Enfermagem e Radiologia realizam pesquisa à comunidade acadêmica sobre tumores ginecológicos e de mama

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 01 set 2021 15:48 Data de Atualização: 01 set 2021 16:55

Os docentes dos cursos ligados à área de saúde do Câmpus Florianópolis (técnico subsequente em Enfermagem e o superior de tecnologia em Radiologia), estão realizando uma pesquisa, via formulário eletrônico, sobre a prevenção de tumores ginecológicos e de mama. Durante esta semana, as mulheres servidoras e/ou estudantes do câmpus já começaram a receber o link do documento via e-mail.

A proposta de estudo tem por objetivo conhecer o perfil das mulheres da comunidade acadêmica no que consiste à prevenção e o rastreamento das neoplasias cérvico-uterinas e da mama. A pesquisa tem abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo as mulheres estudantes e servidoras entre 18 e 55 anos. Servidoras e alunas que estejam dentro dessa faixa etária e que não tenham recebindo o link para o formulário podem entrar em contato  pelo e-mail: gerusa@ifsc.edu.br.

A ideia é levantar dados desta população com questões que envolvem, estilo e hábitos de vida, comportamentos, dieta e atividade física, fatores que, quando não adequados, podem favorecer o desenvolvimento de tumores da mama e do colo uterino. Destaca-se a importância dos aspectos que envolvem a atenção primaria em saúde, articulada com ações saudáveis que passam a ser protetoras da saúde. 

O estudo tem coordenação das professoras Gerusa Ribeiro e Andréa Huhn, e parceria do Centro de Estudos da Liga Catarinense de Combate ao Câncer (CELC), presidida pelo Radio-oncologista Ernani Lange de S. Thiago. 

O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, parecer n. 4.830.876, e apoio do Edital 23 – PROPPI.. Ao acessar o formulário, a participante terá acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com garantia do sigilo e anonimato, inclusive do endereço do e-mail institucional. 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS