Estudantes do IFSC do Rau desenvolvem oficinas lúdicas de ciências para crianças em museu

EXTENSÃO Data de Publicação: 05 jun 2023 10:58 Data de Atualização: 05 jun 2023 11:03

Com a curricularização da extensão, os estudantes de cursos superiores do IFSC estão vivenciando a experiência de desenvolver projetos como parte da sua formação acadêmica obrigatória. A partir dessa diretriz, alunos da primeira fase da Engenharia Elétrica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau elaboraram oficinas relacionadas à eletricidade envolvendo atividades lúdicas, como jogos e contações de histórias, e proporcionaram um momento de aprendizagem diferente a crianças de 6 a 9 anos.

As oficinas foram elaboradas nas aulas de Comunicação e Expressão e realizadas em 26 de maio. O objetivo foi aliar os conhecimentos específicos da área de formação dos estudantes com o desenvolvimento de habilidades de comunicação. “Não apenas do uso da linguagem, mas também da tradução do conhecimento especializado para uma linguagem acessível às crianças”, destaca o professor Anderson Bertoldi, coordenador da iniciativa.

Para as crianças, que estão nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, esse foi um momento de entender um pouco mais sobre princípios relacionados ao funcionamento da eletricidade. Os experimentos com os quais elas puderam interagir foram variados, desde balões eletrizados pelo atrito com o cabelo, que funcionam como “ímãs” de papel picado, até jogos com clipes de papel e eletroímã feito com pilha, prego e fio de cobre. “A criatividade desse grupo foi grande!”, avalia Anderson.

Além de realizar as oficinas, os discentes da graduação também trabalham a comunicação escrita, relatando suas experiências como extensionistas. Todas as atividades foram realizadas em parceria com o Museu Weg de Ciência e Tecnologia, de Jaraguá do Sul.

Segundo o professor do IFSC, a parceria com o Museu Weg tem qualificado as experiências de extensão dos discentes extensionistas, ao mesmo tempo em que aproxima dois importantes espaços de formação e conhecimento científico da cidade de Jaraguá da Sul: IFSC e o Museu Weg.

EXTENSÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU