas quais diferentes perspectivas teóricas entendem o papel que a História, em especial da História da Matemática, pode desempenhar na organização do ensino de Matemática. Serão abordadas as perspectivas evolucionista linear, estrutural-construtivista operatória, evolutiva descontínua e sociocultural. Além dessas, será discutido com mais atenção, o papel da História da Matemática para a teoria que fundamenta o Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Fundamental e Médio, a saber, a Teoria Histórico-Cultural.
Link: meet.google.com/otq-xmvw-fdr

20h30 – Palestra
Título: Registro algébrico, pictórico ou língua natural? Efeitos da representação semiótica na resolução de sistemas lineares.
Palestrante: Guilherme Rossi de Melo
Resumo: Permeiam nas redes sociais diversos desafios e brincadeiras que envolvem operações matemáticas básicas utilizando objetos do nosso cotidiano: frutas, animais, vestuários etc. Com um engajamento notável, tais problemas, usualmente uma versão pictórica de um sistema linear, despertam o interesse dos mais diversos grupos de usuários, mobilizando inúmeros métodos de resolução. Quais as consequências da escolha do registro de representação na resolução de sistemas lineares?
Link: meet.google.com/eqv-indu-gck

05/11/2021

Título: Aprendizagem docente: olhares a partir do ensino da Matemática
Palestrante: Eliane Quincozes Porto
Resumo: Levando em consideração o ensino e a aprendizagem com foco na área da matemática, esta palestra tem como objetivo abordar o contexto da diferença e de uma educação que se propõe inclusiva, ou seja, a inclusão no sentido de possibilitar e garantir a participação de todos os estudantes nas escolas de ensino regular ampliando a pluralidade, promovendo a participação social e contribuindo para uma nova visão de mundo.
Link: meet.google.com/cck-xifq-wqh

20h30 – Sessão de apresentação de trabalhos acadêmicos
Título: Socialização de práticas de ensino da Matemática
Resumo: Momento dedicado às apresentações dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSC - câmpus Tubarão. Os trabalhos que serão apresentados estão relacionados com atividades práticas desenvolvidas durante as unidades curriculares do curso ou em projetos de extensão. As comunicações orais ocorrem por meio de pitchs, acompanhados de explicações, ou pôsteres, em formato de slides.
Link: meet.google.com/siu-eqdb-ozi

CÂMPUS TUBARÃO EVENTOS