Mapa do Site

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa Edital Universal

Conheça os projetos de pesquisa desenvolvidos no Câmpus São Miguel do Oeste

O presente edital tem por objetivo geral fomentar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no IFSC, estimulando tanto a produção científica quanto a participação de servidores e alunos nesse processo.

Os projetos contemplados no edital N°02/2019 foram: 

1- AÇÃO DA CATASTERONA NA QUALIDADE E OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS EM MAÇÃS. 

2- ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA A BOVINOCULTURA DE LEITE NA REGIÃO EXTREMO OESTE CATARINENSE. 

 

Princípios Educativos

O presente Edital tem por objetivo geral selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que trabalhem a pesquisa como princípio educativo, apresentando preferencialmente, mas não de forma excludente, articulação com as Unidades Curriculares dos cursos dos câmpus do IFSC e que proponham a investigação, geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas em atendimento às demandas e peculiaridades da comunidade regional onde estão inseridos.

Os projetos contemplados no edital Nº 23/2018/PROPPI/DAE foram:

1- AÇÃO DE BRASSINOSTERÓIDES E ATMOSFERA MODIFICADA NA ATIVIDADE MOLECULAR E NA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE PITANGAS.

2- AVALIAÇÃO DA PREFERÊNCIA DO GORGULHO DO MILHO (SITOPHILUS ZEAMAIS) EM VARIEDADES CRIOULAS E DE POLINIZAÇÃO ABERTA DE MILHO E UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE CONTROLE.

3- SUBSTITUIÇÃO DE GORDURA POR FIBRA DE MARACUJÁ EM PRODUTO CÁRNEO EMULSIONADO 

 

Programa de Iniciação Científica Junior (PIBIC-EM)

O presente edital tem por objetivo geral fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, por meio da formação de um cadastro de reservas para a concessão de bolsas de iniciação científica júnior do CNPq, destinadas exclusivamente aos discentes do IFSC, regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ou concomitantes ao ensino médio, indicados pelos coordenadores dos projetos contemplados.

O projeto contemplado no EDITAL Nº 01/2019/PROPPI e vem sendo executados no Câmpus:

1- DETERMINAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM CHÁS DE FOLHAS DE TANSAGEM (PLANTAGO MAJOR L.) DESIDRATADAS POR DIFERENTES PROCESSOS 

 

 

 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo