Professor do Câmpus São Carlos melhora inglês no Canadá para aperfeiçoar aulas de instalações elétricas

INTERNACIONAL Data de Publicação: 27 out 2023 10:14 Data de Atualização: 27 out 2023 10:20

O professor do Câmpus São Carlos Cleomar Pereira da Silva ficou um mês em Toronto, no Canadá, para aperfeiçoar o inglês. Foi o primeiro servidor do câmpus a realizar um intercâmbio pelo IFSC, promovido entre a instituição e a escola ILSC, a qual integra o Grupo Educacional da Greystone College.

O professor embarcou em 9 de setembro e retornou ao Brasil no dia 9 de outubro. O intuito é que, aperfeiçoando o inglês, ele consiga realizar mais cursos em sua área de atuação e aprimore suas aulas aos estudantes do IFSC. Cleomar é engenheiro eletricista e ministra aulas para a graduação em Engenharia Civil, o técnico Integrado de Edificações e para os cursos FIC de Eletricista Predial de Baixa Tensão e Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

“Já fiz curso de armazenamento de energia, o qual foi ministrado em sua maior parte em inglês. E hoje estou fazendo o curso de Hidrogênio Verde, totalmente ministrado em inglês pela  Universidade de Colônia/H2Brasil (GIZ)”, relata.

A partir desses e outros cursos já realizados em inglês, como na linha de energia solar, o professor tem conseguido aplicar mais conhecimentos dentro e fora de sala de aula. Recentemente, instalou sistemas de energia solar na própria casa e na residência de familiares e amigos. “Aproveitei o conhecimento aplicado em casa para depois ministrar um curso FIC de Eletricista de Sistemas em Energias Renováveis, focado em energia solar. Porém, os sistemas que instalei até agora são on grid, ou seja, conectados a rede da Celesc. Então, quando falta energia na rede da Celesc, minha casa fica sem energia”, explica o professor.

O foco de Cleomar, agora, é aperfeiçoar os estudos de armazenamento de energia, focando em aprender diversas possibilidades, comobaterias, hidroelétricas reversíveis, hidrogênio verde. “Talvez no futuro possa implementar um sistema híbrido ou off grid na minha casa e usar a experiência para ministrar esses cursos no Câmpus São Carlos”, acredita.

Além da oportunidade de estudar e morar em Toronto, Cleomar visitou importantes cidades do Canadá, como Niágara, Ottawa, Montreal e Quebec. “Melhorei meu nível de inglês do intermediário 2 para o intermediário 3. Foi muito interessante a imersão no idioma inglês, ser obrigado a falar inglês com todas as pessoas a sua volta, para todas as necessidades, pois não adiantava falar português que as pessoas não entendiam nada de português. E teve a parte cultural que para mim foi um bônus, pois eu não esperava”, finaliza o professor.

Saiba mais

Durante quatro semanas, 20 servidores do IFSC realizaram aulas de inglês e outras atividades de vivência cultural em Toronto, que fica na parte do Canadá cuja principal língua é a inglesa. Todos os custos do intercâmbio foram pagos pelos servidores, inclusive as passagens aéreas. Para serem liberados de suas atividades funcionais durante o período, os servidores tiveram que participar de uma seleção realizada por meio de um edital interno (Edital IFSC/GAB Nº 08/2022).
 

INTERNACIONAL CÂMPUS SÃO CARLOS