Estudantes e professores de Telecomunicações organizam feira de jogos

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 30 nov 2023 17:11 Data de Atualização: 30 nov 2023 17:50

Estudantes e professores do curso técnico integrado em Telecomunicações do Câmpus São José do IFSC organizam nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a segunda edição da Feira de Jogos, uma ação que integra três disciplinas da oitava fase do curso (Administração de Redes de Computadores, Instalação de Equipamentos de Rede e Telefonia I.P.).

A feira acontece no câmpus (Rua José Lino Kretzer, 608, Praia Comprida) e é aberta a estudantes, servidores e comunidade externa (é necessário para visitantes fazer cadastro na portaria para ingressar no câmpus), que vão poder jogar, ganhar créditos e comprar alimentos com a moeda virtual criada especificamente para o evento.


Na Feira de Jogos, o participante vai poder acessar jogos para celular desenvolvidos pelos estudantes de Telecomunicações e ganhar créditos na moeda virtual “tijolinhos”, que só tem validade no evento. Com esse crédito, o jogador vai poder comprar alimentos em uma vending machine - uma máquina daquelas em que se coloca dinheiro para retirar pacotes de salgadinhos, chocolates e outros lanches - desenvolvida por alunos e professores por meio de um projeto de ensino apoiado por edital da Reitoria do IFSC.

Os tijolinhos também poderão ser usados para comprar tempo de jogos em emuladores de games antigos em uma lan house desenvolvida pelos organizadores da feira.

Para gerenciar esse sistema econômico, os estudantes criaram um banco virtual que tem até seu próprio Pix. “Se a pessoa não quiser jogar mas quiser comprar um alimento na máquina, alguém que jogou e conseguiu créditos pode transferir tijolinhos para ela”, explica um dos professores orientadores da feira, Ederson Torresini. Ele destaca que todas as transações, até as do Pix, serão feitas apenas em tijolinhos - reais não serão aceitos e não haverá qualquer tipo de taxa de câmbio.

De acordo com Ederson, o objetivo para os próximos semestres é ampliar a feira, com mais jogos e atrações. Além dele, os professores Anderson Doneda e Clayrton Monteiro Henrique também orientam os 22 estudantes que participam da organização do evento.

Mais informações sobre a Feira de Jogos podem ser encontradas no perfil do evento no Instagram (@feiradejogos.sj).

CÂMPUS SÃO JOSÉ