Câmpus Jaraguá do Sul-Centro realiza 8ª Semana da Licenciatura em Física

EVENTOS Data de Publicação: 23 ago 2023 18:49 Data de Atualização: 28 ago 2023 14:08

Ocorreu em Jaraguá do Sul, entre os dias 14 e 18 de agosto, a 8ª Semana da Licenciatura em Física (SeLIFSC). Organizada por estudantes e professores do curso superior de licenciatura em Física do IFSC do Centro, o evento contou com palestras, apresentação de trabalhos, exposições científicas interativas e, inclusive, uma peça teatral que encerrou a programação. Confira informações também no site da Semana.

Segundo a coordenadora do curso de graduação, Catia Machado, a oitava edição da SeLIFSC reforçou a importância do ensino de ciências da natureza e da física para visualização de diferentes práticas pedagógicas e para a reflexão sobre a formação docente, a escola e a sociedade. “Vivemos uma semana de reflexão sobre o desenvolvimento da ciência, o papel da escola na produção e reprodução de conhecimentos e de cultura, sobre a importância da apresentar na escola as diferentes culturas e formas de viver e sobre a liberdade que o pensamento científico proporciona para o desenvolvimento da sociedade de forma respeitosa e inclusiva”, resume.

Entre os destaques da programação estiveram as palestras sobre a relação entre a Física e outras áreas do conhecimento – com o professor Renato Marcon Pugliese, do IFSP –, sobre ondas gravitacionais e relatividade geral – com o professor Leopoldo Georges Neto, da USP – e a sobre a interseção entre raça, gênero e violência na escola – com a participação do coordenador do Neabi do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Marcelo Silva de Jesus, e a professora Vanessa da Rosa, da Secretaria Municipal de Educação de Joinville.

Houve, ainda, a apresentação de 17 comunicações orais, realizadas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e de especialização em Educação, Ciência e Matemática, ambos do IFSC do Centro. Outro marco na edição deste ano foram as Barraquinhas do Conhecimento, nas quais 11 experimentos foram apresentados à comunidade acadêmica e durante as quais os laboratórios de Física do câmpus ficaram disponíveis para visitação.

Por fim, os participantes da Semana puderam aproveitar para fazer observaçãos astronômicas do Sol, durante o dia, e de estrelas e planetas, no decorrer da noite. E ainda assistir à peça de teatro “Polaris”, dirigida e encenada por estudantes e que propõe, por meio de uma história fictícia, a reflexão sobre a ciência e a pseudociência. “Afinal, tudo isso faz parte da formação de professores”, destaca Catia.

Saiba mais sobre a SeLIFSC no site do evento.

EVENTOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO