Projeto de combate ao bullying é destaque em premiação nacional

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 12 mar 2024 17:09 Data de Atualização: 25 mar 2024 10:50

A série de podcasts “Empatia em foco: desvendando o bullying” ficou em terceiro lugar no Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023, promovido pela entidade SaferNet, que visa a promoção dos direitos humanos na internet no Brasil. A ação foi planejada e desenvolvida por estudantes dos cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Plástico do Câmpus Caçador.

Os oito episódios do podcast foram produzidos com orientação do professor de Língua Portuguesa Ricardo de Campos para discutir a problemática do bullying e do cyberbullying, favorecendo a reflexão e conscientização sobre esse tema. De acordo com Ricardo, a partir da pesquisa inicial sobre o assunto foram escolhidos dez temas: perfil das vítimas de bullying; sintomas de uma vítima de bullying; perfil e comportamentos de um praticante de bullying; forma de denunciar casos na escola; ações que a escola pode fazer para combater o bullying; grooming; cyberbullying; sexting; sextorção; e happy slapping. 

Na sequência, a proposta de pesquisa-ação foi apresentada às turmas e os estudantes se organizaram em grupos. Foi escolhido, então, o nome do podcast. A produção dos episódios se deu a partir do sorteio dos temas, sendo que cada grupo trabalhou a partir de uma pergunta-situação e desenvolveu o roteiro do seu episódio. A série de podcasts, com oito episódios, foi gravada no Estúdio Nova Contestado, em Caçador.

No total, cerca de 40 estudantes participaram das atividades, que contaram também com o apoio das servidoras do núcleo pedagógico, Patrícia Moraes e Viviane Trindade, e da então estagiária em Psicologia, Kassieli Pereira.

A premiação foi entregue em 29 de fevereiro pela representante da SaferNet em Santa Catarina, Izabella Ferro, para os participantes do projeto. Os estudantes receberam kits do programa Cidadania Digital contendo medalhas, certificados e fones de ouvido bluetooth. O anúncio dos vencedores foi feito em 6 de fevereiro, durante o 16º Dia da Internet Segura, em São Paulo – evento do qual participaram o professor Ricardo e o estudante Felipe Czerniak.

“O recebimento do Prêmio Cidadania Digital em Ação mostrou que toda e qualquer mobilização em prol da educação é muitas vezes mais importante do que imaginamos”, considera Ricardo Campos, que ressalta que o resultado do trabalho pode ser ampliado para futuras ações de combate ao bullying e cyberbullying nas instituições da Rede Federal. “Para os estudantes envolvidos, é uma experiência de conhecimento, protagonismo e conscientização que certamente levarão para suas vidas”, afirma.

Leia mais sobre o Prêmio Cidadania Digital em Ação


 

ENSINO CÂMPUS CAÇADOR