O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Roupas confeccionadas por alunas e servidoras integram exposição de museu

EVENTOS Data de Publicação: 21 mar 2022 20:33 Data de Atualização: 25 mar 2022 14:59

Até 8 de maio, quem visitar o Museu do Imigrante de Timbó poderá conhecer um pouco mais dos trajes de roupas femininas da virada do século XIX para o XX. As roupas são o resultado do projeto do Câmpus Gaspar “Reconstrução do vestuário dos imigrantes na região da Grande Blumenau para o acervo do Museu do Imigrante em Timbó” realizado em 2015.

Os trajes foram confeccionados a partir de um estudo sobre roupas utilizadas por mulheres da Grande Blumenau na virada do século XX. O trabalho foi coordenado pela professora Káritha de Macedo, com colaboração da professora Carolina Carioni Amorim e da técnica do laboratório de costura Adelisa Otto. Também colaboraram com o projeto as então alunas do Câmpus Gaspar Lídia Lourenço, Júlia Êmili da Silva, Juliane Magro e Maria Eduarda de Souza e Silva.

A proposta do projeto surgiu a partir da visita de uma aluna do Câmpus ao museu. Em conversa com um dos funcionários da instituição, ele falou do interesse do Museu no uso de réplicas, expostas em manequins, que pudessem compor a ambientação.

Museu


O Museu do Imigrante de Timbó é um “museu casa” que se propõe a reproduzir uma moradia típica do Vale do Itajaí entre o final do século XIX e início do XX. Com um acervo composto por móveis, utensílios, fotos, documentos e roupas, a proposta é de que os visitantes possam se sentir a casa numa casa do período. 
O Museu do Imigrante está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30 e está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 211, no Centro de Timbó.
Por Comunicação do Câmpus Gaspar

EVENTOS CÂMPUS GASPAR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.