Com ajuda do YouTube, aluno do Câmpus Criciúma brilha no tênis de mesa e vai para jogos nacionais

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 26 set 2019 15:54 Data de Atualização: 06 out 2020 12:32

Carlos Henrique Cargnin não disputava torneios nem praticava o tênis de mesa antes de entrar no IFSC. Mesmo assim, em menos de dois anos o estudante do curso técnico em Química do Câmpus Criciúma já tem a missão de representar o IFSC na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, marcada para outubro. A explicação para a carreira do jovem de 16 anos subir veloz como um saque de Hugo Calderano é simples: YouTube.

Ele vai ser o representante do IFSC no tênis de mesa depois de ter ficado em segundo lugar nos Jogos do IFSC, disputados em Blumenau no mês de junho. Na competição, ele venceu oito partidas consecutivas, sem perder um set sequer, mas foi derrotado na final por um colega do Câmpus Palhoça-Bilíngue, que não irá aos jogos nacionais. Ele também foi o segundo lugar na modalidade de duplas, jogando ao lado do colega Lucas Cardoso Rodrigues. Foi a segunda participação de Carlos Henrique nos Jogos do IFSC. Em 2018, ele foi eliminado nas quartas de final.

O YouTube entra na preparação de Carlos Henrique por uma circunstância normal na vida de um estudante: falta de tempo. Habituado a praticar o tênis de mesa no máximo uma hora e meia por dia, nos intervalos das aulas no Câmpus, Carlos Henrique foi para a internet assistir a vídeos de mesatenistas profissionais, além de tutoriais sobre o jogo, acompanhado do colega Daniel Pereira, do curso técnico em Mecatrônica.

“Eu comecei a jogar tênis de mesa no ano passado mesmo. Tudo que aprendi foi na internet. Colocava vídeos de jogos de atletas profissionais, e usava a opção de ver os vídeos em slow motion, para ver como se fazem os movimentos”, relata o estudante.

Um dos movimentos que Carlos Henrique aprendeu nos vídeos, por exemplo, foi a chiquita (ou backhand flick), como é chamada a devolução do saque que vem com efeito. Foi assim, conciliando treinos nas mesas do Câmpus no intervalo das aulas com horas de vídeo que o estudante de Química chegou aos bons resultados no JIFSC deste ano. E é nesse conhecimento, digamos, teórico, que ele aposta suas fichas para o JIF Nacional.

“Como o curso tem contraturno, sobra pouco tempo para treinar. Mas no pouco tempo livre eu venho treinar”, conta Carlos Henrique.

Os Jogos dos IFs deste ano acontecem de 6 a 12 de outubro, na cidade de Guarapari (ES), a cerca de 60 quilômetros de Vitória. A competição é organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). São esperados 1,7 mil estudantes e servidores dos Institutos Federais de todo o Brasil. A edição deste ano comemora os 10 anos de criação dos IFs e o aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, não foram realizadas as seletivas regionais.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS