Câmpus Urupema com inscrições abertas para aluno especial no mestrado

ENSINO Data de Publicação: 26 fev 2024 13:59 Data de Atualização: 26 fev 2024 14:03

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para aluno especial de pós-graduação Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema do IFSC. O aluno especial é aquele que cursa Unidade Curricular (disciplina isolada) no curso. A seleção como aluno especial não gera vínculo como o curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia. Contudo, os créditos cursados com aprovação poderão ser aproveitados posteriormente, caso o aluno seja aprovado como aluno regular do curso futuramente.

Podem participar os portadores de diploma de graduação, servidores ou alunos de pós-graduação externos. Ao todo serão seis vagas para aluno especial em três diferentes Unidades Curriculares (UC) ofertadas pelo IFSC Câmpus Urupema e outras 30 vagas como aluno especial em oito diferentes UCs oferecidas pelo IFRS Bento Gonçalves. A oferta do curso é conjunta entre as duas instituições. 

A inscrição deverá ser efetuada até dia 27/02, via preenchimento do formulário https://forms.gle/jaTH3qfDiKzt66aKA. Todas as informações podem ser obtidas no edital no link: https://bit.ly/alunoespecial2024_MPVE 

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia tem como objetivo oferecer um curso no qual os profissionais que atuam no setor vitivinícola possam aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia, inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

O PPGVE é um programa em rede ou em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. Nesse primeiro momento a oferta se dará no IFRS, campus Bento Gonçalves, e no IFSC, campus Urupema. Cada Instituição Sede ou Associada é responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Futuramente o PPGVE poderá contar com novas instituições associadas.

Ao finalizar o curso, o egresso terá potencializado as suas habilidades e competências para resolução de problemas no setor vitivinícola. O PPGVE é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O PPGVE é coordenado pela Comissão Acadêmica Geral e tem como sede o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves. O PPGVE possui como Instituição Associada o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Urupema. Cada Instituição Sede ou Associada é responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre.

ENSINO ESTUDE NO IFSC CÂMPUS URUPEMA