IFSC do Rau celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas em agosto

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 ago 2023 18:22 Data de Atualização: 31 ago 2023 14:28

As equipes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e do projeto de extensão “Educação Matemática Sem Fronteiras: uma proposta de ensino de Matemática em comunidades quilombolas e indígenas” realizaram, neste mês, atividades em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – comemorado em 9 de agosto. Entre as atividades estiveram a exposição de cartazes sobre a temática e a realização, no câmpus, de um encontro com integrantes da comunidade indígena Piraí, de Araquari.

O principal evento realizado no câmpus ocorreu na última sexta-feira (25), com a visita de oito indígenas da comunidade Piraí. A comunidade fica localizada ao lado da BR 280, no km 38 (no bairro Piraí, de Araquari), e os representantes tiveram uma programação diversificada durante o dia no IFSC do Rau.

“Os convidados foram recepcionados com um café da manhã organizado pelos bolsistas do projeto de extensão: a estudante Mikaela Kuester, do curso de Engenharia Elétrica, o estudante Guilherme Almeida, do curso de Engenharia Mecânica, e a estudante Thais Seidel. Esse primeiro momento foi muito importante para que todos se sentissem bem à vontade no câmpus”, avalia o coordenador do Neabi e também do projeto, Marcelo Silva de Jesus.

Após o café, o Cacique Antônio Costa ministrou a palestra intitulada “Tekoá Piraí: pelos saberes da nossa terra”, para estudantes de diferentes cursos do câmpus. “A sala ficou lotada com estudantes e servidores atentos às falas do Cacique, e curiosos pelo tema. Por meio das falas repletas de sabedoria e ancestralidade, os estudantes puderam aprender um pouco mais da cultura dos povos originários, mais especificamente dos povos Guarani Mbya”, conta Marcelo.

Ainda segundo o coordenador, foi muito gratificante ver estudantes curiosos pela cultura indígena e ver pessoas indígenas ocupando o espaço do Instituto Federal, com acolhimento e carinho de todos. “É sempre bom lembrar que todo dia é dia de luta pelos direitos da população indígena, pela preservação de suas terras e de sua cultura. Que possamos, juntos, atuar efetivamente na construção de um IFSC mais democrático e inclusivo para todos, todas e todes”, afirma.

EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU