Neabi’s lançam aplicativo educacional e organizam roda de conversa

EVENTOS Data de Publicação: 06 dez 2023 10:19 Data de Atualização: 18 dez 2023 09:09

O mês da Consciência Negra motivou a realização de dois eventos dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi’s) do IFSC. As atividades foram nos dias 27 e 28 de novembro, interligadas nas unidades Florianópolis-Continente e Garopaba, e reuniram servidores e estudantes de 11 câmpus, além da presença da comunidade externa.

Com foco na temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), no dia 27, foi realizada uma cerimônia de lançamento do aplicativo educacional “Aquilombar”, uma atividade do projeto realizado no IFSC “Juventudes Negras Periféricas: criação de sistema web para divulgação de instituições públicas de ensino, seus cursos, programas de assistência estudantil e ações afirmativas”.

Este projeto atualmente congrega os Neabi’s de sete câmpus do IFSC (Caçador, Canoinhas, Gaspar, Jaraguá-Rau, Palhoça, São Carlos e São Miguel do Oeste). Também estavam presentes representantes do Coletivo IFSC Negro e dos Neabi’s dos câmpus Itajaí, Joinville e Jaraguá-Centro.

Saiba mais sobre o aplicativo aqui

O evento contou com a presença do reitor do IFSC Mauricio Gariba Junior, do professor Diogo Moreno, da Coordenadoria de Juventudes e Diversidades, de representantes do movimento negro, do diretor do câmpus Canoinhas, Joel José de Sousa, da diretora do câmpus Continente, Jane Parisenti e do deputado federal Pedro Uczai. Ainda estavam presentes a assessora de Políticas Públicas da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, Cleuse Pereira Soares; e a representante do Neabi do Instituto Federal Catarinense (IFC), Amália Cardona Leites.

Roda de conversa em Garopaba

No dia 28, no Câmpus Garopaba, o debate foi centrado em dois momentos: na roda de conversa "Os Neabi’s enquanto estratégia de resistência", organizado pelo Neabi do Câmpus Garopaba, sob a coordenação da professora Renata Valeska de Sousa Pimenta; e também no cine debate “Quando a universidade é a nossa casa”, com a presença do diretor e roteirista, professor Cícero Santiago de Oliveira, vinculado ao projeto de extensão multicâmpus “Juventudes Negras Periféricas”.

No evento estavam presentes estudantes do câmpus Garopaba, servidores e representantes do movimento negro e do Neabi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além dos dois câmpus que sediaram os eventos, também estavam presentes representantes dos câmpus Caçador, Canoinhas, Gaspar, Garopaba, Jaraguá-Centro, Jaraguá Rau, Itajaí, Palhoça, São Carlos e São Miguel do Oeste.
 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE CÂMPUS GAROPABA