Programa de Dignidade Menstrual deve beneficiar cerca de mil estudantes em 2024

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 mar 2024 13:25 Data de Atualização: 28 mar 2024 10:39

Foi lançado nesta sexta-feira (8 de março) o Programa de Dignidade Menstrual do IFSC, que deve beneficiar cerca de mil estudantes até o final do ano. O programa prevê a distribuição gratuita de kits com itens de proteção menstrual para as estudantes cadastradas pelas coordenações locais dos câmpus. A prioridade é para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Consulte a página do Programa de Dignidade Menstrual do IFSC

De acordo com a psicóloga Janaína Turcato Zanchin, que organizou o programa na instituição, a ideia é que o IFSC atue de forma complementar ao Programa Dignidade Menstrual do governo federal, lançado em fevereiro. No IFSC, a distribuição de itens está funcionando de forma piloto no Câmpus Florianópolis-Continente. Outros 14 câmpus devem fazer a implementação até o final de março, dando seguimento depois aos demais câmpus.

O Programa de Dignidade Menstrual está integrado às políticas de Assistência Estudantil do IFSC. Todas as informações para solicitar os itens de higiene estão na página do programa no Portal do IFSC. Cada estudante incluída no programa poderá retirar até três pacotes de absorventes higiênicos a cada dois meses.

Blog do IFSC: O que é dignidade menstrual?

Dia Internacional da Mulher

O lançamento do Programa de Dignidade Menstrual foi o principal momento do evento realizado no auditório da Reitoria, em Florianópolis, para marcar o Dia Internacional da Mulher, reunindo gestoras, servidoras e público convidado. Participaram da atividade a deputada estadual Luciane Carminatti e a vereadora de Florianópolis Carla Ayres, que, em suas falas, salientaram a importância do Programa de Dignidade Menstrual para o combate à evasão escolar. Dados do governo federal apontam que uma a cada quatro meninas das escolas públicas brasileira faltam à escola durante o período menstrual. 

“Estamos lutando por um mundo mais justo para mulheres e meninas, com respeito e dignidade. Queremos que a violência e a desigualdade fiquem para trás, que sejam apenas um triste indicador que ficou no passado. Já avançamos muito, mas precisamos enfrentar muitas batalhas para que o mundo veja as mulheres com igualdade”, salientou Luciane, que enumerou alguns projetos de lei aprovados ou em tramitação que tratam da garantia dos direitos das mulheres e ações de educação – como o programa Maria da Penha Vai à Escola, que aborda o tema da violência doméstica nas escolas.

Carla Ayres destacou a iniciativa do IFSC como “braço” da política de assistência estudantil e lembrou que o tema da menstruação é um dos tabus sobre os quais se evita falar em sociedade – assim como outras questões relacionadas às mulheres, como climatério e maternidade. A vereadora observou também que a dificuldade do acesso a absorventes faz com que muitas pessoas usem itens improvisados e perigosos durante o período menstrual, como tecidos inadequados, papel e até miolo de pão. O acesso a instalações sanitárias é outro desafio. “Em Santa Catarina são 2 mil habitações sem banheiro. Podem dizer que isso é um número pequeno, mas atrás dos números existem pessoas, seres humanos”, considera.

A estudante Isabel Claudir da Silva, do curso técnico em Restaurante e Bar do Câmpus Florianópolis-Continente, ressaltou que o Programa de Dignidade Menstrual certamente vai fazer a diferença para muitas estudantes. Sem o acesso aos itens de higiene, é comum que as alunas sejam surpreendidas com a chegada do ciclo menstrual e acabem se ausentando das aulas. “Eu me sinto muito honrada de poder vir aqui dizer que nós somos muito gratas, isso faz muita diferença”, disse Isabel.

O evento de lançamento do Programa de Dignidade Menstrual do IFSC foi transmitido ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação:
 

INSTITUCIONAL