Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Semanas Pedagógicas e PDI

Semanas Pedagógicas e PDI

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 08 fev 2019 11:14 Data de Atualização: 01 mar 2019 09:28

Olá!

Nesta semana, os câmpus organizaram suas semanas pedagógicas em que reúnem os servidores para planejar as atividades do ano. Participei na segunda-feira do evento do Câmpus Florianópolis-Continente e na terça, do Câmpus Florianópolis

Em minha fala para os servidores, destaquei nosso foco na permanência e no êxito de nossos estudantes. Já avançamos nesse sentido, mas precisamos melhorar nossos indicadores. Nosso desafio não é somente incluir novos alunos, mas principalmente a permanência de quem já está aqui, tornando nosso ambiente escolar e nossa proposta pedagógica atraente, para que se formem e contribuam para a transformação da sociedade. 

Destaquei nas minhas falas que podemos pensar em currículos mais flexíveis e inovadores como tenho visto em outras instituições, inclusive agora em Portugal, onde estive na semana passada. Além disso, temos que estar abertos para entender as necessidades dos nossos alunos, nos adaptarmos a isso e aos desafios tecnológicos que nos instigam a buscar novas formas de ensinar e aprender. 

Também comentei que estamos na expectativa de como será o novo governo e que vamos seguir fortalecendo nossas ações e mostrando nosso papel enquanto transformadores sociais por meio da educação pública e de qualidade, voltada a quem mais precisa. Ao dar as boas-vindas aos servidores no início de um novo ano acadêmico, destaquei o nosso compromisso com a educação pública transformadora. Relatei também a reunião do Conif, com a nova equipe da Setec, ocorrida em janeiro em Brasília.

Novo governo

Em janeiro, tivemos reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Os dirigentes da Rede Federal se reuniram com a nova gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec, encontro do qual participei. Conhecemos o novo secretário, Alexandro Ferreira de Souza, e o novo diretor de desenvolvimento da Rede, Rodrigo Alves da Silva. 

O secretário enalteceu o trabalho da Rede e destacou o Ensino Médio Técnico e o nosso foco em ensino aplicado. Também ouviram bastante os relatos que fizemos das nossas instituições, ressaltando casos exitosos e conquistas dos nossos alunos, além de mencionar programas como o Mulheres Mil. 

Apresentamos nossas demandas e fizemos o pedido para que seja retirado o projeto de lei que foi apresentado no final do ano passado e que muda a lei dos institutos federais, colocando como obrigatoriedade que 70% das vagas sejam para o Ensino Técnico. Explicamos que é preciso fazer uma análise aprofundada e uma discussão com as bases que não aconteceu. Não temos dúvidas da importância do Ensino Técnico, mas também temos outras atuações relevantes como a formação de professores, e os cursos superiores, que em muitas regiões em que atuamos são a única opção gratuita para a população, assim como os cursos profissionalizantes voltados à educação de jovens e adultos.  

Os novos gestores nos escutaram e foi proposta reunião entre representantes do Conif e Setec para tratar de pautas específicas, como o orçamento, código de vagas e investimentos para a Rede Federal.

PDI

Iniciamos a etapa de construção pública do nosso próximo Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI 2020-2024. Já estamos com a consulta pública ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e é importante que servidores, alunos e comunidade participem.

Compartilho abaixo um vídeo sobre este processo:




E, na segunda-feira, a maioria dos nossos alunos inicia as aulas. Desejo um bom início de semestre a todos!

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS