Integrantes da orquestra do IFSC realizam Master Class na Ars Cantus da Itália

INTERNACIONAL Data de Publicação: 03 abr 2023 10:06 Data de Atualização: 04 abr 2023 17:00

O final de 2022 foi especial para cinco estudantes do curso de Qualificação Profissional Prática de Orquestra: embarcaram para a Itália para realizar uma Master Class com o maestro Giovanni Tenti da Ars Cantus Orchestra. A experiência teve duração de 15 dias na cidade de Venegono Inferiore (Varese). “Foi uma oportunidade muito especial de contato com a cultura e música da Itália. Meus colegas e eu tivemos um período incrível de imersão”, diz a aluna Carolina Momm de Melo, já graduada no curso de música Bacharelado em Violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestranda em música na mesma instituição. Para o estudante e pianista, Daniel Silva Green, integrante da orquestra do Câmpus desde 2014, e que já havia feito o curso Prática de orquestra, a oportunidade foi “indescritível”. “Ficaria muito feliz de ver se repetir, para que meus outros colegas também possam aproveitar algo similar e para que eventualmente eu também possa aproveitar de novo”.

No período em que estiveram em intercâmbio, os alunos do Câmpus Florianópolis tiveram formação técnica sobre direção orquestral e coral na sede da Ars Cantus. Além da agenda acadêmica, fizeram agenda cultural com o maestro Giovanni e os integrantes do Coro. “Além da experiência de cantar no coral e estudar regência na Itália,m a chance de visitar dois museus importantíssimos para a história da arte europeia foi, sem dúvidas, um grande março para minha vida”, revela Carolina. Green define a oportunidade como um sonho em meio à realidade: “estar em contato com o maestro Tenti, sua família, com um país novo, com outra cultura faz com que nossa cabeça abra para coisas novas e traz tamanha bagagem para compartilhar”.

Quanto aos aprendizados oportunizados, a violinista destaca as técnicas do bel canto italiano aplicado ao coral e também novos exercícios de regência. “Com certeza a imersão na escola italiana de música, todos os conceitos que aprendemos e botamos em prática e que estamos trazendo para o Brasil, tem enorme valor tanto para nós, quanto para nossos amigos musicistas e para todos que venham a nos encontrar nas ruas ou nos palcos”, aponta Daniel. Ele cita ainda a importância do intercâmbio tanto em termos profissionais quanto pessoais: “é uma experiência muito transformadora. Minha vida pessoal teve mudanças radicais depois dessa viagem, as amizades, a língua nova que aprendi a falar, entre outras coisas de cunho ainda mais pessoal. Enquanto minha vida profissional, peguei muita bagagem para ensinar meus alunos de piano, para auxiliar o coral do IFSC, e trocar com amigos musicistas e com a orquestra”.

Na mesma linha, Carolina, que há alguns anos já havia realizado o curso de qualificação profissional de Instrumentos de orquestra, ressalta o acolhimento pelo maestro Tenti e a construção de laços com os coralistas. “No aspecto profissional, estudamos a regência coral e orquestral, através de uma outra abordagem pedagógica, focando principalmente no repertório italiano”, conta ela. O maestro, por sua vez, classifica a oportunidade como “riquíssima”, por aprendizados para todos, inclusive para ele próprio. 

Os estudantes se apresentaram na Catedral de Vigevano na celebração do Santo Padroeiro Sant'Ambrogio, com a presença do público da cidade e do Bispo, no dia 8 de dezembro. “Foi um lindo concerto! Participar do coro em uma igreja tão antiga foi emocionante”, coloca a violinista. Daniel coloca o momento como especial: “muito emocionante. Dava quase vontade de ficar um pouco na plateia, apenas escutando e se deixando entregar para as emoções fortes que se faziam presentes naquele concerto”. Além do repertório italiano, os estudantes fizeram apresentações com repertório brasileiro.

Tanto Carol como Daniel ressaltam a importância de participar de intercâmbios e aconselham os demais estudantes do Câmpus. “Se tiver a oportunidade, faça, porque a experiência que passamos não tem preço, sentirei eterna gratidão por ter passado por esse intercâmbio”, conclui Daniel. Carol também incentiva a participação desses editais. “São oportunidades muito importantes para nossa carreira profissional, além de ter a chance de ter contato com outras culturas e um idioma estrangeiro. São bagagens para a vida toda”, finaliza. 

A ida dos estudantes foi documentada pela TV e jornal de Varese. 

O programa de intercâmbio surgiu do diálogo da Assessoria de Relações Externas Internacionais (Arexi) com a Orquestra italiana, com auxílio do Câmpus Florianópolis, que elaborou o edital. 

INTERNACIONAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS