Gincana reúne escolas da região e promove ensino da matemática por meio de competição

EVENTOS Data de Publicação: 18 nov 2023 19:20 Data de Atualização: 24 nov 2023 11:05

No último dia 9, o Câmpus Lages do IFSC promoveu a IGMath, uma gincana de matemática. A atividade faz parte do Projeto de Extensão "Uma abordagem da matemática de forma lúdica e interativa". O evento era destinado a alunos da rede de educação de Lages e região e contou com a participação de cinco escolas de Ensino Médio. A atividade foi um sucesso, pois multiplicou sabedoria, dividiu o conhecimento, subtraiu distâncias e adicionou experiências e amizades.

Lyana Santos, aluna do Ensino Médio da Escola São Judas Tadeu, foi uma das participantes. Ela compôs a equipe Calculistas, que foi a vencedora da competição. Ela conta que, apesar de alguns contratempos, o evento foi importante. "Foi muito bom, um dos melhores que participei. Estávamos confiantes, acreditávamos vencer e foi isso que aconteceu. Mesmo em algum momento nos intimidando com equipes fortes que encontramos, não desistimos fácil, fomos até o final e alcançamos o esperado", conta a aluna.

A aluna destaca não só espírito competitivo, mas também o valor agregado de um evento como esse, em especial sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem e na permanência e êxito dos alunos. Também, como forma de desmistificar a matemática. "De extrema importância. Com certeza contribui. Além disso, mostra que matemática não são só fórmulas e regras, mas também uma ferramenta aplicável no cotidiano de maneira divertida", finaliza.

A equipe Calculista era formada por alunos do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires e EEB São Judas Tadeu, ambas de Lages, e EEB Nossa Senhora dos Prazeres, de Correia Pinto. Os alunos da equipe também são estudantes dos cursos técnicos concomitantes do Câmpus Lages do IFSC. Em segundo lugar ficou a equipe Pitagóricos, do colégio São Judas Tadeu, e em terceiro lugar ficou a equipe Os Rurais, da EMEB Itinerante Maria Alice Wolff Souza, de Lages.

Além dos colégios citados nas equipes vencedoras, participaram também estudantes do Cedup - Colégio Industrial de Lages. As provas foram: Avaliação escrita; Dinâmica com balões; Kahoot (testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot); Campo minado; Corrida do saco; Torta na cara; Avaliação com professores; e Desafios paralelos de lógica, sudoku, nonogram, entre outros. Ao todo, foram sete equipes, contabilizando 42 alunos participantes. Também estiveram presentes dez professores e 16 alunos do IFSC voluntários. 

Nayara Lima de Oliveira, docente da EEB São Judas Tadeu, foi uma das professoras que acompanhou os alunos no evento. Para ela, o evento superou as expectativas e teve um papel importante na relação dos alunos com o ensino da matemática. "Só tenho pontos positivos para mencionar, superou as expectativas. Muito bem organizado e os alunos se envolveram totalmente com o evento. A Gincana despertou nos estudantes o gosto pelo saber matemático, o espírito competitivo, a superação e a interação com os estudantes das equipes participantes. Foi possível aplicar as teorias e conhecimentos usados em sala de aula, de forma lúdica e divertida, impactando e fortalecendo o conhecimento dos nossos estudantes", comenta.

A professora também destaca a importância do IFSC como promotor deste tipo de atividade aos alunos e seu papel na região de Lages. Para ela, eventos assim são fundamentais para a melhora do ensino na comunidade. "A organização desse evento foi ímpar. Manteve os alunos dedicados e focados em todo momento. O IFSC tem uma ótima estrutura e preparação, é muito importante que sempre haja essa parceria e convite para que os nossos estudantes das escolas públicas que por algum motivo não possam ingressar como estudantes do IFSC, tenham vivências diferentes e troca de conhecimentos com níveis elevados de ensino, assim agregando no processo de aprendizagem", finaliza. 

O evento foi coordenado pela professora Vilma Karsburg. A gincana foi possível graças ao projeto oriundo do edital de Protagonismo Discente do IFSC, que visa fomentar atividades de proposição dos próprios estudantes. A atividade foi proposta por alunos do curso superior de Engenharia Mecânica e atendeu as expectativas dos organizadores. 

"Primeiro, gostaria de agradecer a todos os presentes: alunos, professores, voluntários e colegas. Na minha opinião, a atividade atingiu as expectativas, todos participaram ativamente para o sucesso do projeto.", comenta a professora. A ideia para os organizadores é que o evento entre no calendário de ações do câmpus. "Em princípio, realizar ajustes no projeto e fazer uma nova edição em 2024", completa.

 

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES