Publicador de Conteúdos e Mídias

As dúvidas mais respondidas sobre nosso Ingresso

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 20 nov 2019 18:26 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:31

De tudo o que a gente divulga, o que mais bomba são as informações do Ingresso.

homem se perguntando ingresso? ingresso pro show?

Quando a gente diz Ingresso, quer dizer o processo seletivo para quem quer estudar no IFSC, a forma como os candidatos entram na instituição e passam a ser nossos alunos.

Ficamos felizes com a audiência, afinal, o nosso “principal serviço” é ofertar cursos – gratuitos e de qualidade (sempre bom lembrar :)).

Toda vez que abrimos vagas para nossos cursos e divulgamos a informação nos nossos canais de comunicação, recebemos diversas dúvidas nos comentários e in box. Podemos dizer que uma das perguntas campeãs que aparecem na nossa página do Facebook é questionando por que não abrimos curso em Brusque, Rio do Sul, Camboriú e qualquer outra cidade em que não temos câmpus e que esses câmpus pertencem ao Instituto Federal Catarinense, o IFC, o outro instituto federal que existe em Santa Catarina. Já fizemos um post explicando essa diferença.

Quem recebe muita pergunta também, é nosso Departamento de Ingresso, o Deing, por meio do e-mail ingresso@ifsc.edu.br. No post desta semana, reunimos as dúvidas mais respondidas pelo Deing sobre o Ingresso – com a pergunta e a resposta, obviamente rsrs.

menina comemorando

Salva este post aí nos teus favoritos e, antes de enviar um e-mail com dúvidas ou mandar uma mensagem in box, dá uma olhada se a resposta já não está aí. ;)

Com vocês, as respostas do nosso Deing:

Quais são os cursos oferecidos? E como é o processo seletivo?

O IFSC oferece cursos na modalidade presencial e a distância. Os cursos oferecidos são todos gratuitos e estão disponíveis para consulta no Guia dos Cursos, nas seguintes formas de oferta:

- cursos de qualificação profissional ou Formação Inicial e Continuada (cursos de qualificação de curta duração), com seleção por sorteio eletrônico;
- curso técnico ou de qualificação profissional para Jovens e Adultos (Proeja), com seleção por sorteio eletrônico;
- cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Ensino médio + técnico no IFSC, o famoso ensino médio técnico), com seleção por exame de classificação (prova) ou sorteio;
- cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (Ensino Médio em outra escola + técnico no IFSC), com seleção por sorteio eletrônico;
- cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (pra quem já tem o Ensino Médio completo), com seleção por sorteio eletrônico;
- cursos de Graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), com seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem, ou por vestibular;
- cursos de Pós-Graduação (lato e stricto sensu), com seleção por sorteio, análise curricular, entrevistas e/ou apresentação de projetos. Dependerá do que está disposto no edital de abertura de vagas.

Quando as vagas estiverem abertas serão detalhadas em edital específico. Recomendamos que consulte nossos editais vigentes acessando: http://www.ifsc.edu.br/editais

(E se você não sabe o que é um edital, leia esse nosso outro post)

Como funcionam os processos de transferência para o IFSC?

Desde o semestre 2020/2 os processos de Transferências e Retornos estão sob responsabilidade dos câmpus. No edital de abertura de vagas são definidas as vagas disponíveis e os requisitos para cada uma. Neste link você encontra os editais de cada câmpus.

-> Entenda melhor neste post como funciona o processo de transferência e retorno 

Como faço minha inscrição para os cursos do IFSC? É possível alterar informações depois de inscrito?

Na página do nosso sistema de ingresso você consegue se inscrever em cursos com vagas abertas ou acompanhar sua inscrição, alterar a opção no Sistema de Cotas, imprimir comprovante, ter acesso ao boletim de desempenho, entre outras funções. 

Posso me inscrever em dois cursos do mesmo edital?

Esta informação constará no edital de abertura das inscrições.

Posso fazer dois cursos no IFSC?

De forma geral, ao mesmo tempo só não é permitido fazer dois cursos do mesmo nível, ou seja, você não pode fazer dois cursos técnicos ou dois cursos de graduação juntos. A exceção é para os cursos de qualificação profissional. Leia este post em que falamos sobre isso de forma mais detalhada.

Quais os dias/horários em que serão ministradas as aulas?

Isto fica a critério dos câmpus. Recomendamos que procurem a coordenação do curso desejado e/ou o registro acadêmico do câmpus em que o curso é ofertado.

Existe pagamento de mensalidade ou de taxa de inscrição?

O IFSC é uma instituição pública federal e seus cursos são totalmente gratuitos. Com relação à taxa de inscrição, ela é cobrada para os cursos que tem seleção por prova (para cobrir os custos com a realização das provas), nos cursos com seleção por sorteio ou análise documental, não há taxa. O valor da taxa de inscrição é estipulado em edital e há a possibilidade de solicitação de isenção do pagamento da taxa, no caso de aluno de baixa renda ou doador de sangue. As informações detalhadas constarão no edital do processo seletivo.

Já estou cursando o ensino médio em uma instituição de ensino em que não há curso técnico junto. Ao ingressar em um curso técnico integrado, eu poderei validar as matérias já concluídas?

Conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, será permitida a validação de até 60% dos componentes curriculares do Ensino Médio Propedêutico (disciplinas básicas, como português, matemática, biologia etc.) nos cursos Técnicos Integrados. Esta possibilidade deve ser consultada e deliberada com a coordenação do curso integrado e/ou com a chefia de ensino do câmpus.

Se eu não tenho o ensino fundamental completo, como faço pra estudar no IFSC?

Para quem não concluiu o ensino fundamental, o IFSC oferta cursos Proeja (cursos profissionalizantes para jovens e adultos). Estes cursos são para jovens e adultos concluírem o ensino fundamental junto com uma formação profissional. Para ingressar, é preciso participar da seleção, comprovar quarta série ou quinto ano do ensino fundamental concluído e idade mínima. Todas as regras são determinadas no edital de abertura de vagas.

Como conferir os resultados?

Os resultados são divulgados na data indicada no edital e ficam disponíveis no Sistema de Ingresso. Os candidatos podem ter acesso ao boletim de desempenho individual acessando sua inscrição neste link.

Posso fazer minha matrícula em outra data e horário?

As matrículas são realizadas de acordo com o cronograma divulgado em cada edital, não há outra possibilidade de data que não as do edital. O candidato convocado que não fizer a matrícula no prazo estipulado perde o direito à vaga.

Qual a data da matrícula e quais documentos preciso entregar?

Verifique as datas estipuladas e documentos necessárias no edital referente ao curso que você escolheu ou na publicação dos resultados. Basta entrar na página http://www.ifsc.edu.br/editais, selecionar o edital e verificar o item denominado “Da matrícula”.

Como funciona a lista de espera?

Todos os candidatos que não foram classificados dentro do número de vagas ofertado para cada curso passam a compor uma lista de espera. Após a publicação do resultado do processo seletivo, quem estiver com o nome na lista de espera deverá realizar o procedimento de "manifestação de interesse dos candidatos em permanecer na lista de espera" para possíveis chamadas futuras. 

Basicamente, para manifestar interesse, os candidatos já devem encaminhar a documentação de matrícula, seguindo os mesmos procedimentos dos alunos que foram aprovados, ou seja, é o mesmo prazo, mesmo formulário e mesma lista de documentos previstos no edital como “matrícula”. Caso não seja feita essa manifestação de interesse em permanecer na lista, os candidatos deixam de fazer parte desse processo seletivo, perdendo a chance de concorrer às vagas em questão.

O que são as vagas remanescentes?

As vagas remanescentes são vagas que sobram de um processo seletivo regular e que são disponibilizadas novamente com procedimentos de seleção simplificados. E não é preciso ter participado do processo seletivo regular para concorrer, qualquer pessoa pode se candidatar desde que atenda aos pré-requisitos do curso.

-> Entenda como fucionam as vagas remanescentes e como se inscrever

O IFSC oferece algum auxílio financeiro para os estudantes?

Muitas dúvidas podem ser esclarecidas acessando a página sobre Assistência Estudantil no site do IFSC: http://www.ifsc.edu.br/assistencia-estudantil. Recomendamos também que o candidato procure o Núcleo Pedagógico do câmpus ou a Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSC pelo e-mail dae@ifsc.edu.br.

E aí, você já tinha feito alguma dessas perguntas alguma vez? Agora já sabe a resposta.

Como você deve ter percebido, em praticamente todas as respostas há a orientação de que a informação está no edital. Se você não sabe o que é um edital ou acha que não é importante ler todo o documento, este outro post aqui foi feito pra você!

Quando a gente fala que é para ler o edital é justamente para que o(a) candidato(a) não fique com dúvidas ou não perca os prazos.

E já que estamos querendo facilitar a vida de quem quer estudar aqui esclarecendo as principais dúvidas, vamos deixar os links diretos para algumas páginas do nosso site que tratam do Ingresso:

Como posso estudar no IFSC?

Veja de que forma é o processo seletivo de acordo com o tipo de curso.

Calendário de inscrições

Veja o período de inscrições para os cursos.

Editais

Consulte os editais que estão abertos no momento e os que já foram encerrados.

Cotas

Entenda como funciona nosso Sistema de Cotas.

Cursos oferecidos

Entenda os tipos de cursos e veja quais as nossas ofertas.

Portal de Inscrições

Sistema para efetuar a inscrição quando há cursos abertos.

Resultados

Local para verificar quem foi selecionado para os cursos.

Aí pode ser que você esteja pensando: grande coisa eu saber de tudo isso, se o curso que quero fazer ainda não abriu vaga. :/ Então temos um último link para compartilhar com você: o nosso Cadastro de Interesse. Deixe seu e-mail que avisaremos quando estivermos com inscrições abertas. ;)

homem batendo palmas

Mas se depois de tudo isso você ainda tiver dúvidas ou não entendeu algum ponto, não tem problema. Pode continuar enviando e-mail para ingresso@ifsc.edu.br ou nos perguntando nas mídias sociais que a gente responde. <3

Se você gostou, compartilhe este post.

Receba nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC